Hospital de Cubatão reforça medidas de prevenção ao Coronavírus | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Hospital de Cubatão reforça medidas de prevenção ao Coronavírus

Da Redação
27 de março de 2020 às 11:36



A Fundação São Francisco Xavier (FSFX), braço social da Usiminas e atual gestora do Hospital Municipal de Cubatão, não tem poupado esforços para prevenir e minimizar a disseminação do Coronavírus (COVID-19) no Brasil. Além de contar com equipes altamente capacitadas para atender aos pacientes de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, desde a divulgação dos primeiros casos de Coronavírus, a FSFX vem adotando uma série de estratégias especiais nas regiões onde atua.


Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA10 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


Dentre as ações que têm sido implantadas no Hospital de Cubatão, merece destaque a suspensão dos procedimentos eletivos e ambulatoriais e a suspensão de visitas, mantendo apenas os acompanhantes conforme previsto por lei, para reduzir o fluxo de pessoas na unidade hospitalar. Tal medida também possibilitou a redistribuição das equipes com foco nos atendimentos de urgência e emergência, no Pronto Atendimento e unidades de internação. Outra importante estratégia foi a alteração de fluxo de atendimento de Urgência e Emergência, com salas específicas para isolamento de pacientes com queixas respiratórias, além da alteração do local de atendimento do laboratório (atualmente no Complexo Hospitalar), diminuindo a circulação de pessoas no local.


Vale ressaltar que a unidade segue as condutas de manejo clínico adequadas, e para tanto são intensificadas as ações de treinamentos, principalmente às relativas ao uso adequado dos EPI’s, com base nas diretrizes da Agência Nacional de Saúde. O médico infectologista e Diretor Clínico do Hospital de Cubatão, Dr. Evaldo Stanislau Affonso de Araújo participa do Comitê Municipal COVID-19 e as equipes se reúnem diariamente para os devidos alinhamentos.


Outra medida adotada pela unidade foi o reforço nos estoques de insumos e de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) específicos para casos de COVID-19, com o objetivo de garantir a segurança dos profissionais e pacientes. “Não temos poupado esforços para manter a excelência e a segurança na prestação de serviços. Nossas equipes estão empenhadas e treinadas para atenderem de forma eficaz os pacientes que precisarem das nossas unidades. Estamos investindo nos insumos e EPI’s adequados, garantindo tranquilidade. É importante que todos estejam seguros nesse momento delicado que estamos vivendo”, reforça o diretor-presidente da FSFX, Dr. Salomão Maciel Dias Ferreira.


Ainda como forma de garantir maior segurança aos colaboradores foi feita a instalação de barreiras físicas nos guichês de atendimento da Recepção Central, Centro de Diagnóstico por Imagem e Laboratório, além da oferta de máscaras cirúrgica aos profissionais de saúde e profissionais de apoio que prestam assistência a menos de 1 metro do paciente suspeito ou confirmado, além de serem intensificadas as rotinas de higienização das unidades, principalmente aquelas com atendimentos à casos suspeitos, como Pronto Atendimento e Centro de Diagnóstico por Imagem.


A Fundação São Francisco Xavier segue avaliando as alternativas que possam contribuir com a prevenção do COVID-19, e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde está em processo de avaliação do custeio para ampliação de leitos de UTI e Enfermaria do Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento específico de COVID-19. Antecipando às necessidades foi contratada uma Cooperativa de Enfermagem para possíveis coberturas, com ingresso gradual mediante necessidade.

Comentarios

O que fazer em Cubatão

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 21 a 27 de maio

  • Coroa - 21 a 27 de maio

    COROA - (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Vibrações positivas para o amor, uma nova fase de luz e compreensão enfim você se adapta mais às questões pessoais, entende todas as situações e busca a paz interior. Mude o que for preciso porém não perca o foco dos seus objetivos, a semana tende a ser positiva também nas questões profissionais. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, ter e mente em ordem é fundamental neste momento de mudanças repentinas.

  • Candeias - 21 a 27 de maio

    CANDEIAS -  (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) É preciso parar de fantasiar certas situações, acordar para os bons momentos de luz e seguir com fé e entusiasmo, deixar de lado certas manhas pessoais, encarar de frente as questões e resolver de vez pois o tempo é precioso demais neste momento atual. No amor tudo tende a acontecer de uma maneira mais branda, seja apenas um pouco mais gentil e tudo volta ao normal, saber ouvir também é uma virtude.

  • Roda - 21 a 27 de maio

    RODA - (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Vibrações positivas para o amor, uma nova fase de luz e bons presságios, você se sente bem depois de uma resposta favorável e segue com bons planos para a sua vida amorosa. Bom momento em questões familiares enfim a compreensão reina e tudo fica em paz. Essa será uma semana dedicada ao lado profissional, a busca pelo progresso é intensa e as boas respostas surgem devido ao seu empenho, até mesmo questões familiares ganham um novo sentido.

  • Sino - 21 a 27 de maio

    SINO - (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Busque a sua paz interior, deixe de lado os seus medos e tente resolver de maneira positiva certas questões. A semana pede atitudes de sua parte, vá ao encontro da luz pessoal, siga a sua intuição os dias pedem mais atrevimento então encare as situações com otimismo, garra e muita fé! No amor o seu coração ainda carrega algumas dúvidas, seja mais firme em seus atos, decida de vez que caminho deseja seguir e se desprenda de tudo  que atrapalha a sua vida.

  • Moedas - 21 a 27 de maio

    MOEDAS -  (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) É preciso se desapegar de certos pensamentos e sentimentos, focar em seus objetivos e fugir de situações desagradáveis, busque a paz interior algo ainda te incomoda de uma certa maneira, não se deixe levar pelo medo entenda os fatos e vire a página, crie uma nova história muito mais positiva e deixe ir, o tempo se encarrega de trazer novas respostas desde que você aprenda a desapegar daquilo que não te traz resposta alguma.

  • Adaga - 21 a 27 de maio

    ADAGA - (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) A capacidade de dar a volta por cima, a força interior que muda tudo de maneira positiva, a semana será marcada por situações agradáveis que elevam o seu astral. Bom momento para novos aprendizados e para os estudos, as boas oportunidades financeiras e trabalhistas também surgem em seus caminhos. No amor você consegue dar a volta por cima e resolve tudo de maneira positiva, a pessoa amada se apega mais à você

  • Ferradura - 21 a 27 de maio

    FERRADURA - (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) A palavra da semana é capacidade! Você verá a capacidade que tem depois de passar por uma determinada situação. A força interior transforma os seus caminhos e você se dedica mais aos seus objetivos maiores. Bons planos, boas realizações enfim você desperta para o que realmente te traz bons resultados, deixa de lado os medos e segue em frente decidindo os seus caminhos com muita luz e energia positiva.

  • Taça - 21 a 27 de maio

    TAÇA - (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) Realize os seus bons planos, faça valer todas as situações e não se prenda ao medo, os dias que se seguem serão meio complicados porém a sua força interior e a sua verdade serão libertadoras neste momento. Confie na sua intuição e siga em frente , você tem a capacidade de dar a volta por cima e estes momentos são fortes e significativos em sua vida. No amor e em outras questões pessoais tudo tende a melhorar dentro de alguns dias.

  • Capela - 21 a 27 de maio

    CAPELA - (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Resoluções, mudanças e boas respostas marcam a sua semana. Chegou a hora de reavaliar seus planos trabalhistas e não se desesperar diante das situações. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, encontrar a paz interior e deixar de lado certos assuntos desagradáveis. Muitas vezes você bate de frente com questões que não valem à pena, o momento requer mais maturidade e raciocínio lógico diante das situações.

  • Punhal - 21 a 27 de maio

    PUNHAL - (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Momentos de luz e realizações, enfim você consegue respirar de maneira aliviada depois de um período de muitas batalhas. A semana tende a ser mais otimista e com novas realizações, bons projetos profissionais enfim este é o momento de organizar-se mais , seguir com entusiasmo e foco pois as boas oportunidades voltam a surgir em seus caminhos. No amor tende entender as crises da pessoa amada e não revide qualquer situação desagradável.

  • Estrela - 21 a 27 de maio

    ESTRELA - (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Fase de renovação , de fé e entusiasmo, a semana tende a ser agitada devido aos seus bons planos, apesar de ainda estar em certas crises amorosas você tende a pensar numa resolução para tal questão. O seu coração carrega algumas dúvidas com respeito ao amor, porém esses dias serão decisivos pois o destino se encarrega de trazer resoluções. Confie no seu potencial e não se deixe levar pelo desânimo, tudo pode mudar repentinamente.

  • Machado - 21 a 27 de maio

    MACHADO - (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Força e entusiasmo, as novas respostas surgem em seus caminhos e a paz interior volta a reinar em sua mente e em seu coração. Uma nova resposta amorosa traz a paz desejada, você fica bem depois de esclarecer os assuntos mal resolvidos. Mesmo estando com muitas ocupações conseguirá encontrar tempo para se divertir e relaxar um pouco, e merecidamente o destino te traz duas importantes respostas que favorecerão o seu astral