Os ministros das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e do Meio Ambiente, Ricardo Salles, realizaram uma teleconferência nesta quarta-feira (17) com o enviado presidencial para o clima do governo dos Estados Unidos (EUA), John Kerry, para discutir mudanças climáticas e o combate ao desmatamento. Kerry foi nomeado em novembro como principal representante da gestão de Joe Biden nas questões sobre clima e meio ambiente. 

Em nota, o Itamaraty destacou que a reunião serviu para "aprofundar o diálogo bilateral nas áreas mencionadas, com processo estruturado em encontros frequentes, em busca de soluções sustentáveis e duradouras aos desafios climáticos comuns". 

Em vídeo postado nas redes sociais, o ministro Ricardo Salles informou que além de mudanças climáticas, Amazônia e a Conferência das Partes (COP) sobre o clima das Nações Unidas, a reunião também tratou de um evento que está sendo organizado pelo governo norte-americano sobre meio ambiente. O Earth Summit está programado para o dia 22 de abril, em Washington. 

Excelente reunião que tivemos com o Sec. John Kerry sobre clima, COP, Amazônia e o Earth Summit em abril, em Washington pic.twitter.com/tkNk4D7aNV

Loading

— Ricardo Salles MMA (@rsallesmma)

"Importante assunto porque é a parceria que nós vamos estabelecer com o governo que se inicia, dos Estados Unidos, para tratar dos diversos temas, dentre eles, aqueles recursos relativos aos créditos de carbono, tão importantes para o nosso cuidado com a Amazônia", afirmou.

Também em postagem nas redes sociais, o chanceler Ernesto Araújo comentou sobre a reunião. "O diálogo e a cooperação sobre meio ambiente e clima serão mais um elemento agregador na parceria Brasil-EUA que continuamos construindo", disse.  

O Min. Ricardo Salles e eu tivemos hoje teleconferência com o Secretário John Kerry, representante especial dos EUA para Mudança do Clima. O diálogo e cooperação sobre meio ambiente e clima serão mais um elemento agregador na parceria Brasil-EUA que continuamos construindo. ???? https://t.co/XAt4MVSKrP

Loading

— Ernesto Araújo (@ernestofaraujo)

Edição: Fábio Massalli EBC Política Nacional