Embora menores que no fim de semana retrasado, e no feriadão da Independência, em que foram registradas grandes aglomerações,  ao longo deste sábado, 12, houve registros de movimentos médios e de desrespeitos aos protocolos de proteção contra epidemia de covid-19 ao longo do dia, nas praias das cidades de Santos, Guarujá, e Ubatuba, e durante a noite, na região central de Bertioga.  

Em Bertioga, na noite de ontem,12, um morador da região central registrou os instantes posteriores a uma intervenção policial onde estaria ocorrendo um pagode. No vídeo não há mais música, mas é possível perceber que muitos presentes não usam máscara e nem mantém a distância mínima de segurança de 2 metros, estabelecida pelo Ministério da Saúde. Os frequentadores do bar, vaiam as viaturas que saem do local, aparentemente após a intervenção. O cinegrafista chega a dizer “eles [os policiais] vão voltar”.

Em Ubatuba o registro se deu na Praia Grande, também no sábado. A aglomeração foi bem menor do que a ocorrida no domingo, 6, do feriado prolongado da semana passada em que uma multidão dança ao som de um axé, até que o próprio cinegrafista, em tom irônico, sintetiza: “você acha que a galera tá preocupada com alguma coisa? É ruim, hein?”. Ainda assim é possível ver guarda-sóis fincados à areia, não permitidos na cidade, e muitos banhistas sem máscara.

Em Santos, moradores e turistas foram às praias, muitos apenas para caminhar na beira d´água, já que estão proibidos os guarda-sóis e cadeiras na areia. Mas alguns descumpriram a regra e se concentravam principalmente nas áreas onde estão os coqueiros ou perto dos jardins. Ambulantes não podem colocar carrinhos na areia.

No Guarujá, na Praia de Pitangueiras, guarda-sóis e grupos dominavam a faixa de areia e pouca gente usava máscara. A prefeitura informou que fiscais percorreram as principais praias para verificar possíveis irregularidades em relação a ambulantes e quiosqueiros. A atividade está liberada no município, mas os profissionais devem seguir protocolos de higiene.

As temperaturas na região chegaram a 35ºC no sábado. E, apenas pelo Sistema Anchieta Imigrantes, De acordo com a Ecovias, desde a 0h de sexta-feira, 11, mais de 173,5 mil veículos desceram a Serra em direção à Baixada Santista.  

A Prefeitura de Santos informou que, durante a manhã deste sábado, a Guarda Civil Municipal realizou 898 abordagens na orla da praia, sendo 391 relacionadas a orientações para uso obrigatório de máscara, 501 a respeito do uso da faixa de areia e seis referentes à presença de animais (cães) na praia. Não houve aplicação de multas ou registro de problemas nas abordagens.

O gestão municipal do Guarujá informou que até às 13 horas deste sábado, foram atendidas 30 ocorrências referentes à disposição de mesas, cadeiras e guarda-sóis na faixa de areia. Tais itens foram proibidos por meio do decreto 13.814, publicado em 25 de julho no Diário Oficial do Município

A prefeitura de Bertioga autorizou, na sexta-feira, 11, o uso de guarda-sóis e cadeiras na praia, desde que sejam mantidos o distanciamento social. A gestão do municipio informou ainda que “vem trabalhando preventivamente para conter essas ações em todos os bairros do Município”. O órgão informou também que “tem adotado procedimentos visando a garantir a segurança e a ordem no Município “ e também tem orientado e notificado proprietários de estabelecimentos que não respeitam as regras de distanciamentos social  por meio de ações conjuntas entre a Guarda Municipal, Diretoria de Operações Ambientais (DOA), Polícia Militar e Polícia Civil.   

 

Com informações do Estadão Conteúdo