Os encantos do Parque Estadual de Ilha Bela | Sistema Costa Norte de Comunicação
|
Os encantos do Parque Estadual de Ilha Bela
Foto: Bianca Schumacher/WikiParques

Os encantos do Parque Estadual de Ilha Bela

Uma imensidão verde recortada por cachoeiras, piscinas naturais, picos de até 1.300 metros de altitude e fartura de animais e de bela flora tropical. Este é apenas um recorte de sua diversidade

15 de novembro de 2019 Última atualização: 14:41
Por Da Redação

Pense numa trilha que vá ao encontro de suas preferências e possibilidades. Você certamente a encontrará entre as 11 disponíveis no Parque Estadual de Ilhabela,  um parque-arquipélago formado por  12 ilhas, três ilhotes, três lajes e um parcel,  leito de mar de pouca profundidade. Esta maravilha abriga-se numa imensa área de mais de 27 hectares; isso representa 85% do território do arquipélago de Ilhabela.

O parque estadual comporta, ainda, oito dos 18 núcleos caiçaras da cidade e mais de 250  quedas d´água,  em cujas bases, muitas delas formam piscinas naturais. 

A Mata atlântica cobre  picos de montanhas de diversas altitudes, o maior dos quais, com cerca de 1.300 metros de altitude. É fácil, assim, antecipar quantas belezas da fauna e da flora podem ser admiradas, nas diversas trilhas que  percorrem estas matas exuberantes. Animais como macaco-prego,  paca, lontra,  jaguatirica e  caxinguelê podem ser vistos com um pouco de sorte, principalmente, no caso da jaguatirica.


Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA7 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


A diversidade de trilhas permite a prática de esportes, desde a simples caminhada, até as mais radicais, que podem ser percorridas, inclusive, com  veículos 4x4 . O birdwatching, atração preferida, principalmente, por estrangeiros, oferece momentos de contemplação e encantamento; há tucanos, maritacas, tiês-sangue, macucos, gaviões, jacus,  jacutingas, em meio às 320 espécies de aves catalogadas.

O Parque Estadual de Ilhabela data de  20 de janeiro de 1977, criado por meio  do Decreto nº 9.414.  A Fundação Florestal, vinculada à  Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo, é responsável pelo parque, cujo objetivo é preservar esta parte tão importante de nossa Mata Atlântica.

As trilhas podem ser percorridas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informação:  (12) 3896 2585/3896 1646. Finais de semana, feriados e alta temporada: consultar horários de funcionamento .

Telefones: (12) 3896 2585/1646.

E-mail: [email protected]

Endereço: praça Coronel Julião de Moura Negrão, n°115 – Vila Centro/ Ilhabela.

 

 

Comentários
38832
Últimas Notícias