Governo de SP inaugura novas sedes de delegacias em São Bernardo do Campo | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Governo de SP inaugura novas sedes de delegacias em São Bernardo do Campo

Da Redação
30 de junho de 2020 às 16:59
.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública, com o apoio da Prefeitura Municipal, inaugurou, nesta terça-feira (30), as novas sedes da Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma) e Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), em São Bernardo do Campo.

O evento contou com as honrosas presenças do Governador do Estado de São Paulo, João Dória, do Prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, do Secretário Executivo da Polícia Civil, Youssef Abou Chahin, do Delegado Geral de Polícia, Ruy Ferraz Fontes e do Diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo, Luis Augusto Castilho Storni.

As delegacias especializadas, assim como o 4º DP, passam a funcionar em novos endereços; o 2º DP foi reformado e também fará parte das inaugurações.

inauguração.jpg
 

4º Distrito Policial

A nova sede do 4º DP está localizada na avenida Araguaia, 265, no bairro Riacho Grande, e antes da mudança a delegacia também funcionava em um prédio da Prefeitura.

Com a transferência para outro prédio, o distrito passa a contar com oito salas, sendo três destinadas ao cartório e uma ao cartório central, e o restante para o chefe dos escrivães, chefe dos investigadores, delegado titular e equipe de investigação.

No local também há seis banheiros - um deles adaptado a usuários com necessidades especiais - um depósito, uma cozinha, sala de atendimento do plantão e hall.

A delegacia atende cerca de 32,3 mil habitantes, moradores dos bairros Dos Finco, Rio Grande, Alto da Serra, Capivari, Curucutu, Dos Imigrantes, Rio Pequeno, Santa Curz, Taquacetuba, Tatetos, Varginha e Zanzalá.

O distrito é comandado pelo delegado Rui Diogo da Silva, com apoio de mais 12 policiais civis, sendo quatro escrivães, sete investigadores e um agente policial, além de uma frota com cinco viaturas. O 4º DP existe desde 1985 e seu funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas.

 
2º Distrito Policial

A sede do 2º DP do município passou por reformas, gerando um custo aproximado de R$ 80 mil. Os recursos são provenientes de doações da comunidade (moradores e empresas), especialmente dos bairros de Rudge Ramos, Taboão e Paulicéia.

A reforma contou com apoio dos membros do Conselho de Segurança da região e dos próprios policiais civis da unidade, que receberam e inventariaram materiais para auxílio na obra. Além disso, foi realizada parceria com a Prefeitura municipal, que colaborou com o recapeamento da área do estacionamento, limpeza do terreno lateral e grande parte da comunicação visual. O serviço de limpeza pós-obra foi cedido pela empresa Servesul.

Os trabalhos para reforma não atrapalharam o funcionamento da unidade, que durante todo o período de obra (de setembro de 2019 a junho de 2020) permaneceu prestando atendimento ininterrupto (24 horas por dia).

A delegacia funciona na rua do Sacramento, 6, no bairro Rudge Ramos, e atende cerca de 100 mil habitantes, já que tem uma área de abrangência maior durante a noite e aos finais de semana.

O prédio onde funciona o plantão do distrito conta com banheiro, duas celas, sala para atendimento ao público, cozinha e salas para os funcionários. No imóvel em que funciona o Setor de Investigações há banheiro e diversas salas que abrigam os investigadores. Na última estrutura, podem ser encontrados o Cartório Central composto por salas destinadas aos escrivães e aos delegados titular e assistente.

A unidade existe desde 1980 e atualmente é comandada pelo delegado Rodrigo Fiacadori. O distrito conta com um efetivo de 40 policiais civis e uma frota com oito viaturas.


Crimes contra as mulheres

A DDM do município passa a funcionar na rua Tasmam, 301, no Jardim do Mar. Antes da mudança, a especializada atendia em um prédio alugado pelo município.

O novo local conta com recepção e 12 salas, sendo uma para atendimento comum e outra para uma abordagem mais humanizada (sala lilás), sala de atendimento ao público, quatro para cartório, uma para o chefe dos escrivães e três para os delegados titular, plantonista e assistente, além de uma para a equipe de investigação.

Também há dois depósitos, quatro banheiros, cozinha, lavanderia, sala de revista, cela e estacionamento.

"Essa nova estrutura com certeza está mais acolhedora e mais humanizada. Conta com uma sala apropriada para receber crianças e mulheres em estado mais vulnerável. Ficou bem mais adequada às demandas da delegacia", destacou a titular da DDM, delegada Vivian Maria de Paiva Brancalhão.

"Toda vez que pensamos em violência doméstica, precisamos de um local apropriado e acolhedor. E aqui em São Bernardo do Campo, a DDM está perfeita para isso", complementou a coordenadora estadual das DDMs, delegada Jamila Jorge Ferrari.

A especializada atende os moradores de São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul por meio de um efetivo de 14 policiais e uma frota com cinco viaturas. A delegada titular atua com o apoio de cinco escrivães, seis investigadores, um agente policial, um auxiliar de papiloscopista e uma funcionária administrativa do Estado. O atendimento na unidade é realizado de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas.

 
Crimes ambientais

Com a mudança, a Dicma, que antes funcionava em imóvel locado pela Prefeitura, atenderá na rua Redenção, 271, no centro da cidade. A unidade contará com quatro cartórios, sendo um central, duas salas de investigação, uma cozinha, uma área de serviço, seis banheiros, uma sala para o delegado titular, recepção, sala de espera e um depósito.

A especializada existe desde 1993 e atende toda a cidade, com cerca de 838,9 mil habitantes. A unidade é comandada pelo delegado Ettore Capalbo Sobrinho, que tem apoio de mais 11 policiais civis, sendo três escrivães, cinco investigadores e três agentes, além de uma frota com cinco viaturas. O atendimento no local é realizado de segunda à sexta-feira, das 9 às 19 horas.

Fonte: SSP, com adaptações - dss (c)

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 2 a 8 de julho

  • COROA - 2 a 8 de julho

    (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Uma força muito protetora surge em seus caminhos, é como se uma luz te guiasse para a resposta ideal colocando novas oportunidades à sua frente. Aproveite os bons momentos e siga em frente de maneira sábia, se desapegando de certas situações que só atrapalharam os seus caminhos e buscando novos dias muito mais proveitosos e seguros. No amor é hora de conversar e também de entender a opinião da pessoa amada.

  • CANDEIAS - 2 a 8 de julho

     (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) Momento oportuno para refletir sobre seus atos, muitas coisas aconteceram e fizeram com que tudo mudasse ao seu redor. Os planos não saíram como você desejava porém não é hora de desistir, dê um tempo para tudo, cuide um pouco mais de si mesmo(a) da sua espiritualidade enfim há um outro significado para tais questões e em breve muito breve você saberá de tudo. Apenas respire fundo e se prepare para uma nova fase em sua vida.

  • RODA - 2 a 8 de julho

    (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Muitas das questões ao seu redor acabam atrapalhando o seu raciocínio, mudanças acontecem de acordo com o passar dos dias porém é necessário manter o equilíbrio e a fé. Assuntos familiares são  resolvidos durante a semana porém você permanece com a mesma opinião devido a pequenos imprevistos que surgem em seus caminhos. No amor a fase é de luz e respostas e você consegue entender-se mais com a pessoa amada.

  • SINO - 2 a 8 de julho

    (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Na busca de dias melhores você se depara com algumas situações ainda mal resolvidas, e uma delas é o amor que ainda te deixa dúvidas e incertezas. Pense antes de agir e não se deixe confundir diante das situações, o seu coração pede uma mudança radical mas a razão te traz para o raciocínio lógico te mostrando que agora não é o momento de agir dessa forma. Você está naquele exato momento em que deve fazer silêncio diante de todas as situações.

  • MOEDAS - 2 a 8 de julho

     (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) Uma nova oportunidade de recomeçar, de buscar dentro do seu eu interior novas respostas que façam mais sentido aos seus caminhos. Mudanças favorecem o seu astral, siga a sua intuição e transforme os seus dias. Com o decorrer do tempo tudo muda de maneira favorável e você consegue dar a volta por cima diante das situações. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, voltando-se mais à sua fé você garante melhores respostas.

  • ADAGA -2 a 8 de julho

     (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) As novidades surgem em seus caminhos e você se inspira nas questões profissionais. É hora de arriscar diante das situações, busque o equilíbrio no profissionalismo deixando tudo acontecer de maneira favorável. Manter a calma nas questões amorosas é  mais sábio a se fazer no momento, pois imprevistos acontecem e nem sempre é motivo para se levar a ferro e fogo. Respire fundo e tenha uma conversa mais tranquila e agradável.

  • FERRADURA - 2 a 8 de julho

    (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Fase de fé e bons presságios,momento de luz e boas realizações onde você segue com mais entusiasmo e força. Os dias são favoráveis para o trabalho onde a sua criatividade vai estar em alta, os momentos são de força e otimismo e você consegue interagir diante das situações. No amor as suas dúvidas ainda permanecem porém é tempo de renovar os seus sentimentos e também de tomar decisões que te tragam mais alegrias.

  • TAÇA - 2 a 8 de julho

     (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) Não é hora de fazer corpo mole diante das situações, busque resoluções favoráveis pois você sempre foi de correr atrás dos seus objetivos, só está cansado(a) diante dos fatos ao seu redor. Encontre a sua paz interior e continue firme com seus propósitos, você tem capacidade e muito de virar o jogo, só precisa se manter em estado de alerta diante dos seus objetivos. No amor tente controlar os seus impulsos e saiba separar os setores da sua vida.

  • CAPELA - 2 a 8 de julho

     (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Fase de luz e boas realizações enfim você acorda para novas oportunidades e vence seus medos com fé e determinação. Construa uma nova oportunidade a si mesmo(a) e fuja de situações embaraçosas que possam vir a atrapalhar o seu progresso. No amor evite fantasiar as situações, seja mais exato(a) diante das questões, faça acontecer de maneira positiva e não se deixe levar por brigas desnecessárias que só afastam a pessoa amada de você.

  • PUNHAL - 2 a 8 de julho

    (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Organize-se mais , busque o equilíbrio diante das situações pois é hora de rever conceitos e buscar a melhor resposta. Mesmo que você não concorde muito com algumas situações é hora de buscar as respostas e elas podem vir de um lado contrário porém é a ideal no momento. Busque a paz acima de tudo e todas as questões serão diferentes, tanto no amor como na área profissional que te deixou muitas dúvidas.

  • ESTRELA - 2 a 8 de julho

      (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Fase de renovação e fé, você passa por transformações significativas em seus caminhos, quer resolver tudo de maneira positiva porém ainda existe a necessidade de esclarecer certos assuntos que ainda interrompem o seu progresso. No amor é hora de apostar no novo, na busca de novas alegrias e na positividade , criar dias melhores e situações mais agradáveis sabendo entender a pessoa amada e se desapegando das desconfianças.

  • MACHADO - 2 a 8 de julho

    (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Dentro em breve você estará bem em todos os sentidos, vai se sentir melhor quando conseguir resolver um assunto importante. Muitas verdades serão esclarecidas porém o seu coração está decidido a mudar, mesmo que uma resposta positiva surja em seus caminhos o seu destino já aponta uma nova jornada, uma nova história repleta de muitas alegrias. Volta a brilhar dentro de você aquela energia contagiante que eleva o seu astral.