Arte que abriga arte | Sistema Costa Norte de Comunicação
|
Arte que abriga arte
Foto: Divulgação/Pinacoteca Benedicto Calixto

Arte que abriga arte

A Pinacoteca Benedicto Calixto transpira arte mesmo antes de adentrar o belo palacete neoclássico

16 de novembro de 2019 Última atualização: 17:16
Por Da Redação

É comum a presença de pessoas na orla da praia, paradas em frente à Pinacoteca Benedicto Calixto, para admirar um palacete branco, de arquitetura neoclássica do início do século XX, centralizado em grande área verde. Só depois, percebem tratar-se de uma instituição cultural. A beleza da edificação chama a atenção de visitantes, que tiram selfies e panorâmicas.

Nem sabem eles que o melhor ainda está lá dentro, na suntuosidade das escadarias, na decoração art nouveau, no requinte de lustres e arandelas, na beleza e brilho dos pisos em madeira. Aliás, a gente até esquece, num primeiro momento, que o local abriga uma pinacoteca. A casa, em si, já é uma grande mostra cultural.

Felizmente, ela está muito bem equipada, com biblioteca cujo acervo é composto por livros de arte, exposição permanente de obras de Benedicto Calixto e uma curiosa mostra fotográfica, que registra a árdua recuperação deste palacete, pertencente a um barão do café, mas que, depois, abrigou um asilo, mais tarde um pensionato para moças e, no seu pior período, um cortiço. Só no final dos anos 1970 é que o imóvel passou a ser de utilidade pública e foi restaurado.


Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA7 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


O andar superior funciona como galeria de mostras temporárias e o espaço promove cursos, oficinas e palestras.

O jardim externo não pode deixar de ser visitado; bem cuidado e com sombra refrescante, dispõe de bancos para melhor usufruir o local e admirar esculturas, uma das quais doada pela artista plástica catarinense Bia Doria, representante da arte contemporânea sustentável cujas obras são feitas a partir de resíduos de floresta de manejo, produtos sustentáveis e árvores nativas resgatadas em queimadas, desmatamentos, fundo de rios e barragens.

Num cantinho agradável desse jardim, há uma charmosa cafeteria; nem poderia deixar de ser assim, um bom café sempre melhora um bom passeio.

A Pinacoteca Benedicto Calixto fica na avenida Bartolomeu Gusmão, nº 15, bairro Boqueirão, na orla da praia. O acesso é livre e abre de terça-feira a domingo, das 9h às 18 horas. Telefone: 55 (13)3288 2260.

Comentários
38863
Últimas Notícias