Santos capacitará profissionais para atender casos suspeitos de coronavírus | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Santos capacitará profissionais para atender casos suspeitos de coronavírus

Da Redação
07 de fevereiro de 2020 às 13:14

A prefeitura de Santos informou a convocação de 500 profissionais da Saúde para capacitação sobre o atendimento de casos suspeitos do coronavírus, encaminhamento e monitoramento de pacientes. A atividade será realizada na terça-feira, 11, no centro universitário São Judas – campus Unimonte, para médicos, enfermeiros e chefes das unidades de saúde da rede municipal, com os participantes divididos em duas turmas, a partir das 9h e outra às 14 horas.


Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA3 🕵‍♂Informe-se, denuncie!

 

O treinamento contará com gestores e técnicos do Departamento de Vigilância em Saúde (Devig) e palestra do infectologista Marcos Caseiro. Serão discutidos o fluxo da notificação imediata dos casos suspeitos pelos serviços e profissionais de saúde, locais de isolamento nas unidades, logística de transporte do material coletado e do transporte dos insumos e material de laboratório para o Instituto Adolfo Lutz, laboratório estadual de referência para o diagnóstico da doença.

 

“Será uma grande capacitação com os profissionais da Secretaria de Saúde de Santos. Vamos dialogar para o alinhamento de fluxo, uso de equipamentos de proteção individual e insumos que poderão ser usados caso tenhamos casos suspeitos”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz. Na segunda-feira, 10, às 13 horas, também está prevista capacitação dos técnicos da Vigilância em Saúde da Baixada Santista, na sede regional do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), órgão estadual, para tratar sobre os protocolos de atendimento.

 

Plano de Contingência

Na quinta-feira, 6, foi realizada em Brasília uma reunião entre o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, com secretários de saúde dos estados e capitais de todo o país. Na ocasião, foram discutidos detalhes dos planos de contingência dos estados que contempla medidas de prevenção, vigilância e assistência para eventuais casos confirmados do coronavírus no Brasil.

 

Representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) apresentaram alguns pontos do perfil de vigilância de estados e municípios e informaram que estão elaborando os planos de contingência em conjunto e alinhados aos protocolos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde. Não há casos confirmados da doença no Brasil, que registra nove casos suspeitos em investigação, sendo três no estado de São Paulo, nenhum deles na região da Baixada Santista.

 

Casos suspeitos

Pessoas que viajaram para a China recentemente ou tiveram contato com chineses ou pessoas que viajaram ao país, e que estejam com os sintomas de falta de ar, dor no peito, febre alta, tosse e dificuldade de respirar

 

Como evitar?

Lavar as mãos

Cozinhar bem os alimentos

Cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar

Evitar viagens para os locais e países com transmissão

Uso de máscaras ao sinal de qualquer sintoma parecido ou ao entrar em contato com pessoas com sintomas.

 

Onde ir

Ao sinal de qualquer sintoma, procure assistência médica o mais rápido possível. Santos conta com três unidades de urgência/emergência (24 horas).

UPA Central: Rua Joaquim Távora, 260, Vila Mathias

UPA da Zona Noroeste: Av. Jovino de Melo, 927 – Areia Branca

Unidade de Pronto Atendimento Provisória da Zona Leste: Av. Afonso Pena, 386, Macuco

O que fazer em santos

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 21 a 27 de fevereiro

  • Coroa - 21 a 27 de fevereiro

    COROA_ Os dias que se seguem serão mais positivos, onde você conseguirá resolver tudo de maneira tranquila, até mesmo questões familiares serão resolvidas da melhor maneira possível. Você terá bons motivos para seguir em frente com seus projetos, pois novos apoios surgem em seus caminhos. Com o passar dos dias tudo pode ser diferente, basta focar mais nos seus objetivos maiores e se desprender de questões banais que em nada acrescentam.

  • Candeias - 21 a 27 de fevereiro

    CANDEIAS_ Os dias prometem ser melhores, a semana trará importantes respostas principalmente em questões amorosas onde você acabou tendo grandes indecisões em seus caminhos. Mas você precisa agir de acordo com a sua intuição, às vezes é necessário mudar, livrar-se de teimosias que acabam impedindo a sua felicidade. Decida-se, vá ao encontro daquilo que te faz feliz, por que teimar com situações desagradáveis, você merece o que há de melhor.

  • Roda - 21 a 27 de fevereiro

    RODA_ Mudanças em seus caminhos, fase meio complicada em questões profissionais, é preciso ter calma para não julgar precipitadamente as situações. Apesar de a semana não ser muito favorável em questões trabalhistas, no amor tudo acontece de maneira positiva e você consegue equilibrar o seu astral. Em questões familiares não adianta tentar resolver tudo de uma vez, deixe o tempo agir ele sempre traz a melhor resposta. Bom momento para cuidar da sua saúde.

  • Sino - 21 a 27 de fevereiro

    SINO_ Momento de luz e alegrias, fase de paz e bons presságios onde você começa a valorizar mais a pessoa amada, se desprende dos seus medos e busca a paz acima de tudo. A semana será voltada ao seu relacionamento, muita dedicação fará com que tudo volte ao normal. Às vezes é preciso ceder diante de certas situações para que tudo fique bem, não é perder mas sim agir com inteligência diante de um problema que encontra dificuldades de ser resolvido.

  • Moedas - 21 a 27 de fevereiro

    SINO_ Momento de luz e alegrias, fase de paz e bons presságios onde você começa a valorizar mais a pessoa amada, se desprende dos seus medos e busca a paz acima de tudo. A semana será voltada ao seu relacionamento, muita dedicação fará com que tudo volte ao normal. Às vezes é preciso ceder diante de certas situações para que tudo fique bem, não é perder mas sim agir com inteligência diante de um problema que encontra dificuldades de ser resolvido.

  • Adaga - 21 a 27 de fevereiro

    ADAGA_ Fase de paz e boas respostas, até mesmo questões amorosas mal resolvidas começam a ter melhores resultados, mas você está buscando algo mais significativo para os seus caminhos, portanto a pessoa amada vai precisar ser muito convincente para mudar a sua opinião. Em questões profissionais tudo acontece de maneira positiva e você tranquiliza o seu coração, semana favorável também para possíveis investimentos e também para transações financeiras.

  • Ferradura - 21 a 27 de fevereiro

    FERRADURA_ Você sente a necessidade de cuidar-se mais, tanto de maneira física como espiritual. A semana pode te trazer algumas dúvidas, principalmente em questões profissionais que ainda não foram resolvidos todos os assuntos, mas você terá o controle da situação depois de esclarecer certas pendências. No amor você precisa ser mais atenciosa(o) , saber entender a pessoa amada e não fazer julgamentos precipitados.

  • Taça - 21 a 27 de fevereiro

    TAÇA_ Os dias que se seguem serão mais tranquilos em questões profissionais, novas respostas trazem mais equilíbrio para os seus caminhos. Você está atento(a) a novas oportunidades e a semana será bem agitada , mas é preciso controlar a ansiedade para não estragar tudo. Fase positiva para o amor onde os desentendimentos se dissipam e as boas respostas surgem trazendo a luz e a paz desejada. Boa fase em questões familiares.

  • Capela - 21 a 27 de fevereiro

    CAPELA_ Uma nova luz levanta o seu astral, novas respostas tranquilizam o seu coração e você consegue mudar o que for preciso. No amor tudo fica bem depois de uma conversa franca, e os dias prometem ser melhores também em questões profissionais onde você obtém melhores respostas . Chegou a hora de realizar seus planos, fugir do comodismo e arriscar um pouco mais, pois o momento pede atitudes certas para que tudo fique melhor.

  • Punhal - 21 a 27 de fevereiro

    PUNHAL_ Apesar de certas situações ainda não terem muito sentido os dias que estão pela frente trarão melhores respostas. O seu coração enfrenta uma grande dúvida, mas tudo acontecerá de maneira positiva e você colocará fim a certas preocupações. Os dias são de muita energia positiva, de força e respostas, portanto não estranhe certas mudanças de planos no setor trabalhista e financeiro, tudo faz parte de uma nova fase mais segura.

  • Estrela - 21 a 27 de fevereiro

    ESTRELA_ Você está numa fase de raciocínio lógico, está pesando os prós e os contras de tudo, resolveu colocar a sua vida em ordem e começou a se desprender de todas as negatividades que estavam ao seu redor. Esta será uma semana voltada a  cuidados espirituais pois você sente a necessidade de voltar-se mais à sua fé. Chegou a hora de colocar fim em situações mal resolvidas e seguir novos caminhos com amor, fé e equilíbrio, apostando mais em seu potencial.

  • Machado - 21 a 27 de fevereiro

    MACHADO_ O seu coração enfrenta uma grande dúvida, você não sabe se permanece da maneira como está ou se coloca um fim em tudo, mas o destino se encarrega de trazer a resposta para os seus caminhos. Em questões profissionais uma nova resposta surge e você segue com mais entusiasmo e fé. Os dias serão de respostas positivas, mesmo que algumas questões estejam mal resolvidas de acordo com o seu ponto de vista, pois muitas vezes só é preciso ver melhor e deixar o ciúme de lado.