A cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, foi aterrorizada por intensas rajadas de fuzis, veículos incendiados, tentativas de assalto e explosivos posicionados em agências bancarias na madrugada desta terça-feira, 24. Antes do dia nascer, uma quadrilha formada por ao menos 20 pessoas fortemente armadas dominou as ruas da cidade, realizou uma série de tentativas de roubo a bancos e trocou tiros com a Polícia Militar da cidade.

Tudo teria começado por volta das 2h30 da madrugada, quando um caminhão e um outro veículo foram incendiados e posicionados na frente do batalhão da PM da cidade, de forma a obstruir a saída das viaturas e enfraquecer a reação dos policiais que, entretanto, teriam conseguido furar o bloqueio. Em um vídeo que circula na internet, porém, os policiais estão a pé, sem veículo.   

Além do fogo às portas do Batalhão da PM, horas depois, outros três caminhões também teriam sido incendiados na Rodovia Antônio Machado Sant’Anna (SP-255) aparentemente para facilitar a fuga do grupo e dificultar sua perseguição. Em decorrência do bloqueio, o trânsito ficou bloqueado na rodovia no início da manhã.

Os tiroteios teriam durado quarenta minutos. Vídeos gravadas por moradores em diversos pontos da região e também nas proximidades do batalhão que quase foi obstruído se assemelham a imagens de zonas de conflito. 

Num dos vídeos, gravado do alto dos apartamentos, as rajadas de tiros de fuzil são intensas. Num outro vídeo, em outro ponto da cidade que virou zona de guerra por uma noite, o tiroteio prossegue.  Num terceiro vídeo, gravado do alto de um apartamento, um homem completamente camuflado e armado até os dentes caminha por uma calçada.

Num quarto vídeo, vê-se o bloqueio imposto ao batalhão da PM da cidade. Um caminhão e um carro ardendo em chamas obstruem completamente a rua do batalhão.  Ao que  tudo indica, a ação dos criminosos foi planejada e coordenada.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), a ação do grupo visava duas agências bancárias. Há também relatos de que uma joalheria teria sido roubada. Uma caixa com explosivos foi encontrada no local, afirmou a SSP. As Polícias Civil e Militar realizam buscas para localizar os envolvidos na ação e o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) foi acionado para lidar com o explosivo encontrado.

Ninguém ficou ferido e, até o momento, segundo a SSP, ninguém foi encontrado.  

Participe dos nossos grupos 👉   https://bit.ly/COSTAINFORMA10 📲 Informe-se, denuncie