Comemorações pelos 43 anos da Zona Noroeste começam neste sábado | Sistema Costa Norte de Comunicação
|
Comemorações pelos 43 anos da Zona Noroeste começam neste sábado
Foto: Marcelo Martins

Comemorações pelos 43 anos da Zona Noroeste começam neste sábado

Cantora Izy Monteiro se apresenta na Passarela do Samba a partir das 20 horas

24 de agosto de 2019 Última atualização: 13:47
Por Da Redação

A Zona Noroeste completará 43 anos neste domingo, 25, mas a programação especial para a comunidade começa no sábado, 24, com o show gratuito da cantora Izy Monteiro, a partir das 20h, na avenida Afonso Schmidt (Passarela do Samba), no bairro Castelo, com repertório sertanejo romântico.

No domingo, 25, às 19 horas, uma missa será celebrada na Igreja Santa Margarida Maria (Praça Júlio Dantas, 45), no Santa Maria, pelo pároco Cláudio da Conceição.

Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA4 🕵‍♂Informe-se, denuncie!

O encerramento das comemorações será no sábado seguinte, 31, a partir das 9h, com o desfile cívico militar na Afonso Schmidt que também abrirá a Semana da Pátria em Santos. Na sequência, a prefeitura entregará as obras do Centro de Atendimento ao Turista e de Comércio de Artesanato da Zona Noroeste – também conhecido por Camelódromo -, à praça Bruno Barbosa (Castelo).


Desenvolvimento

A Zona Noroeste é formada por 16 bairros (Alemoa, Areia Branca, Bom Retiro, Caneleira, Castelo, Chico de Paula, Ilhéu Alto, Piratininga, Porto Alemoa, Porto Saboó, Rádio Clube, Saboó, Santa Maria, São Jorge, São Manoel e Vila Haddad), que ocupam 12 mil metros quadrados, onde vivem cerca 120 mil pessoas.

Considerada uma das prioridades da administração municipal, a região tem recebido investimentos em vários setores. Entre eles, as obras em andamento da Nova Entrada de Santos, que preveem melhorias significativas quanto à mobilidade, diminuição de pontos de alagamento, asfaltamento, ciclovia, entre outras.

Sobre infraestrutura, a região foi contemplada com as ciclovias das vias Jovino de Melo, Eleanor Roosevelt, Afonso Schmidt e Haroldo de Camargo. E estão em obras as ciclovias da Ferreira Canto, a da segunda etapa da Nossa Senhora de Fátima e Rua Aprovada. Neste ano, até o momento, foram executados 1,9 km de pavimentação; e no ano passado, recapeados 6,5 km.

Em Saúde, a importante conquista foi a UPA da Zona Noroeste, além de três novas policlínicas no Bom Retiro, Alemoa e Piratininga e a da Areia Branca que, em breve, ficará pronta. Outros equipamentos novos com atendimento especializado são o Centro Especializado em Recuperação (CER), no Bom Retiro, e a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

Na Educação, a comunidade ganhou neste ano a escola municipal Luiz Alca de Sant'Anna, no Piratininga; diversas intervenções vêm sendo realizadas para alunos e funcionários, proporcionando mais conforto e segurança. São elas Pedro Crescenti, 28 de Fevereiro, Nelson Toledo Piza, Clóvis Bandeira Brasil e Samuel Leão de Moura.

A Zona Noroeste também é região de passeio: Jardim Botânico Chico Mendes, Engenho de São Jorge dos Erasmos, além do Sesi e a Passarela do Samba Dráusio da Cruz, onde acontecem shows, desfile do carnaval e eventos em geral. A Zona Noroeste é também a única região de Santos que oferece duas unidades do Restaurante Bom Prato: uma no Dique da Vila Gilda e outra no Chico de Paula.


Data

De acordo com as leis municipais 4.047/1976 e 4.069/1976, o Dia da Zona Noroeste é comemorado anualmente no último domingo de agosto. Apesar de oficialmente completar 43 anos, a região começou a ser ocupada na década de 1920, com a instalação das linhas de bonde pela Cia City. Até então ocupada por chácaras, a partir de 1950 foi intensificada a habitação da área com a chegada de imigrantes que vieram trabalhar na construção do polo industrial de Cubatão.

Comentários
35362
Últimas Notícias