Era 2013 quando o Ministério da Saúde publicou a Portaria nº 529 de 1° de abril, que instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), o qual tem a finalidade de contribuir para a qualificação do cuidado em saúde. O documento também sinaliza o apoio à implementação dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) nos hospitais, a participação dos pacientes e familiares neste processo, dentre outras iniciativas, a exemplo da elaboração e implantação do protocolo de higienização de mãos.

Com o objetivo de mostrar o trabalho que vem sendo feito para acompanhar o PNSP, além de seguir as metas internacionais de segurança do paciente, o Hospital Municipal de Bertioga, gerido pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde – INTS, realizou a apresentação da Implantação do Plano de Segurança do Paciente nos Setores de Maternidade e Pediatria. O material foi proferido pela Enfermeira Supervisora do HMB, Sandra Ribeiro, e contou com o apoio dos colaboradores que fazem parte do NSP, Departamento de Serviço de Segurança e Saúde Ocupacional, e Diretoria Administrativa. No encontro foram listadas as iniciativas executadas pelo HMB, como os Manuais de Gerenciamento da Rotina, Manuais de Medicamentos,  Protocolos Clínicos e de Serviço, Procedimentos Operacionais Padrões (impressos e em meio eletrônico), iniciativa na construção da Linha de Cuidado Materno Infantil e a educação permanente para os colaboradores de todos os setores de maneira presencial e à distância, oportunizando acesso irrestrito e atualização.

De acordo com a diretora do HMB, Ana Patrícia Palma, o NSP de Bertioga possui uma ferramenta de notificação de queixas técnicas e incidentes relatados pelos profissionais. A partir disso, a unidade de saúde atua na intenção de corrigi-los, colaborando para a segurança do paciente e o desenvolvimento da cultura organizacional. “O NSP atua no desenvolvimento de estratégias, planos de ações, análise de indicadores e notificações, bem como em atividades de educação em saúde para pacientes, familiares, profissionais e todos os colaboradores. Buscamos a melhoria contínua dos atendimentos, prevenção e redução dos riscos inerentes à assistência à saúde, promovendo a oferta de cuidados seguros e de qualidade aos cidadãos”, explica.

 

Hospital Municipal de Bertioga

O HMB - INTS possui 61 leitos de internação, sendo 14 leitos de alojamento conjunto na Maternidade, três leitos na Unidade de Cuidados Intermediários, cinco leitos na ginecologia, dez leitos na pediatria, 17 leitos na enfermaria adulto masculino e feminino e quatro leitos na sala de estabilização. Além disso, o Hospital oferece quatro leitos na Sala Vermelha, quatro leitos na Sala de Recuperação Pós Anestésica e o centro cirúrgico, que tem em anexo uma sala de pré-parto com quatro leitos, uma sala de parto normal, três salas cirúrgicas, sendo que uma delas é onde ocorre as cesáreas.