Algumas das principais cidades da Baixada Santista poderão ultrapassar a marca de 100 mil turistas e ter taxa de ocupação de hospedagens acima de 50% durante o fim de semana e feriado de finados (31/10 a 02/11).

De acordo com estimativa da secretaria de turismo municipal, Santos poderá receber até 112 mil pessoas no período.  A expectativa é de 53% de ocupação de ocupação da rede hoteleira da cidade. 

Já Guarujá, segundo previsão da Secretaria de Turismo (Setur) deve receber aproximadamente 250 mil turistas durante o feriado prolongado de Finados.

A estimativa de ocupação da rede hoteleira de São Vicente está na proporção de 30%, informou a prefeitura.

Até a conclusão desta matéria, a gestão municipal de Bertioga não informou a quantidade de turistas esperados durante o feriado. A prefeitura de Praia Grande também não informou os números, por “não ser pertinente, neste momento de pandemia, a divulgação de números da expectativa de turistas”. Questionada sobre o porquê da impertinência da divulgação de um número de interesse público que pode auxiliar moradores e turistas a se planejarem, a prefeitura não se manifestou.  

Covid-19

Nesta quinta-feira, 29, data do último informe das prefeituras, a Baixada Santista já somava 61.369 casos confirmados de infecção e 2.171 mortes por coronavírus. Santos tem 676 óbitos registrados. São Vicente tem 446 mortes; Em Guarujá, 406 pessoas perderam a vida por covid-19; Em Bertioga 41 e em Praia Grande 268 pessoas morreram.

Contenção de aglomerações

Todas as cidades mencionadas disseram que manterão ações de fiscalização e orientação de turistas em relação aos protocolos de proteção.

Ademais, São Vicente informou que realizará operações integradas entre a CGM e a Polícia Militar. Bertioga pediu também a colaboração dos turistas e moradores quanto aos protocolos de proteção.

Recorde também nas rodovias

A estimativa alta de turistas está em consonância com a projeção da quantidade de veículos que se deslocarão até a Baixada Santista durante o Feriado. Segundo os órgãos administradores das rodovias, até 411 mil veículos são esperados nas pistas. Se consolidade, o número vai superar os dois feriados anteriores e corresponde à metade do total de veículos que se dirigiram ao litoral em todos os fins de semana do mês de outubro.