ccedil

'Operação Pegasus' desarticula organização criminosa que movimentava cerca de R$ 348 milhões

Polícia Civil SP
23/06/2022 às 20:46.
Atualizado em 23/06/2022 às 20:48

A Polícia Civil de São Paulo, em conjunto com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, deflagrou, na quarta-feira (22), a operação "Pegasus" contra uma organização criminosa que praticava lavagem de dinheiro de proventos oriundos do tráfico de drogas gaúcho e de seus associados, distribuidores estaduais e nacionais.  

Foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão nas cidades de Franco da Rocha, Francisco Morato e São Paulo. Três pessoas foram capturadas. 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

A investigação, que durou um ano, apurou que duas facções gaúchas, com lideranças na zona leste da Capital e da grande Porto Alegre, estavam associadas a uma grande facção paulista, para a distribuição maciça de cocaína e maconha em solo gaúcho, bem como integravam uma rede nacional de lavagem de dinheiro do narcotráfico interestadual. 

A investigação apontou a existência de células interligadas em 10 estados (e outros sob investigação), todas ligadas a um polo de operadores financeiros - pessoas físicas e jurídicas no estado de São Paulo, alvo de mandados e prisões no dia de hoje, com indícios de ligação ao alto escalão/sintonia fina. 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

A organização criminosa investigada movimentou, em um ano, quase 348 milhões de reais.  

Foram apreendidos telefones celulares e documentação de contas bancárias, de modo a desarticular um tentáculo desta organização criminosa. 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Participaram da ação policiais do Setor de Investigações Gerais (SIG), do Grupo de Operações Especiais (GOE) e do Centro de Inteligência Policial (CIP), todos pertencentes à Delegacia Seccional de Polícia de Franco da Rocha (Demacro), assim como policiais do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico do Rio Grande do Sul (Denarc).  Fonte: Polícia Civil SP

O Portal Costa Norte é um dos veículos de comunicação do Sistema Costa Norte de Comunicação, empresa que atua no litoral paulista há mais de trinta anos levando informação a toda a população com seriedade e imparcialidade.

Sistema Costa Norte de Comunicação© Copyright 2022Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte de Comunicação.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por