Em meio a proibição das aulas presenciais na rede pública de ensino, em virtude da pandemia de covid-19, entidades buscam estimular os alunos para se manterem entusiasmados com a educação, mesmo em casa. Em Bertioga, um bom parceiro é o Lions Clube Bertioga, que está com inscrições abertas para os concursos de Cartaz Sobre a Paz 2020-2021, com o tema A paz por meio do serviço.

Participe dos nossos grupos 👉 http://bit.ly/COSTAINFO5 📲 Informe-se, denuncie ℹ

Por mais de três décadas, os Lions clubes de todo o mundo têm patrocinado este concurso de arte muito especial em escolas e grupos de jovens. Adriana Guida Bittencourt, assessora de comunicação e marketing do Lions Clube Bertioga, destaca que criar cartazes sobre a paz dá às crianças de todo o mundo a chance de expressar suas visões da paz e inspirar o mundo por meio da arte e da criatividade. “Os Leões lembraram algo muito importante ao mundo, que, por meio do serviço, podemos dar e receber tantas coisas - alegria, bondade, esperança e PAZ. Neste ano, os jovens têm a oportunidade de expressar a sua visão da paz sob a ótica do serviço”, afirmou.

No ano passado, na edição de 2019-2020, o vencedor Zhuo Zhang, de 12 anos, da China, com o tema Viagem de Paz. No cartaz, Zhang desenhou uma criança de costas carregando uma mochila com bandeiras de diversos países, seguido por pombos brancos.

O concurso é realizado anualmente pela entidade para alunos de escolas ou grupos de jovens organizados com idades entre 11 e 13 anos. O prêmio é o valor de US$ 5 mil (dólares) e uma viagem internacional para a cerimônia de premiação. Este ano, devido a pandemia, as escolas interessadas devem trabalhar online com seus alunos.

O trabalho não deve conter colagens, letras ou números e os dados do candidato devem estar atrás da folha. Os critérios são originalidade, mérito artístico e expressão do tema.

Os candidatos competem em diversos níveis. Inicialmente em nível local, no qual o melhor aluno da cidade vence e ganha prêmios, como relógios inteligentes (Smartwatch) e fones bluetooth (Airdots). Para esta etapa, em Bertioga, os trabalhos devem ser entregues na última semana de outubro. 

Em seguida, os vencedores desta fase, terão a oportunidade de competir em nível regional, entre distritos. Por fim, competem em nível internacional, no qual será decidido o grande vencedor.

Redação

Além do concurso de cartaz, a entidade promove um concurso de Redação Sobre a Paz, com o mesmo tema: A paz por meio do serviço. Os participantes devem ter entre 11 e 13 anos, podendo ser deficientes visuais ou não.

Os trabalhos não podem ter mais do que 500 palavras e devem ser redigidos em inglês, digitados em preto e com espaçamento duplo. Cada redação deve ser enviada com um formulário preenchido e não podem ser publicadas previamente.

Meio ambiente

Outro trabalho muito especial desenvolvido pelo clube de servir é voltado ao meio ambiente e pode tornar Bertioga ainda mais verde. Uma campanha convida as crianças a tornarem o mundo verde, por meio da ação de espalhar sementes de árvores frutíferas.

O cartaz informa que em breve será a temporada de frutas como goiaba, maracujá, melão, laranja, mamão, abacate, melancia e limão, dentre outras, e faz um apelo: “Nosso pedido para todos é de não jogar as sementes no lixo, mas em vez disso, lavá-las, secá-las (ao sol) e armazená-las em um saco de papel e guarda-las no carro”.

A orientação é de que estas sementes sejam semeadas ao ar livre, ou seja, jogadas em terrenos vazios, à beira da estrada, ou de rios e lagoas. Um convite para uma ação que pode ser feita em viagens, passeios de bicicleta, de moto, ou mesmo de carro. Um ato simples, que pode contribuir com, no mínimo, uma árvore a cada temporada. “A nossa missão de tornar este mundo verde pode acontecer”, diz a mensagem no cartaz.