Santos retoma vacinação contra a gripe em 20 policlínicas | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Santos retoma vacinação contra a gripe em 20 policlínicas

Da Redação
26 de março de 2020 às 11:15


A primeira etapa da campanha de vacinação contra a gripe em Santos já imunizou mais de 31,2 mil pessoas desde o início, na última segunda-feira, 23. Válida apenas para maiores de 60 anos e profissionais da saúde até 15 de abril, a campanha segue nesta quinta-feira, 26 em 20 policlínicas da cidade (veja endereços abaixo), cujas doses não se esgotaram nesta quarta-feira, 25.


 Participe dos nossos grupos  http://bit.ly/CNAGORA10 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


Das 7h30 às 16h, a vacinação acontece em todas as unidades da Zona Noroeste (Alemoa/Chico de Paula, Bom Retiro, Rádio Clube, São Jorge/Caneleira, São Manoel, Piratininga, Areia Branca e Castelo) e em algumas da região dos Morros (Jabaquara, Marapé, Morro São Bento, Monte Serrat, Penha, Morro José Menino, Vila Progresso e Morro Santa Maria).

 

No Centro e Área Continental, permanecem em campanha as unidades Porto, Vila Nova, Caruara e Monte Cabrão. Na região da orla, as vacinas se esgotaram em todas as policlínicas. A Secretaria de Estado da Saúde não informou quando as novas remessas de vacinas serão enviadas ao Município. Vale lembrar que elas são adquiridas pelo Ministério da Saúde, responsável pelo repasse aos Estados e estes, aos municípios.

 

ESTRATÉGIAS

 A vacinação drive thru, realizada nesta quarta-feira, 25, no estacionamento do Mendes Convention Center, mostrou-se, mais uma vez, uma boa alternativa em tempos de enfrentamento ao novo coronavírus.

 

“A população aderiu ao drive thru. Durante todo o tempo, a equipe não parou de vacinar. Mobilizamos cerca de 100 servidores nesta ação para oferecer um serviço de qualidade, mas que fosse o mais ágil possível para que os idosos permanecessem por pouco tempo fora de suas casas”, afirma Ana Paula Valeiras, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde.

 

Outra ação de destaque ocorreu na Policlínica do Marapé, que utilizou a quadra da escola de samba União Imperial para a aplicação de vacinas. O objetivo foi alcançado: evitar aglomeração, uma vez que o espaço é bastante amplo, e impedir que os idosos aguardassem a vacinação expostos ao sol.

 

OUTROS PÚBLICOS

 A segunda etapa da imunização, que começa em 16 de abril, incluirá professores, agentes de forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e de outras condições clínicas – diabéticos e hipertensos, por exemplo.

 

Já a terceira etapa tem início em 9 de maio, abrangendo crianças de seis meses a seis anos, gestantes, mulheres que deram à luz há poucos dias, adolescentes e jovens sob medida socioeducativa, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 e 59 anos.

 

Neste ano, o público-alvo total da campanha em Santos será formado por 250 mil pessoas – 58% da população. Na campanha de 2019, o Município aplicou 214 mil doses da vacina contra a gripe (95,6% do público-alvo), superando a meta estipulada pelo Ministério da Saúde de 90%.

 

A vacina não é indicada para pessoas com doenças febris agudas, as quais deverão adiar a aplicação até a melhora do quadro. Também não devem tomar as pessoas com alergia a ovo, histórico de anafilaxia ou que tiveram Síndrome de Guillain-Barré no período de até 30 dias após receber a dose anterior, necessitando de avaliação médica para liberação da dose.

 

Produzida pelo Instituto Butantan, a vacina protege contra os vírus A (H1N1), A (H3N2) e B. As doses são feitas de vírus inativos, fragmentados e purificados. Por isso, não contêm vírus vivos e não causam a doença. Para a vacinação, é preciso apresentar documento de identificação com foto (RG ou CNH, por exemplo) ou identificação profissional (trabalhadores da saúde). Também é recomendado levar carteira de vacinação e Cartão SUS, se tiver.

 

ACAMADOS

As pessoas acamadas receberão a vacina contra a gripe em domicílio. Na próxima semana, a Secretaria de Saúde divulgará informações sobre como deve ser realizada a inscrição dos pacientes. Quem já é acompanhado pela Seção de Atendimento Domiciliar (Seadomi) não precisa se inscrever.

 

Policlínicas, das 7h30 às 16h

 Locais de vacinação:

- Policlínica Alemoa e Chico de Paula - R. Afonsina Proost de Souza s/nº - Alemoa

- Policlínica Bom Retiro - Rua João Fraccaroli s/nº, Bom Retiro

- Policlínica Jabaquara - Av. Rangel Pestana, 475 

- Policlínica Marapé - Rua São Judas Tadeu, 115

- Unidade de Cuidado do Porto - Rua General Câmara, 507, Paquetá 

- Policlínica Rádio Clube - Avenida Hugo Maia s/nº 

- Policlínica Vila Nova - Praça Iguatemi Martins s/nº 

- Policlínica Morro São Bento - Rua das Pedras s/nº

- Policlínica Vila São Jorge e Caneleira - Rua Francisco Ferreira Canto, 351 - Vila São Jorge 

- Policlínica São Manoel - Praça Nicolau Geraigire s/nº 

- Policlínica Piratininga - Praça João de Moraes Chaves s/nº 

- Policlínica Caruara - Rua Andrade Soares s/nº - Caruara – Área Continental

- Policlínica Monte Cabrão - Av. Principal s/nº - Monte Cabrão – Área Continental 

- Policlínica Monte Serrat - Praça Correia de Melo s/nº 

- Policlínica Morro da Penha - Rua Três, 150 

- Policlínica Morro José Menino - Rua Doutor Carlos Alberto Curado, 77 A

- Policlínica Morro Vila Progresso - Rua Três, casas 1 e 2 - Vila Telma 

- Policlínica Morro Santa Maria - Rua 10 s/nº

- Policlínica Areia Branca - Rua Francisco Lourenço Gomes, 118 

- Policlínica Castelo - Rua Francisco de Barros Melo, 184

Comentarios

O que fazer em Santos

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo cigano - de 1 a 8 de abril

  • Coroa - 1 a 8 de abril

    COROA_ Fase de reorganização pessoal, você busca uma nova resposta diante de um determinado assunto, vai atrás dos seus objetivos com força e determinação. Apesar de certos problemas particulares tudo tende a se resolver com o passar dos dias, o mais importante é manter o foco dos seus projetos e não se deixar levar pelos imprevistos e por questões banais. No amor a semana promete ser positiva e de também de momentos felizes ao lado da pessoa amada.

  • Candeias - 1 a 8 de abril

    CANDEIAS_ Momento onde você se dedica a cuidados pessoais, tanto em questões de saúde como em questões espirituais. Depois de analisar a sua vida ao todo você consegue tomar importantes decisões que realmente farão a diferença em seus caminhos. No amor o segredo é ter muita paciência e saber lidar com o temperamento da pessoa amada, você sabe como colocar fim a certas situações desagradáveis e com certeza vai conseguir transformar os momentos ruins em dias melhores.

  • Roda - 1 a 8 de abril

    RODA_ Vibrações positivas para o amor, uma fase de luz e bons presságios onde você consegue manter a paz acima de tudo. Semana favorável para a reflexão onde você consegue organizar a sua vida pessoal e a sua vida profissional, os dias que se seguem trarão as respostas ideais para o trabalho, algo que estava te atrapalhando já não te incomodará mais e você segue com mais alegria e entusiasmo, apostando mais na sua criatividade.

  • Sino - 1 a 8 de abril

    SINO_ Algumas indecisões acabam surgindo em seus caminhos, esta é uma fase de mudanças onde tudo pode acontecer de uma maneira diferente da qual você planejou, este não é um bom momento para encarar certas situações desagradáveis, vá em busca de dias melhores e deixe de lado certas situações que não te favoreceram em nada. Chegou a hora de mudar para melhor, e a oportunidade surgirá em seus caminhos dentro em breve transformando os seus dias.

  • Moedas - 1 a 8 de abril

    MOEDAS_ Dias de respostas positivas onde você consegue colocar tudo no lugar, chegou a hora de analisar todas as questões, colocar em ordem seus pensamentos e sentimentos, alcançar maiores níveis profissionais pois a sua alma pede progresso neste período e você segue com garra e determinação em busca de respostas favoráveis. No amor você tranquiliza o seu coração e segue com mais alegria e otimismo na certeza de que tudo ficará bem daqui pra frente.

  • Adaga - 1 a 8 de abril

    ADAGA_ Chegou a hora de arriscar mais, de ir ao encontro de respostas positivas que trarão a paz ideal para os seus caminhos. Com o passar dos dias tudo tende a acontecer de uma maneira diferente, você começa a organizar a sua vida e foge do comodismo indo ao encontro de respostas favoráveis em todos os sentidos. Na busca de dias melhores você se depara com situações que te favorecem e com propostas quase que irrecusáveis, porém a decisão fica em suas mãos.

  • Ferradura - 1 a 8 de abril

    FERRADURA_ Você busca a paz interior, está atravessando uma fase bem delicada onde a sua vontade é jogar tudo para  alto e seguir uma nova vida. Com o passar dos dias tudo tende a ser melhor pois o raciocínio lógico fará com que você desperte para a realidade mostrando que há novas oportunidades sempre, e que nem tudo está perdido diante das situações e a semana trará uma importante resposta que fará você acreditar mais na sua força pessoal.

  • Taça - 1 a 8 de abril

    TAÇA_ Uma nova fase onde você se dedica mais às questões profissionais, tenta manter o equilíbrio em todos os sentidos e vai em busca de novidades que mudarão a sua rotina. Os dias que se seguem trarão boas oportunidades em seus caminhos e também uma surpresa amorosa que vai mexer e muito com você. Em questões familiares não se preocupe tanto, tudo tem o tempo certo para acontecer e você vai conseguir ajudar da maneira que você deseja.

  • Capela - 1 a 8 de abril

    CAPELA_ Dias de respostas positivas que farão mais sentido em seus caminhos, uma fase de alegria e otimismo diante das situações. No amor uma nova resposta equilibra o seu astral e você segue uma fase mais tranquila ao lado da pessoa amada. Um pequeno imprevisto trabalhista pode surgir mas você conseguirá colocar tudo no lugar em breve, apenas não se deixe levar por questões banais que possam atrapalhar o bom andamento de seus planos.

  • Punhal - 1 a 8 de abril

    PUNHAL_ A semana promete ser positiva em questões profissionais, período onde você se destaca pela sua dedicação e também por ter pulso firme diante das questões. No amor a semana vai ser bem agitada e você terá alguns desentendimentos com a pessoa amada, mas com o passar dos dias vocês conseguem chegar a um acordo, mas tente conversar antes de tomar conclusões precipitadas para não causar maiores transtornos.

  • Estrela - 1 a 8 de abril

    ESTRELA_ Fase complicada onde você decide mudar algumas questões pessoais, vai em busca de dias melhores e tenta manter a calma diante de certas situações. No amor a semana será meio complicada é preciso ter cuidado para não jogar tudo pro alto. Em questões profissionais você aposta em sua capacidade e arrisca um pouco mais diante das situações, e apesar de certos confrontos com supostos concorrentes tudo tende a acontecer de maneira positiva.

  • Machado - 1 a 8 de abril

    MACHADO_ Você atravessa uma fase bem delicada em questões amorosas, será preciso manter a calma para não ofender a pessoa amada, pois seu limite de paciência se esgotou diante de certas situações, chegou a hora de mudar e apesar de estar atravessando uma fase de indecisões o progresso trabalhista está batendo à sua porta e é preciso aproveitar todas as oportunidades que surgirem mantendo o foco dos seus objetivos.