Deputada Rosana Valle interfere em favor de sindicatos | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Deputada Rosana Valle interfere em favor de sindicatos

Da Redação
07 de fevereiro de 2020 às 09:55

As declarações individuais dos trabalhadores portuários avulsos autorizando os descontos em folha de pagamento poderão ser elaboradas nos sindicatos laborais das oito categorias que compõem o quadro de profissionais inscritos no Órgão Gestor de Mão de Obra de Santos (OGMO-Santos).  


Deliberada em reunião extraordinária realizada por seu conselho de gestão, dia 30 de janeiro, a medida flexibilizou uma decisão do próprio órgão gestor anunciada no início do ano, pela qual somente seriam aceitas manifestações prévias, expressas e por escrito, feitas individualmente pelos trabalhadores no RH da entidade que administra a mão de obra portuária avulsa, e não nas sedes sindicais.  


A manifestação pessoal concordando ou não com o desconto de percentual do ganho em benefício da entidade representativa atende a Lei nº 13.467/2013, a chamada Reforma Trabalhista aprovada no Governo Temer, que alterou dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). 


Preocupados com os impactos negativos que a resolução inicialmente exigida dos portuários poderia causar na atividade sindical, inclusive com prováveis reflexos nas finanças das entidades representativas e até mesmo na manutenção do plano de saúde de algumas categorias celebrados de forma associativa, dirigentes pleitearam a revisão da norma junto ao órgão gestor local e Sindicato dos Operadores Portuários (SOPESP), bem como solicitaram o apoio da deputada federal Rosana Valle (PSB-SP). 


Sensibilizada, ela encaminhou ofício ao SOPESP requerendo a participação dos sindicatos no processo. "Considerando que a legislação trabalhista exige tal procedimento, entendo que a participação das organizações representativas majoritárias da classe laboral é salutar e de fundamental importância para o êxito desse e de qualquer outro processo, cabendo destacar que, nesse caso específico, o OGMO estará dando fiel cumprimento aos dispositivos legais sem interferir no mérito da atividade sindical", afirmou a parlamentar. 


O presidente do Sindicato dos Operadores de Guindastes e Empilhadeiras do Estado de São Paulo (SINDOGEESP), Paulo Antônio da Rocha, comemorou a decisão revista. "Encaminhamos ofício ressaltando a relevância da participação do sindicato nas questões que tratam do cotidiano social e sobretudo laboral dos nossos profissionais, até porque temos responsabilidades não apenas para com os sindicalizados, mas com todos os que compõem a categoria. Nesse sentido, creio que a direção do OGMO agiu com coerência ao aceitar os argumentos dos trabalhadores e da deputada Rosana Valle, que mais uma vez cerrou fileira ao lado dos portuários."


O sindicato mantém em seu quadro cerca de 700 profissionais. Na liderança de 1.500 homens ligados ao Sindicato dos Operários Portuários de Santos e Região (Sintraport), Claudiomiro Machado comentou. "Ao permitir a coparticipação das entidades laborais nessa operação, a direção do OGMO agiu acertadamente e soube reconhecer o quão é vital e indispensável o sindicato na vida do trabalhador", avaliou o mandatário da categoria, que também agradeceu o respaldo da parlamentar santista.   


Desta forma, a partir do dia 1º de março o OGMO somente fará o desconto de Assistência Social (DAS), cartão de câmbio, grêmios recreativos e outros, apenas dos profissionais que apresentarem declaração específica até a data, por meio de seus sindicatos, ou daqueles que comparecerem pessoalmente no RH do órgão para manifestar sua livre e espontânea vontade, assim como a ausência da manifestação mediante o silêncio do trabalhador também implicará no cessamento de qualquer desconto. 


Abrangendo um total aproximado de 5.500 profissionais, a decisão é válida para trabalhadores portuários avulsos ligados aos sindicatos, dos Estivadores, Trabalhadores de Bloco, Conferentes de Carga, Descarga e Capatazia, Consertadores, e Vigias Portuários, além do Sindogeesp, Sindaport e Sintraport. 

Comentarios

O que fazer em Santos

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano de 4 a 10 de junho

  • Coroa - 4 a 10 de junho

    COROA -  (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Semana de muita correria, reuniões trabalhistas , acertos financeiros enfim chegou  a hora de correr atrás de seus objetivos com mais seriedade e fé. Bom momento para cuidar um pouco mais de você, da sua saúde física e espiritual.  Algumas questões familiares ainda precisam ser melhores resolvidas, mas tudo tende a ficar melhor depois de uma conversa franca sobre o assunto. No amor é hora de esclarecer as dúvidas e colocar fim em encrencas desnecessárias.

  • Candeias - 4 a 10 de junho

    CANDEIAS - (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) Uma nova fase de luz e raciocínio lógico, você se desprende de situações desfavoráveis e segue mais confiante em questões profissionais. Esta será uma boa semana para negócios , você conseguirá resolver questões de maneira mais positiva. Pequenas crises amorosas podem surgir, mas com o passar dos dias tudo se resolve de maneira mais positiva. Você se afastou um pouco de sua fé, é hora de encontra-la novamente dentro de você.

  • Roda - 4 a 10 de junho

    RODA - (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Os dias que se seguem serão de luz e desapego, momento onde literalmente você chuta o balde diante das questões, se desprende das negatividades e encontra a paz ideal para os seus caminhos. Chegou a hora de evoluir, de buscar novas respostas profissionais, de manter o foco dos seus objetivos e esquecer de questões banais que só atrapalham o seu crescimento. No amor tudo segue tranquilo, você consegue resolver tudo de maneira positiva.

  • Sino - 4 a 10 de junho

    SINO - (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Em busca de dias melhores você segue na esperança de resolver certos assuntos, tenta entender a pessoa amada mas enfrenta algumas dificuldades em aceitar certas situações. Com o passar dos dias tudo tende a acontecer de maneira mais positiva, apesar da semana trazer certos desafios também te trará muita fé e confiança para os seus dias, onde você vai conseguir resolver assuntos profissionais com mais facilidade além de resolver importantes assuntos particulares.

  • Moedas - 4 a 10 de junho

    MOEDAS - (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) Momento de raciocínio lógico, uma fase de paz e tranquilidade onde você consegue resolver certos assuntos particulares. Chegou a hora de resolver as questões que te preocupa, ir ao encontro de soluções que farão mais sentido para a sua vida. No amor o segredo é não fantasiar tanto , não se entregar ao desespero e ao medo de perder pois muitas vezes você esquece de viver os bons momentos da relação e se entrega às desconfianças.

  • Adaga - 4 a 10 de junho

    ADAGA -  (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) Uma nova luz em questões amorosas, fase de positividade e fé onde você encontra respostas mais favoráveis em seus caminhos. Em questões profissionais os dias que se seguem serão melhores, mais equilibrados em todos os sentidos, você encontra respostas que tranquilizarão o seu coração. As questões familiares que te rondam terão melhores soluções dentro em breve onde você vai conseguir tranquilizar o seu coração.

  • Ferradura - 4 a 10 de junho

    FERRADURA - (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Fase de luz e alegrias, momento onde você consegue se libertar de questões que antes te preocupavam e muito, agora chegou a hora de realizar os seus objetivos com mais seriedade, dar a volta por cima e colocar ordem em questões pessoais. No amor os dias que se seguem te trarão melhores respostas e você se dedicará mais à pessoa amada. Momento de luz, de cuidados espirituais onde a fé renasce dentro de você.

  • Taça - 4 a 10 de junho

    TAÇA -  (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO)  Dias de alegrias e paz, momento de reorganização pessoal, novas respostas trazem o equilíbrio ideal para os seus caminhos. Você busca uma nova luz profissional, tenta manter o equilíbrio em todos os sentidos, vai ao encontro de dias melhores e volta a apostar em seu potencial. No amor uma surpresa te trará mais alegrias nesta semana, algo que você já tinha dado por perdido em sua vida ganha uma nova resposta.

  • Capela - 4 a 10 de junho

    CAPELA - (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Momento de luz, fase de paz e equilíbrio onde você se desprende de certos medos e vai em busca de novidades que farão mais sentido em seus caminhos. No amor uma nova resposta traz a paz ideal para o seu coração, depois de uma fase de muitas lutas chegou a hora de se entregar mais, de deixar tudo acontecer , e a semana te favorece neste sentido onde você ganha a certeza de que tudo acontecerá de maneira positiva.

  • Punhal - 4 a 10 de junho

    PUNHAL - (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Você consegue dar a volta por cima diante de uma importante questão, livra-se das preocupações que antes te tiravam o sono, a semana promete ser proveitosa em todos os sentidos. Chegou a hora de evoluir seus projetos, seguir mais confiante diante das questões , respostas financeiras chegarão esta semana e te ajudará a seguir mais confiante. No amor deixe o tempo agir, ele trará a melhor resposta para o seu relacionamento.

  • Estrela - 4 a 10 de junho

    ESTRELA - 22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Uma fase de luz e raciocínio lógico, chegou o momento de buscar a paz interior, resolver todas as questões de maneira positiva. No amor não se deixe levar pelo ciúme, muitas vezes as questões que te rondam podem ser melhores resolvidas mas é preciso acordar para a realidade, não fantasiar tanto as situações. Chegou a hora de buscar a paz interior, deixar o tempo resolver tudo e seguir mais confiante em seus melhores planos.

  • Machado - 4 a 10 de junho

    MACHADO - (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Fase de luz e positividade, momento onde você se dedica mais às questões pessoais, se desprende de certos medos que antes atrapalhavam os seus caminhos, segue em frente mais confiante e com mais determinação. No amor o jogo vira, antes você corria atrás agora a pessoa amada é quem sentirá e muito a sua falta, isso te fará bem e você vai alcançar o equilíbrio que tanto deseja em todos os sentidos.Bom momento para dedicar-se mais às questões profissionais.