COVID-19

Pediatra alerta sobre riscos da covid em crianças e avalia: "Elas são mais vulneráveis"

Gabriel Farias concedeu entrevista ao vivo ao programa Café da Manhã da TV Cultura Litoral, de quinta-feira, 24

Da redaçãoPublicado em 24/09/2021 às 16:29Atualizado há 24/09/2021 às 16:31
Médico avaliou prós e contras da retomada das aulas presenciais (Reprodução/ TV Cultura Litoral)

Médico avaliou prós e contras da retomada das aulas presenciais (Reprodução/ TV Cultura Litoral)

Membro titular da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Associação de Mecina Intensiva Brasileira, o médico pediatra Gabriel Farias da Cruz, residente em Niteroi (RJ), concedeu entrevista exclusiva ao programa Café da Manhã, da TV Cultura Litoral, desta quinta-feira, 24. Como já era de se esperar, a incidência e os riscos das infecções por coronavirus em crianças foi o ponto alto do bate papo.

*Obrigado por ler o Costa Norte. Faça parte do nosso canal ℹ📲 ➤ https://t.me/tvcostanorte no Telegram!

Em resposta aos apresentadores Ribas Zaidan e Antonio Pereira, o profissional foi ponderado ao avaliar a retomada das aulas presenciais, o que ocorre gradativamente em todo o Brasil.

"A criança independente da faixa etária está em fase de desenvolvimento, o que se difere de nós adultos, que já temos nosso comportamento mais definido. Para elas é complicado ficar afastadas das escolas. Por outro lado esse retorno deve ser seguro para evitar um cotágio ainda mais grave entre elas, incluisive com novas cepas", disse ele.

Gabriel também enfatizou que desde o início da pandemia a covid-19 foi responsável por 2 mil mortes entre os pequenos. "Esse número está acima de qualquer doença imunoprevenível, sendo maior inclusive que a soma de todas as demais doenças no mesmo período e na mesma faixa etária entre as crianças", complementou.

Reações adversas

O caso da adolescente de 16 anos de São Bernardo do Campo, portadora de púrpura, que foi a óbito poucos dias após receber a vacina da Pfizer também foi abordado, mas o médico pediu cautela e optou por aguardar as investigações relacionadas ao caso.

"A relação causa e efeito deve ser estudada e qualquer opinião nesse momento seria prematura. O que podemos dizer é que todas as pessoas que tenham reações adversas devem procurar o posto de vacinação e relatar o problema", finalizou.

Café da Manhã

O programa Café da Manhã acontece ao vivo, de segunda a sexta, das 9 às 10 h, na TV Cultura Litoral, canal 48.1 UHF DIGITAL e 522 da CLARO NET HD para toda Baixada Santista e Litoral Norte; e pela rádio Praia FM 106,1.

📲 Acompanhe na íntegra também pelo https://bit.ly/sistemacostanorteFacebook e https://bit.ly/tvcafedamanha.

Assuntos

O Sistema Costa Norte de Comunicação atua no litoral paulista há mais de vinte anos levando informação a toda a população com seriedade e imparcialidade

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@costanorte.com.br

Comercial e parcerias:

contato@costanorte.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Sistema Costa Norte de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por