Planilha de gastos: como construí-la e suas vantagens | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Planilha de gastos: como construí-la e suas vantagens

Onze Investimentos

Onze Investimentos

Na coluna da Onze você descobre as melhores maneiras de economizar e multiplicar seu dinheiro. Entre os conteúdos estão dicas de investimento, planejamento financeiro e tudo sobre previdência privada.

Ter um bom controle financeiro é uma tarefa de extrema importância e, mesmo que às vezes pareça algo muito distante da realidade, poupar dinheiro é simples quando você entende sobre seus gastos mensais.

Independente de qual seja seu objetivo financeiro, o primeiro passo é iniciar uma planilha de gastos e perceber para onde está indo seu capital. Você sabe quais as vantagens e como construir essa ferramenta? Confira agora mesmo!

O que é a planilha de gastos?

Um dos métodos mais conhecidos para controlar os orçamentos pessoais, familiares e até mesmo empresariais é a planilha de gastos. Ela nada mais é do que uma forma simples e eficaz de reunir todos os seus gastos e somá-los por períodos.

Nas planilhas os gastos são separados em categorias e ela é atualizada conforme as transações, deixando mais visível para onde está indo seu dinheiro. Utilizar esse método é fundamental para o controle financeiro e dá diversos benefícios para as pessoas.

Ajuda a reduzir gastos e guardar dinheiro

Esse é um dos grandes benefícios de organizar a vida financeira, afinal, como é possível reduzir gastos se você nem sabe para onde vai o seu dinheiro?

Ao manter o controle é possível identificar com o que está sendo gasto em cada mês e o que pode ser diminuído ou cortado das despesas. Com essa análise e cortes é possível guardar mais dinheiro e ou realoca-los para objetivos e planos futuros.

Ajuda a manter a conta bancária no azul

Imagina que maravilhoso não precisar se preocupar com a situação financeira do próximo mês e saber onde se poderá gastar?

Com o controle e uma boa planilha isso é possível, afinal, todos os seus gastos serão listados e é possível identificar qual será a quantia comprometida no mês seguinte, tornando mais fácil o planejamento com outros gastos.

Auxilia nos planos e metas

Para que muitos objetivos sejam alcançados é preciso guardar dinheiro para eles, certo? Seja a mudança de casa, aquela viagem desejada, um curso ou qualquer outra meta.

Para que eles aconteçam é preciso ter planejamento financeiro, controle dos custos e projeção do seu dinheiro, tornando mais fácil poupar, fazer investimentos e entender o que pode ser modificado para alcançar seus planos.

Como fazer uma planilha de gastos?

Agora que você sabe mais sobre a importância da planilha de gastos, que tal construir a sua?

Utilize uma ferramenta

O primeiro passo para a construção de uma planilha de gastos é saber onde ela será feita. Existem diversos softwares e programas mais completos, mas se sua intenção é fazer algo prático e de gastos pessoais ou familiares, o bom e velho Excel ou até mesmo o Google Drive são ótimos aliados do planejamento.

Insira os meses e levante os tipos de despesas

Para começar sua planilha insira os meses do ano nas colunas, deixando a primeira em branco, afinal, essa será utilizada para colocar os gastos.

Na primeira coluna, liste em todas as linhas as suas despesas mensais. Coloque todos eles, sejam os gastos fixos, como contas de água, luz, internet, aluguel e os variáveis como cartões de créditos, mercado, gastos com roupas, comidas fora de casa, lazer e beleza, por exemplo.

Nada pode ficar de fora, pois somente anotando todos os seus gastos é possível analisá-los e entender o que pode ser diminuído e o que é essencial todo o mês.

Preencha sua planilha

Após levantar os seus gastos, é hora de preencher sua planilha com as despesas de cada mês. É claro que vai ser difícil anotar tudo de tempos passados, portanto, foque no mês atual e, a partir daí, tenha disciplina no seu controle para que o planejamento seja feito com os gastos verdadeiros.

É importante atualizar sempre a planilha para que não existam problemas de se esquecer para onde foi o dinheiro.

Some e compare

Com os gastos preenchidos, é hora de somar os meses e entender o que está sendo gasto em cada um deles. Analise o que pesou mais em cada momento e perceba se você está gastando mais do que deveria ou se está sobrando algum dinheiro ao fim de cada período.

Mais do que comparar, utilize seus últimos meses para planejar os próximos e traçar metas financeiras.

Entender seus gastos mensais é o primeiro passo para conseguir guardar dinheiro e alcançar alguns objetivos. Acompanhar a saída de dinheiro através de uma planilha é uma forma prática e eficaz de manter o seu controle financeiro em dia e se preocupar menos com dívidas e falta de dinheiro.

Como você controla o seu patrimônio e se planeja para o futuro? Aproveite que agora você sabe mais sobre os benefícios da planilha, anote seus gastos e construa já a sua! 

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 27 a 2 de junho

  • Coroa - 27 a 2 de junho

    COROA - (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) A semana pede mais equilíbrio nas questões financeiras, mais força  e dedicação nas questões profissionais enfim é hora de focar mais em seus objetivos, se desprender dos seus medos e encarar uma nova jornada com mais coragem arriscando um pouco mais. No amor a semana é bem tensa e será preciso manter a calma ao conversar, saber que nem sempre você tem razão e passar por cima de certas situações que possam vir a causar o término do seu relacionamento.

  • Candeias - 27 a 2 de junho

    CANDEIAS -  (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) Momento de recomeço, fase de paz interior enfim você busca uma nova jornada muito mais positiva, fugindo assim de situações que até a pouco tempo te atrapalhavam e muito. Você quer uma vida nova e a partir dessa semana vai mudar o que for preciso em seus caminhos, você reflete sobre tudo o que está por vir porém já tomou a decisão de arriscar, só está esperando uma resposta que durante os dias da semana com certeza aparecerá.

  • Roda - 27 a 2 de junho

    RODA - (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Uma fase de luz e conhecimento, momento de recomeços e muita paz espiritual. Você se desapega de preocupações banais, vai ao encontro da evolução e quer mais equilíbrio em todos os sentidos, sente que está na hora de rever seus conceitos e desapegar de situações que na verdade só trouxeram dores de cabeça. Este é o seu momento, é hora de viver a sua vida, curtir o seu romance e se desapegar de preocupações familiares.

  • Sino - 27 a 2 de junho

    SINO - (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Mude o que for preciso, mas saiba verificar cada fato, entenda que tudo o que você precisa é ser coerente diante das situações, muitas vezes você  tem razão  mas devido às explosões e falta de paciência você acaba mudando tudo e infelizmente acaba desfavorecendo a sua palavra. No amor é hora de tomar decisões sérias em seus caminhos, sair de cima do muro que tanto atrapalha a sua vida e seguir com fé e boas decisões.

  • Moedas - 27 a 2 de junho

    MOEDAS - (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) A sabedoria do tempo resolve tudo inclusive as questões mais difíceis, durante a semana você terá boas respostas relacionadas a isso, e terá a certeza de que está bem perto de resolver tudo de maneira positiva. Bom momento de luz e alegrias , você se sente mais forte diante das boas decisões e se sente mais firme nas questões pessoais. No amor é questão de paciência e fé,a pessoa amada terá muitos motivos para te elogiar.

  • Adaga - 27 a 2 de junho

    ADAGA - (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO)  A semana traz muito raciocínio lógico e você consegue dar a volta por cima diante de todas as questões. Chegou a hora de avaliar tudo de maneira positiva, colocar em ordem seus pensamentos e sentimentos e focar mais em seus objetivos. Momento de renovação, de fé e boas energias, fim de uma fase de indecisões, você toma a iniciativa diante dos fatos e vai ao encontro da luz desejada para os seus caminhos.

  • Ferradura - 27 a 2 de junho

    FERRADURA - (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Muitas vezes você perde grandes oportunidades pela sua teimosia, acaba deixando de lado aquilo que muito te interessa só por manhas pessoais que não te levam a lugar algum, é preciso raciocinar sobre a sua vida e suas decisões, você sempre acaba tendo certas dores de cabeça por ser tão desorganizado(a) e por não ter coragem de tomar a iniciativa. Seja forte, a semana pede isso de você, vai em frente com as suas boas decisões.

  • Taça - 27 a 2 de junho

    TAÇA - (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) A semana traz ações, você vai ao encontro de respostas positivas que fazem mais sentido em sua vida, transforma os seus caminhos de maneira positiva, segue com fé e entusiasmo diante de tudo e acredita no seu potencial. No amor saiba entender os fatos e siga com fé essa nova jornada, mesmo estando com certas dúvidas o que tem de ser e o que tiver de acontecer vai acontecer não adianta tentar supor nem tomar providências sem saber ao certo no que vai dar.

  • Capela - 27 a 2 de junho

    CAPELA - (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Tudo o que você precisa na verdade é saber lidar com todas as situações, mudar aquilo que tanto te incomoda de maneira positiva e buscar a paz acima de tudo mantendo assim o equilíbrio para os seus dias. Infelizmente muitas vezes você toma atitudes impensadas e comete grandes erros irreparáveis, mas sempre está disposto a mudar e corrigir os fatos, isso favorece os seus dias, te traz mais conforto diante das situações.

  • Punhal - 27 a 2 de junho

    PUNHAL - (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Fase de buscas, momento de reflexões sobre tudo enfim você quer mudar o que for preciso mas ainda não sabe por onde começar. As questões ficam mais claras pra você, mesmo não concordando com muitas a sua decisão será seguir em frente, pois o que deseja mesmo é progresso e fim de situações que não te trazem proveito algum. No amor depois de uma conversa franca tudo fica bem e se você souber manter essa energia da paz isso vai durar muito tempo.

  • Estrela - 27 a 2 de junho

    ESTRELA - (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Momento de renovação, de bons sentimentos, de pensamentos fortes e decisivos, muitas questões sendo resolvidas quer sejam familiares, trabalhistas e até mesmo amorosas, a semana traz muitas respostas pra você. Chegou a hora de focar melhor em seus objetivos, fazer a escolha certa e tomar as atitudes mais adequadas. No amor seja coerente, entenda a pessoa amada e fuja de desconfianças que só atrapalham o seu romance.

  • Machado - 27 a 2 de junho

    MACHADO - (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) A semana oportuna, a hora da reviravolta, o momento de recomeçar enfim depois de muitos imprevistos ao seu redor chegou a resposta para muitas das suas questões porém cabe à você tomar a decisão ideal, a que te trará a verdadeira paz e também o equilíbrio necessário para os seus dias. Respostas amorosas e financeiras surgem juntas te trazendo a alegria e também fortalecendo o seu astral. Momento de muita dedicação à sua fé, isso te fortalece e muito!