O que é? 

No portal do Sistema Costa Norte, ao selecionar a opção Eleições 2020, que aparece no canto superior esquerdo, o usuário do portal é direcionado para a página geral das eleições. Nesta página, além das últimas notícias sobre as eleições na região, o usuário vai encontrar um menu com 13 cidades do litoral paulista. Nestes menus estão todos os candidatos a prefeito e vereador das cidades do Litoral Paulista cobertas veículo. Adicionalmente, no dia das eleições haverá atualizaçãos em tempo real sobre os candidatos a prefeito e a vereador vencedores nas cidades do Litoral Paulista.

Ao selecionar qualquer uma das cidades, o usuário é direcionado para uma página com as últimas notícias relacionadas à cidade de sua escolha onde ele pode também checar a biografia e o histórico de todos os candidatos à prefeitura e à vereança de sua cidade.

Os eleitores também podem, por meio das funcionalidades eleições 2020,  tirar desde dúvidas mais gerais como dados pessoais, idade e origem do candidato, até dúvidas sobre o número de urna, partido, e coligação. Além disso, o patrimônio declarado pelos candidatos e as participações em eleições anteriores também podem ser consultados pelos eleitores.

Participe dos nossos grupos 👉 http://bit.ly/COSTANOTÍC2 📲 Informe-se, denuncie

 

Como e por que esse recurso foi lançado? 

Na era do ‘’dá um google’’, é um consenso que a dificuldade para se encontrar praticamente qualquer informação sobre qualquer coisa diminuiu vertiginosamente em relação a outras épocas. Nos dias que correm, a dificuldade é precisamente organizar toda a abundância de  informações.

Esse sintoma pode ser particularmente perigoso em momentos em que uma escolha importante depende da reunião adequada das informações. Um destes momentos em que ter as informações organizadas é crucial são as eleições. Para embasar suas decisões, os eleitores precisam ter acesso às informações de maneira clara, rápida e organizada.

Foi com essas ideias no horizonte que o Sistema Costa Norte criou em seu portal o recurso Eleições 2020, uma série de funcionalidade voltadas para quem quer votar com propriedade e conhecimento no pleito deste ano.  De acordo o analista de sistemas Bruno Mosconi, um dos responsáveis técnicos pela funcionalidade, o surgimento do recurso remonta às eleições de 2018, quando o portal divulgou uma série de resultados em tempo real “ Pensamos [em 2020] em fazer algo próximo daquilo".

“A ideia da funcionalidade é por meio das melhores ferramentas tecnológicas, como banco de dados,  fazer nas eleições o que fazemos o ano inteiro: facilitar a vida do nosso público, seja pela qualidade da informação, seja por sua organização”, complementa Roberto Zaidan, diretor de jornalismo do SCN.      

O técnico em informática Jefferson Takakura acredita que o recurso vai ao encontro da vocação da Sistema Costa Norte. “Todo o histórico de cobertura de eleição que o Costa Norte fez foi sempre divulgando. No resultado de 2018 fizemos quase uma cobertura minuto a minuto. E agora a gente quis unificar, colocar num lugar só as informações sobre todos os candidatos da Baixada”, sintetiza. Mosconi complementa com as vantagens trazidas pelos recursos. “Os benefícios que essa funcionalidade vai trazer aos leitores, é que eles vão ter uma forma mais fácil de se informarem sobre os candidatos. Sejam eles candidatos a vereador ou prefeitos aqui da região”

O recurso já está funcionando no portal, onde os leitores podem se informar sobre qualquer candidato de seu interesse em 13 cidades do litoral paulista. Além disso, durante as eleições os resultados serão divulgados em tempo real, com atualizações minuto a minuto. De acordo com Bruno Mosconi o foco é o leitor. “o recurso das eleições 2020 vai suprir a necessidade dos usuários da região de uma forma mais fácil pra eles terem acesso a essas informações de candidatos, separadas por cidades e região".

Jeferson complementa: "isso vai trazer agilidade para o pessoal que acompanha as eleições na Baixada. No dia das eleições as pessoas vão poder saber quem ganhou, quem perdeu, e além de, é claro, acompanhar as matérias que vêm saindo a respeito das eleições no geral. Acredito que o saldo seja muito positivo”, avalia.