Santos será primeira cidade da região a usar novo inseticida contra o Aedes aegypti | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Santos será primeira cidade da região a usar novo inseticida contra o Aedes aegypti

Da Redação
09 de julho de 2020 às 19:45

A Secretaria de Saúde de Santos usará um novo inseticida nas nebulizações contra o mosquito Aedes aegypti. As aplicações são realizadas dentro de imóveis localizados no entorno de residência de pessoas que contraíram a chikungunya.


Fornecido pelo Ministério da Saúde, o inseticida de nome Cielo será aplicado no próximo dia 20 em imóveis da Ponta da Praia – bairro com dois casos positivos de chikungunya em membros de uma mesma família. Santos será a primeira cidade da Baixada Santista a utilizar o novo inseticida. Tendo como princípios ativos o imidacloprida e a praletrina, o Cielo substitui o Malathion, anteriormente encaminhado pelo governo federal, que realiza constantes avaliações para verificação da resistência do mosquito aos inseticidas e realiza as trocas sempre que indicado.


TREINAMENTO

Para utilizar o produto da forma correta, 12 agentes de combate a endemias participaram de treinamento nesta quinta-feira, 9, capitaneado pela Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo (Sucen). Os agentes precisaram reajustar os aparelhos nebulizadores para a vazão indicada para o novo inseticida, com mudança do bico aplicador. Eles receberam orientações também em relação à forma da aplicação: ela deve ser realizada a cada dois metros, com o bico aplicador voltado para a área a ser atingida – o que deve gerar economia no insumo. Anteriormente, a aplicação era feita de forma aérea e o produto atingia a área de abrangência conforme caía.


A equipe da Sucen acompanhará a nebulização na Ponta da Praia. Como de costume, todos os agentes nebulizadores atuarão devidamente paramentados: roupa hidrorrepelente (apropriada para nebulização), máscara, luvas nitrílicas e botas. “Tínhamos apenas dois agentes treinados para nebulização com o uso do inseticida anterior. Passaremos agora a ter 12 profissionais aptos a realizar esse trabalho, o que otimizará o nosso trabalho, permitindo a formação de equipes substitutas em caso de férias e licenças, por exemplo”, explica Paula Favoreto, chefe técnica de Controle de Vetores.


METODOLOGIA

A nebulização é a estratégia adotada pelo município de Santos para conter o avanço da chikungunya, que neste ano já foi contraída por nove moradores. Antes da aplicação do inseticida, porém, os agentes de combate a endemias realizam vistorias nos imóveis que passarão pela nebulização, com o intuito de eliminar focos com larvas e situações que favoreçam o acúmulo de água – já que a fêmea do mosquito Aedes aegypti deposita seus ovos em água parada, iniciando, desta forma, a sua reprodução.


Esta é uma fase preparatória e obrigatória para a aplicação posterior do inseticida, que atua na eliminação de mosquitos adultos, diferentemente das vistorias, em que o foco é diminuir a proliferação do mosquito por meio da eliminação dos criadouros, em que encontramos o inseto nas fases de larva e pupa.


O inseticida é aplicado por pulverizadores costais, que se assemelham a mochilas, em determinados locais da residência, em especial áreas abertas como quintais, frente e corredores. No momento da nebulização, todas as pessoas devem sair do local, ao qual só devem retornar meia hora depois de terminada a aplicação do inseticida. Roupas devem ser tiradas do varal previamente. Alimentos, bebedouros e comedouros de animais devem ser guardados. Animais de estimação também não devem ser expostos à pulverização. Portas e janelas devem permanecer abertas. Vale lembrar que a aplicação de inseticida é uma estratégia adotada a partir de protocolos, não havendo qualquer indicação para uso indiscriminado.


Participe dos nossos grupos  https://bit.ly/COSTAAGORA Informe-se, denuncie!


A DOENÇA

A febre chikungunya é uma doença causada por vírus do gênero Alphavirus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Os sintomas são parecidos com os da dengue, sendo o diferencial a dor nas articulações de forma bilateral e simultânea (ou seja, se o joelho esquerdo dói, o direito também; por exemplo). Essas dores, porém, perduram por tempo indeterminado. Em algumas pessoas, duram dias, em outras, meses e até anos. As pessoas acometidas pela febre chikungunya ficam incapacitadas de realizar suas atividades de rotina e as que são economicamente ativas precisam ser afastadas do trabalho, já que a doença requer repouso absoluto.


Os demais sintomas são febre; dor de cabeça; manchas avermelhadas; dores musculares. Não existe tratamento específico para a febre chikungunya. Os sintomas são tratados com medicação para febre e dores articulares. Não é recomendado usar o ácido acetil salicílico devido ao risco de hemorragia. Recomenda‐se repouso absoluto ao paciente, que deve beber líquidos em abundância.


CASOS

Com relação às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, a prefeitura de Santos confirmou 90 casos de dengue e nove de chikungunya em 2020. Não há registro de zika neste ano. Já a febre amarela urbana não é registrada no Brasil desde a década de 1940.

Comentarios

O que fazer em Santos

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 30 de julho a 6 de agosto

  • COROA - 30 de julho a 6 de agosto

     (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Fase de revoluções onde você vira o jogo e busca respostas de uma maneira mais agressiva, é preciso ter cautela com as palavras para não ter problemas maiores. Cuidado para não confundir o seu relacionamento amoroso com suas questões profissionais. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, buscando o equilíbrio para lidar com algumas questões particulares. Questões familiares são melhores resolvidas depois de uma conversa amiga.

  • CANDEIAS - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) O momento não te favorece muito, porém tudo pode mudar dentro de um determinado tempo, basta você saber lidar com todas as situações e não se precipitar diante dos fatos. Cuide-se mais em questões profissionais, fuja do comodismo e arrisque um pouco mais, as questões que te rondam podem não estar favoráveis mas isso não quer dizer que você não tenha a capacidade para dar a volta por cima. Saiba lidar com todas as situações.

  • RODA - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Fase de renovação, de entusiasmo e muita fé, você se depara com boas respostas porém os dias esclarecem os assuntos e você passa a se preocupar menos, tudo começa a fazer mais sentido enfim até mesmo há uma melhora nas questões de saúde. O momento é de bons pensamentos, bons sentimentos enfim aquela nuvem de preocupações familiares começa a se dissipar e os dias ficam melhores, mais oportunos.

  • SINO - 30 de julho a 6 de agosto

     (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO)  Momento de renovação, de fé e entusiasmo, você volta a agir diante das situações, consegue mudar o que for preciso e vai um pouco mais além daquilo que você precisa. As mudanças favorecem o seu astral, mas você precisa resolver certos assuntos pendentes, encarar de frente certas situações que acabaram te trazendo uma certa dor de cabeça. No amor tente entender a pessoa amada, muitas vezes voc~e age com grosseria sem necessidade.

  • MOEDAS - 30 de julho a 6 de agosto

     (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) Você tende a mudar a sua maneira de agir nas questões profissionais, está mais tranquilo(a) diante dos assuntos financeiros porém ainda enfrenta certas dificuldades em particular. Controle-se diante dos fatos, busque a paz acima de tudo, deixe o tempo agir e liberte-se do passado vivendo uma vida mais equilibrada no presente. No amor tudo tende a ficar bem dentro de alguns dias, os relacionamentos começam a acontecer de maneira positiva.

  • ADAGA - 30 de julho a 6 de agosto

    ( 23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) Fase de fé e determinação, momento de luz e boas energias astrais, você busca novidades para os seus caminhos, está decidido(a) a inverter as situações e seguir uma nova jornada muito mais positiva. Garra e determinação não vão faltar neste momento de mudanças radicais e sentimentos fortes e intensos, será preciso fôlego para seguir com seus bons planos. No amor será preciso tomar cuidado com as palavras pois sem querer você pode ofender a pessoa amada.

  • FERRADURA - 30 de julho a 6 de agosto

    (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Dias de luz e alegrias, momento de boas realizações e novidades que mudam o seu astral, é hora de agir diante das questões, favorecer a sua vida de maneira positiva. Concentre-se mais em seus objetivos, busque a paz espiritual para os seus caminhos, não se deixe levar pelos imprevistos que rondam a sua vida. Esqueça o passado e viva o presente, corra atrás dos seus objetivos com mais intensidade e muita fé.

  • TAÇA - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) Será preciso muito equilíbrio e muita compreensão de sua parte para virar o jogo diante das questões, não se deixe levar pelos fatos, faça o que for preciso para vencer seus obstáculos, deixe pra lá tudo aquilo que só atrapalha os seus caminhos, vá viver as suas oportunidades de maneira positiva sem se deixar levar pelos acontecimentos. Mudanças em sua maneira de pensar e de agir, reviravoltas favoráveis que trazem a ti uma alegria a mais para continuar, para criar uma nova história.

  • CAPELA - 30 de julho a 6 de agosto

     (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Você decide seguir com mais fé e entusiasmo, porém ainda enfrenta certas situações de maneira firme e decidida, sabe que está enfrentando grandes batalhas porém ainda mantém o foco dos seus objetivos. Mudanças costumam acontecer em seus caminhos para que você aprenda a se desapegar de situações nada favoráveis. Tente manter o foco dos seus objetivos e se liberte de tudo aquilo que de uma certa maneira te perturba.

  • PUNHAL - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL)  Momento de reorganizar seus planos buscando o equilíbrio diante de todos os assuntos.No amor tente ser compreensivo(a) para não resultar num término desnecessário. Tudo tem o tempo certo para acontecer portanto não insista em algo que ainda está longe de te dar uma resposta positiva, você pode estar perdendo tempo e outras boas oportunidades que com certeza te trarão melhores respostas profissionais e financeiras.

  • ESTRELA - 30 de julho a 6 de agosto

     (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO)  Fase de amor e fé, momento de boas realizações e de novidades que esclarecem os seus ideais, é hora de seguir em frente, aceitar os fatos e virar o jogo com mais entusiasmo e alegria, embora ainda existam certas questões a serem resolvidas você segue a sua intuição e as respostas surgem de maneira satisfatória em seus caminhos. Na busca de dias melhores tudo começa a acontecer de maneira positiva, você se liberta dos seus medos e encara uma nova jornada.

  • MACHADO - 30 de julho a 6 de agosto

     ( 22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Boas vibrações, maravilhosas respostas, momento de luz e alegrias, fase de paz, de união e reviravoltas favoráveis em seus caminhos. Mudanças necessárias e oportunas surgem e você se depara com situações agradáveis que incentivam os seus bons projetos. Cuide-se bem sempre e não se deixe levar pelos imprevistos ao seu redor, continue focado(a) em seus objetivos pois você já sentiu que tudo tende a dar certo. No amor novas respostas surgem porém seu foco é outro nos dias de hoje.