Dia Nacional do Cigano é comemorado com festa no Procópio Ferreira | Sistema Costa Norte de Comunicação
|
Dia Nacional do Cigano é comemorado com festa no Procópio Ferreira
Foto: Divulgação

Dia Nacional do Cigano é comemorado com festa no Procópio Ferreira

A 20º Grande Festa Cigana está programada para o dia 11 de maio, no teatro de Guarujá

22 de abril de 2019 Última atualização: 13:47
Por Da Redação

A 20º Grande Festa Cigana marcará o início das comemorações, em Guarujá, pelo Dia Nacional do Cigano, celebrado em 24 de maio. O evento será realizado no dia 11 de maio, às 19 horas, no Teatro Municipal Procópio Ferreira (Av. Dom Pedro I, 350 - Jardim Tejereba).


Participe dos nossos grupos ℹhttp://bit.ly/CNGUARUJA2  🕵‍♂Informe-se, denuncie!


A festa, que é uma homenagem à padroeira dos ciganos, Santa Sara Kali, contará com shows de danças ciganas, dança do ventre, cartomancia e exposição de artigos da cultura cigana. A expectativa é de que a celebração atraia mais de 300 pessoas, com caravanas vindas das cidades da Baixada Santista, capital paulista e região do ABC.


O ponto alto da celebração é o ‘ritual do fogo’ ou ‘ritual da fogueira cigana’. É um rito à Santa Sara que utiliza pão, sal e vinho, pedindo as bênçãos da padroeira. Ao terminar, os ciganos dançam em volta da fogueira, celebrando a vida com alegria, palmas e canto. O fogo é sagrado para a cultura cigana, pois esquenta o acampamento em noite fria, aquece o alimento e queima as energias negativas.


A representante da Comunidade Cigana de Guarujá, Cleo Souza, mais conhecida como Cléo Gitana comentou: “Trabalhamos em prol da luta para desmitificar o preconceito inserido na imagem do povo cigano. Por meio dos nossos eventos, contamos um pouco da cultura e da tradição do nosso povo”.


Os convites da festa custam R$ 10 e também é solicitado 1 kg de alimento não-perecível para Fundo Social de Solidariedade de Guarujá. O convite dá direito à mesa de frutas e ponche. Outras Informações podem ser obtidas pelos telefones (13) 3348-1431 e 3062-0263.


O evento é uma realização da Tsara Gitana Cléo (Lua Bonita) e tem apoio da prefeitura de Guarujá, por meio das secretarias de Cultura (Secult) e Relações Sociais (Seres). 

Comentários
30936
Últimas Notícias