Vereadores buscam adiar reintegração de posse no Jardim Vicente de Carvalho | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Vereadores buscam adiar reintegração de posse no Jardim Vicente de Carvalho

Estela Craveiro
27 de junho de 2018 às 11:58

Moradores do Jardim Vicente de Carvalho foram recebidos pelos vereadores na Câmara Municipal de Bertioga na noite da terça-feira, 26, antes do início da sessão semanal. Eles estão sendo notificados por oficiais de justiça para deixar a área de invasão que habitam, sobre o mangue, às margens do rio Itapanhaú, em ação iniciada pela prefeitura em 2016. Trata-se de cumprir condição prevista no contrato com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU) para que sejam construídas as 146 unidades que faltam para completar o conjunto habitacional do bairro, totalizando as 400 previstas.

Não só os moradores não têm para onde ir, como outros, ao que tudo indica, continuam chegando, como explicou o líder comunitário Zezinho Reis: “No sábado (25) houve um recadastramento, e o Cras (Centro de referência de Assistência Social) continua no bairro cadastrando. De início eram 120 famílias. Agora, extraoficialmente, são 140. Um ano atrás teve cadastro. Eram 51 famílias. Há um ano estamos pedindo para o Rachid (secretário de Obras e Habitação Luiz Carlos Rachid) e o André (Rogério Santana, diretor de habitação da secretaria) congelar. Minha última tentativa foi em 4 de abril, está no meu celular a mensagem do Rachid dizendo que iria retornar, mas não retornou”.

Alguns moradores do Jardim Vicente de Carvalho em depoimentos na Câmara de Bertioga
Alguns moradores do Jardim Vicente de Carvalho em depoimentos na Câmara de Bertioga Foto: Estela Craveiro/JCN

A síntese da manifestação de alguns moradores é que a maioria dos ocupantes da invasão são famílias, com vários filhos, das quais 70% dos pais e 100% das mães estão desempregados. Há pelo menos dez mulheres grávidas, vários idosos e pessoas doentes. A tônica do discurso de todos é a mesma. Eles sabem que estão em área de invasão e se dizem dispostos a cumprir a lei, mas não sabem para onde ir. A partir da entrega da última notificação pelas oficiais de justiça, eles terão 15 dias para desocupar a área. Se não o fizeram, serão retirados, com a ajuda da Polícia Militar. Zezinho Reis calcula que até agora tenham sido entregues 80% das citações e intimações.

Todos os vereadores presentes à sessão, dos quais vários têm acompanhado o caso de perto, manifestaram seu apoio e Ney Lyra (PSDB), presidente da Câmara, enfatizou a iniciativa dos parlamentares: “Estamos unidos à frente de um trabalho para suspender a reintegração, por um mínimo de 30 dias, até achar uma solução dentro da legalidade.” Lyra aproveitou a oportunidade para alertar outros invasores: “Mais reintegrações estão sendo preparadas para ser despachadas. É desesperador. Se as lideranças não se unirem para conter novas invasões e receber a prefeitura para congelar as áreas, vai ser mais complicado. Os últimos que estão entrando estão atrapalhando quem está lá”. 

Comentarios

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 8 a 15 de abril

  • Coroa - 8 a 15 de abril

    COROA_ Momento de fé e sabedoria, depois de muitas lutas o destino te favorece com respostas positivas que mudam o seu astral, chegou a hora de estabilizar os seus caminhos, fugir de situações que podem atrapalhar os seus bons planos. Acredite na sua capacidade e siga em frente, o momento pede mais atrevimento de sua parte, as boas respostas sempre surgem depois que você toma atitudes que realmente fazem a  diferença.

  • Candeias - 8 a 15 de abril

    CANDEIAS_ Momento favorável para o amor, uma fase de luz e alegrias onde tudo começa a acontecer de maneira positiva, você precisa agir com mais clareza diante das situações, ser mais transparente com a pessoa amada e verá que não há tantos problemas em seu relacionamento. Em questões profissionais em breve novas respostas tranquilizam o seu coração, principalmente em situações financeiras onde você consegue dar a volta por cima.

  • Roda - 8 a 15 de abril

    RODA_ Semana de força, de motivação e otimismo, você consegue dar a volta por cima diante das situações, busca o foco dos seus objetivos e vai em frente rumo aos seus bons projetos. O momento pede para que você tenha calma com as questões familiares e não se deixe levar por falatórios que podem vir a te prejudicar. Controle os seus instintos e busque a paz acima de tudo, a sua maior força está na capacidade de apaziguar tudo.

  • Sino - 8 a 15 de abril

    SINO_Vibrações positivas para o amor, fase de renovação e fé, você consegue se entender com a pessoa amada e foge de situações desagradáveis, tenta manter a paz diante de muitos assuntos e se equilibra diante das questões. Os dias que se seguem trarão as respostas ideais que farão mais sentido em seus caminhos, busque a paz interior e faça valer os seus bons planos. Confie na sua capacidade e siga em frente com seus objetivos maiores.

  • Moedas - 8 a 15 de abril

    MOEDAS_ Muitas das questões ao seu redor acabam te confundindo mas o melhor está por vir e as respostas farão mais sentido em breve, onde você vai conseguir realizar os seus objetivos. No amor uma nova resposta surge em seus caminhos e tudo fica mais agradável, e com o passar dos dias você se sente melhor ao lado da pessoa amada, se sente mais confiante e também percebe a necessidade de dar mais atenção à pessoa amada.

  • Adaga - 8 a 15 de abril

    ADAGA_ A capacidade de dar a volta por cima, realizar os seus objetivos com força e determinação. Você consegue resolver certas situações de maneira positiva, busca a paz para os seus caminhos e muda tudo o que for preciso. Momento oportuno onde tudo acontece de maneira tranquila, vá ao encontro da luz e da paz, faça com que tudo aconteça de maneira favorável e nunca se prenda a nada, busque a paz acima de tudo e faça acontecer de maneira positiva seus caminhos.

  • Ferradura - 8 a 15 de abril

    FERRADURA_ Momento de renovação e fé, você se sente bem depois de desabafar seus reais sentimentos, está disposto(a) a mudar os seus caminhos de maneira positiva, se desprende dos seus medos e encara as realidades. A semana pede mais atitude de sua parte, se realmente deseja uma determinada mudança é necessário fazê-la acontecer em seus caminhos portanto busque a paz antes que tudo venha a ser diferente em seus caminhos.

  • Taça - 8 a 15 de abril

    TAÇA_ Momento de renovação e otimismo, fase de conquistas e bons aprendizados, esqueça o passado e busque respostas no presente, equilibre-se e não se deixe levar por pequenos imprevistos que possam te trazer um certo mal-estar. Você precisa encarar de frente as situações e virar páginas, saber que tudo muda com o decorrer do tempo e mesmo estando diante de certas situações tudo pode ser diferente, basta você saber lidar com os assuntos.

  • Capela - 8 a 15 de abril

    CAPELA_ Momento de motivação e luz, fase de respostas onde tudo pode acontecer de maneira positiva. Você vai enfrentar diversas situações porém com o passar dos dias tudo pode ser diferente em seus caminhos. Você vai mudar o que for preciso porém os dias que se seguem farão com que você se sinta melhor. No amor nem sempre as coisas acontecem como você deseja, porém não perca a esperança pois tudo pode mudar.

  • Punhal - 8 a 15 de abril

    PUNHAL_ Fase de renovação, de fé e entusiasmo, a semana promete ser de resoluções e muitas alegrias, fim da dúvida que tanto atrapalhou os seus caminhos. Chegou a hora de levar em frente todos os seus projetos, encarar as situações e mudar o que for preciso. O seu coração ainda carrega algumas dúvidas, mas a razão trará a paz para os seus caminhos. No amor deixe o tempo agir, ele sempre te traz a melhor resposta.

  • Estrela - 8 a 15 de abril

    ESTRELA_ Momento de equilíbrio e força, fase de fé e altruísmo, você se equilibra diante das situações e dá a volta por cima nos seus projetos pessoais. Tente manter a paz ao lidar com assuntos amorosos, devido a muitas questões pode ser que você se encontre cansado(a) e pode ter atitudes inesperadas com a pessoa amada. Com o passar dos dias tudo pode ficar bem, apenas tenha calma e saiba lidar com as questões de maneira positiva.

  • Machado - 8 a 15 de abril

    MACHADO_ Momento de luz e alegrias, fase de paz e entendimento, você se depara com situações agradáveis e isso fortalece o seu astral. Fase de dedicação e novos aprendizados, você se volta aos estudos e quer evolução em seus caminhos, encontra a paz para os seus dias deixando de lado tudo o que for prejudicial, que atrapalha os seus bons planos. A sua dedicação é muita e isso te traz respostas pra lá de esclarecedoras.