Estudo mostra que Santos tem maior risco de disseminação da covid-19 | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Estudo mostra que Santos tem maior risco de disseminação da covid-19

Da Redação
09 de abril de 2020 às 17:31


Estudo realizado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) por pesquisadores do Centro de Contingenciamento do Coronavírus no estado, divulgado nesta semana, mostra que 13 cidades do interior e do litoral de São Paulo têm maior risco de difusão da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Santos está neste rol de municípios porque o estudo considerou os principais eixos rodoviários a partir do epicentro da epidemia no País, a cidade de São Paulo, além da influência econômica e social dessas localidades com os municípios vizinhos.


Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA2 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


Ainda de acordo com o levantamento, o isolamento social é a medida mais eficaz para controlar a velocidade de expansão do novo coronavírus, em vez de transmitir para quatro ou cinco pessoas, em casa a disseminação atinge, em média, duas – reduzindo para mais da metade o efeito cascata de infecção pela doença.

O estudo conclui que as ações de bloqueio ao novo coronavírus realizadas nos municípios listados protegerão não apenas a população daquela cidade, como das localidades vizinhas.


O alerta é importante no atual período, considerado o início do pico da epidemia da doença no Brasil e que também antecede a Páscoa, feriado em que as pessoas costumam viajar e festejar em família. Em entrevista coletiva na última quarta-feira, 8, o governador de São Paulo, João Dória, pediu que as pessoas não se desloquem aos municípios do litoral paulista nesta Páscoa.

Em Santos, algumas ações para restringir a circulação de pessoas estão previstas para a data.


OUTRAS RESTRIÇÕES

A cidade de Santos e os demais municípios da Baixada Santista estão fazendo a lição de casa em relação ao distanciamento social, por meio de medidas adotadas no âmbito do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb). “As medidas foram tomadas em caráter preventivo por estarmos próximos a São Paulo, epicentro da doença no País, e o nosso perfil populacional, formado por muitas pessoas da terceira idade. Já percebemos que nas localidades onde houve medidas mais duras, os efeitos foram melhores”, destaca o prefeito de Santos e presidente do Condesb, Paulo Alexandre Barbosa.


Confira as medidas adotadas

16 de março - Proibidos: eventos públicos e atividades culturais e esportivas oferecidas pelos municípios da Baixada Santista; visitas hospitalares nas unidades gerenciadas pelas cidades; circulação de ônibus e vans de turismo pela Região. Os eventos particulares foram suspensos.

19 de março - Fechamento os shopping centers (com exceção dos serviços essenciais), casas noturnas, academias e templos religiosos; proibição total do acesso às praias a munícipes e turistas, incluindo comércio ambulante, barracas, cadeiras e guarda-sol.

22 de março - Iniciado o controle da entrada de carros de turistas à Cidade, com a liberação de passagem de veículos com placa de Santos e dos outros oito municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista.

23 de março - As aulas na rede municipal de ensino foram suspensas por tempo indeterminado e teve início a restrição do funcionamento da rodoviária, exceto para profissionais de saúde, assistência social e segurança. Nesta data, iniciou ainda a suspensão das atividades de hotéis e pousadas e controle dos imóveis de veraneio.

26 de março - Definida a limitação de quantidade de passageiros no transporte público e garantia do distanciamento social. Também foi proibido o consumo local em restaurantes, lanchonetes, bares, padarias, lojas de conveniência, pastelarias, lojas de bolos, adegas, vendas de água e sorveterias – que podem optar pela manutenção do negócio em formato delivery.

29 de março - Ampliada a fiscalização nas feiras livres para evitar aglomerações.

4 de abril - Interdição do calçadão da orla da praia com gradis para impedir a circulação de pessoas. Ciclovia limitada àqueles que usam bicicleta para se deslocar ao trabalho.

6 de abril - Manutenção, até 22 de abril, das medidas de quarentena que incluem restrições a serviços públicos e privados, além do acesso a pessoas a áreas de turismo e lazer da Cidade.

8 de abril - Normas mais rígidas para o funcionamento das atividades comerciais liberadas: limitação da quantidade e distanciamento de clientes, higienização do recinto e disponibilização de equipamentos de proteção individual (EPI) para os funcionários.

Comentarios

O que fazer em Santos

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 27 a 2 de junho

  • Coroa - 27 a 2 de junho

    COROA - (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) A semana pede mais equilíbrio nas questões financeiras, mais força  e dedicação nas questões profissionais enfim é hora de focar mais em seus objetivos, se desprender dos seus medos e encarar uma nova jornada com mais coragem arriscando um pouco mais. No amor a semana é bem tensa e será preciso manter a calma ao conversar, saber que nem sempre você tem razão e passar por cima de certas situações que possam vir a causar o término do seu relacionamento.

  • Candeias - 27 a 2 de junho

    CANDEIAS -  (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) Momento de recomeço, fase de paz interior enfim você busca uma nova jornada muito mais positiva, fugindo assim de situações que até a pouco tempo te atrapalhavam e muito. Você quer uma vida nova e a partir dessa semana vai mudar o que for preciso em seus caminhos, você reflete sobre tudo o que está por vir porém já tomou a decisão de arriscar, só está esperando uma resposta que durante os dias da semana com certeza aparecerá.

  • Roda - 27 a 2 de junho

    RODA - (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Uma fase de luz e conhecimento, momento de recomeços e muita paz espiritual. Você se desapega de preocupações banais, vai ao encontro da evolução e quer mais equilíbrio em todos os sentidos, sente que está na hora de rever seus conceitos e desapegar de situações que na verdade só trouxeram dores de cabeça. Este é o seu momento, é hora de viver a sua vida, curtir o seu romance e se desapegar de preocupações familiares.

  • Sino - 27 a 2 de junho

    SINO - (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Mude o que for preciso, mas saiba verificar cada fato, entenda que tudo o que você precisa é ser coerente diante das situações, muitas vezes você  tem razão  mas devido às explosões e falta de paciência você acaba mudando tudo e infelizmente acaba desfavorecendo a sua palavra. No amor é hora de tomar decisões sérias em seus caminhos, sair de cima do muro que tanto atrapalha a sua vida e seguir com fé e boas decisões.

  • Moedas - 27 a 2 de junho

    MOEDAS - (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) A sabedoria do tempo resolve tudo inclusive as questões mais difíceis, durante a semana você terá boas respostas relacionadas a isso, e terá a certeza de que está bem perto de resolver tudo de maneira positiva. Bom momento de luz e alegrias , você se sente mais forte diante das boas decisões e se sente mais firme nas questões pessoais. No amor é questão de paciência e fé,a pessoa amada terá muitos motivos para te elogiar.

  • Adaga - 27 a 2 de junho

    ADAGA - (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO)  A semana traz muito raciocínio lógico e você consegue dar a volta por cima diante de todas as questões. Chegou a hora de avaliar tudo de maneira positiva, colocar em ordem seus pensamentos e sentimentos e focar mais em seus objetivos. Momento de renovação, de fé e boas energias, fim de uma fase de indecisões, você toma a iniciativa diante dos fatos e vai ao encontro da luz desejada para os seus caminhos.

  • Ferradura - 27 a 2 de junho

    FERRADURA - (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Muitas vezes você perde grandes oportunidades pela sua teimosia, acaba deixando de lado aquilo que muito te interessa só por manhas pessoais que não te levam a lugar algum, é preciso raciocinar sobre a sua vida e suas decisões, você sempre acaba tendo certas dores de cabeça por ser tão desorganizado(a) e por não ter coragem de tomar a iniciativa. Seja forte, a semana pede isso de você, vai em frente com as suas boas decisões.

  • Taça - 27 a 2 de junho

    TAÇA - (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) A semana traz ações, você vai ao encontro de respostas positivas que fazem mais sentido em sua vida, transforma os seus caminhos de maneira positiva, segue com fé e entusiasmo diante de tudo e acredita no seu potencial. No amor saiba entender os fatos e siga com fé essa nova jornada, mesmo estando com certas dúvidas o que tem de ser e o que tiver de acontecer vai acontecer não adianta tentar supor nem tomar providências sem saber ao certo no que vai dar.

  • Capela - 27 a 2 de junho

    CAPELA - (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Tudo o que você precisa na verdade é saber lidar com todas as situações, mudar aquilo que tanto te incomoda de maneira positiva e buscar a paz acima de tudo mantendo assim o equilíbrio para os seus dias. Infelizmente muitas vezes você toma atitudes impensadas e comete grandes erros irreparáveis, mas sempre está disposto a mudar e corrigir os fatos, isso favorece os seus dias, te traz mais conforto diante das situações.

  • Punhal - 27 a 2 de junho

    PUNHAL - (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Fase de buscas, momento de reflexões sobre tudo enfim você quer mudar o que for preciso mas ainda não sabe por onde começar. As questões ficam mais claras pra você, mesmo não concordando com muitas a sua decisão será seguir em frente, pois o que deseja mesmo é progresso e fim de situações que não te trazem proveito algum. No amor depois de uma conversa franca tudo fica bem e se você souber manter essa energia da paz isso vai durar muito tempo.

  • Estrela - 27 a 2 de junho

    ESTRELA - (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Momento de renovação, de bons sentimentos, de pensamentos fortes e decisivos, muitas questões sendo resolvidas quer sejam familiares, trabalhistas e até mesmo amorosas, a semana traz muitas respostas pra você. Chegou a hora de focar melhor em seus objetivos, fazer a escolha certa e tomar as atitudes mais adequadas. No amor seja coerente, entenda a pessoa amada e fuja de desconfianças que só atrapalham o seu romance.

  • Machado - 27 a 2 de junho

    MACHADO - (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) A semana oportuna, a hora da reviravolta, o momento de recomeçar enfim depois de muitos imprevistos ao seu redor chegou a resposta para muitas das suas questões porém cabe à você tomar a decisão ideal, a que te trará a verdadeira paz e também o equilíbrio necessário para os seus dias. Respostas amorosas e financeiras surgem juntas te trazendo a alegria e também fortalecendo o seu astral. Momento de muita dedicação à sua fé, isso te fortalece e muito!