O QUE É VARÍOLA DO MACACO?

Varíola do macaco: o que é, como transmite e quais os riscos

Confira tudo sobre a nova doença que está se alastrando pela Europa

Amanda Oliver
Publicado em 23/05/2022, às 16h19 - Atualizado às 16h42

FacebookTwitterWhatsApp
A doença foi descoberta em 1958 na Dinamarca, em macacos de laboratórios, e por isso ganhou esse nome - Reprodução/Web
A doença foi descoberta em 1958 na Dinamarca, em macacos de laboratórios, e por isso ganhou esse nome - Reprodução/Web

A monkeypox, ou varíola do macaco, está gerando uma série de dúvidas após se alastrar, de forma rápida, pelo mundo. Muito citada pela mídia, as pessoas se perguntam: o que é a varíola do macaco? É uma doença causada pelo vírus da varíola símia, que está estruturalmente relacionado com o vírus da varíola, gerando uma doença semelhante, porém mais leve.

A doença foi descoberta em 1958 na Dinamarca, em macacos de laboratórios e, por isso ganhou esse nome, mas o primeiro caso em humanos foi descoberto somente em 1970, na República Democrática do Congo.

Sintomas 

Os sintomas da varíola dos macacos variam entre pacientes, mas a principal caracteristica são erupções cutâneas, febre, dor de cabeça, dor nas costas ou musculares, inflamações nos nódulos linfáticos, calafrio e exaustão. Após um tempo com o vírus, se inicia uma coceira dolorosa, que começa no rosto e se espalha por todo o corpo. A derme fica com diversas lesões, que formam casquinhas. A infecção costuma passar por conta própria após 21 dias. Em alguns casos, médicos receitam tratamento com antivirais.

© CDC/BRIAN W.J. MAHY (© CDC/BRIAN W.J. MAHY)

Como transmite? 

A monkeypox, como é chamada no exterior, é transmitida pela proximidade com uma pessoa infectada, podendo entrar no corpo pelo sistema respiratório, contato entre mucosas como olhos, nariz, boca ou por lesões na pele. O contato direto com roupas, lençóis e toalhas de infectados também é um vetor de transmissão. 

Há casos no Brasil? 

Não há casos registradis no Brasil, porém, nos últimos dias, a Argentina registrou o primeiro caso  da enfermidade, sendo o primeiro caso na América do Sul, por tanto, a doença atingiu todos os continentes, fora da África. Países como Austrália e Oceania, já têm diagnósticos confirmados e Israel e Ásia, também tiveram a notificação de um paciente infectado. Ao todo são 80 casos confirmados em 12 países.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmou que mais casos da varíola símia devem aparecer à medida que se expande a vigilância em países onde a doença normalmente não é encontrada.

Governo Federal e as medidas cautelares 

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) criou, em caráter consultivo, uma Câmara Técnica Temporária de pesquisa, comeada como: CâmaraPox MCTI, com a finalidade de acompanhar os desdobramentos científicos sobre o vírus monkeypox.

Portugal e Espanha contam com mais de 20 casos da doença cada país Varíola Homem com bolhas d'água na mão e no braço (Imagem Ilustrativa)

Varíola do macaco é fatal?

O vírus pode ser grave entre 1% e 10% dos casos, principalmente em crianças, e pode até levar à morte em pessoas de saúde debilitada, com a maior probabilidade de deixar sequelas.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!