Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
Tecnologia

O-RAN ALLIANCE anuncia 5.a versão de seu software de código aberto e relatório informativo para o setor no MWC Barcelona

Anote a data do O-RAN ALLIANCE Industry Briefing: 1.º de março de 2022 A comunidade de software O-RAN publicou a 5.a versão de software aberto para a RAN – “E”

DINO
25/01/2022 às 23:05.
Atualizado em 25/01/2022 às 23:09
Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

O-RAN ALLIANCE:

Sessão informativa sobre o setor da O-RAN ALLIANCE, 1.º de março de 2022 no MWC Barcelona

A O-RAN ALLIANCE planeja realizar seu próximo evento do setor em 1.º de março de 2022, das 17h15 às 18h CET, no estande da Deutsche Telekom no MWC Barcelona 2022, Pavilhão 3 Estande 3M31. O evento incluirá palestras dos líderes da O-RAN ALLIANCE e um painel de debate sobre o setor.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Anote a data e acompanhe nosso site para mais atualizações.

5.a versão de software aberto para a RAN – “E” – desenvolvida pela comunidade de software da O-RAN

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

A Comunidade de Software O-RAN (OSC ou O-RAN SC) foi formada em parceria com a Linux Foundation em abril de 2019, para apoiar o desenvolvimento de software de soluções RAN abertas disponíveis a todos.

Em dezembro de 2021, seguindo o ciclo de versões semestrais, a OSC publicou a 5.a versão de software aberto, denominada “E”. A versão E aprimora ainda mais o caso de uso de direcionamento de tráfego, introduz o recurso básico de fatiamento de RAN e garantia de Acordo de Nível de Serviço (Service Level Agreement, SLA) de segmento de ciclo fechado. Com esses recursos aprimorados e a integração de ponta a ponta dos componentes da arquitetura O-RAN, a versão E aproxima o ecossistema O-RAN de implementações comerciais em redes móveis de todo o mundo.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Os principais casos de uso e recursos entregues na versão E incluem: Eventos de medidas de desempenho (Performance Measurement, PM) compatíveis com 3GPP para fatiamento, que são suportados pela estrutura de orquestração e gerenciamento de serviços (Service Management and Orchestration, SMO) da O-RAN O1 Simulator para suporte de fatiamento Dois rApps simplificados para recuperação O-RU de circuito fechado e garantia de fatiamento O-DU adicionados ao software do controlador inteligente por rádio não em tempo real (Non-Real-Time Radio Intelligent Controller, Non-RT RIC) Implementação aprimorada de software de protocolo de aplicação para interface E2 (E2 Interface Application Protocol, E2AP) conforme versão 1.1 da especificação atualizada de RIC em tempo quase real (Near-RT RIC) da O-RAN Um novo xApp de controle RAN (RAN Control, RC) adicionado ao Near-RT RIC, que implementa um subconjunto do novo RC de gestão de serviço E2 para dar suporte ao direcionamento de tráfego de ponta a ponta Implementação de software de design de referência O-Cloud e a interface O2 definidas no plano mínimo viável Minimum Viable Plan (MVP) da O-RAN ALLIANCE Desagregação do streaming de evento virtual (Virtual Event Streaming, VES)/O1 Suporte a múltiplos UE e múltiplos portadores

Para se aprofundar na versão E e obter o software de código aberto, acesse o site da comunidade de software da O-RAN.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

“Além do aprimoramento contínuo no caso de uso de direcionamento de tráfego, fico feliz em ver a comunidade avançar de maneira significativa ao iniciar o suporte ao fatiamento de rede. Por isso, agradecemos os esforços conjuntos de todos os colaboradores”, disse Chih-Lin I, co-presidente do Comitê Diretivo de Gestão Técnica da O-RAN. “Igualmente significativo, estabelecemos dois laboratórios abertos adicionais para teste e integração de software de código aberto que acelerarão ainda mais nossas atividades de implementação e entrega de recursos no futuro.”

“Com a versão E, a Nokia continua demonstrando seu compromisso com a O-RAN e amadurecendo as especificações O-RAN”, disse Pasi Toivanen, chefe de Edge Cloud da Nokia. “Este trabalho conta com o apoio das contribuições de código aberto da Nokia para a plataforma de controlador inteligente de rádio em tempo quase real da comunidade de software da O-RAN, com a interface simplificada baseada em REST para xApps para gestionar as inscrições O-RAN E2, além das funcionalidades adicionais nos SDKs da plataforma xApp, incluindo também as APIs de camada de dados compartilhada (Shared Data Layer, SDL).”

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

“Estamos felizes em ajudar a OSC a apresentar sua quinta versão de software líder no setor, com uma lista ampliada de aplicativos (xApps) e interfaces, de acordo com as especificações da O-RAN”, disse Arpit Joshipura, gerente geral de Rede, Perímetro e IoT da Linux Foundation.

“É emocionante fazer parte dos principais passos da O-RAN nos últimos meses. Com o apoio de nossos parceiros de negócios, as tecnologias de ponta continuam aprimorando a capacidade O1/OAM para a O-RAN e para a OSC. Em 2022, teremos a oportunidade de mostrar ao mundo todos os benefícios da arquitetura O-RAN desagregada quando utilizada por usuários de pequenas e médias empresas”, disse Alfons Mittermaier, diretor administrativo de tecnologias highstreet.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

“O crescimento da Comunidade de Software da O-RAN tem sido notável. Com a versão E da O-RAN SC, esse marco ajudará a acelerar ainda mais a O-RAN globalmente e avançar na implantação de redes flexíveis que exijam infraestrutura nativa em nuvem com qualidade para portador,àmedida que avançamos para um mundo de sistemas inteligentes alimentado por aplicativos inovadores de ponta”, disse Gil Hellmann, vice-presidente de Engenharia de Soluções de Telecomunicações da Wind River. “Na versão E da O-RAN SC, a Wind River continuou com suas contribuições importantes para o projeto INF, permitindo mais funções relacionadas com Open RAN, implementando uma estrutura de suporteàinterface O2, fundamental para as operações de gerenciamento e implementação de infraestrutura em nuvem.”

“A HCL tem o prazer de fazer parte da O-RAN ALLIANCE, contribuindo significativamente com vários projetos da comunidade de software da O-RAN (OSC). Nossa colaboração com a OSC está alinhada com a estratégia Modo 2 da HCL de acelerar novos serviços de engenharia digital, aproveitando as tecnologias 5G de última geração. A HLC fez contribuições importantes na versão E do software de código aberto da OSC relacionadas com o endurecimento da plataforma de controlador inteligente da RAN (Ran Intelligent Controller, RIC), a integração com InfluxDB SDL, suporte de ODU High O1 para o caso de uso de garantia de SLA de fatiamento de ciclo fechado e quatro xApps (apps de RIC em tempo quase real). A HCL espera contribuir ainda mais para a realização de um plano mínimo viável (Minimum Viable Plan, MVP) da OSC”, disse Rajiv Shesh, vice-presidente corporativo de Serviços de Engenharia e Pesquisa e Desenvolvimento da HCL Technologies.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Sobre a O-RAN ALLIANCE

A O-RAN ALLIANCE é uma comunidade mundial com mais de 300 operadoras de rede móvel, fornecedores e instituições de pesquisa e acadêmicas que operam no setor de redes de acesso por rádio (Radio Access Networks, RAN). Como a RAN é uma parte essencial de qualquer rede móvel, a missão da O-RAN ALLIANCE é reformular o setor para redes móveis mais inteligentes, abertas, virtualizadas e totalmente interoperáveis. Os novos padrões da O-RAN permitem um ecossistema de fornecedores de RAN mais competitivo e vibrante, com inovação mais rápida para melhorar a experiência do usuário. As redes móveis baseadas em O-RAN, ao mesmo tempo, melhoram a eficiência das implementações de RAN e as operações das operadoras móveis. Para atingir esse objetivo, a O-RAN ALLIANCE publica novas especificações de RAN, lança software aberto para a RAN e apoia seus membros na integração e teste de suas implementações.

Saiba mais em www.o-ran.org.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20220125005625/pt/Contato:

Contato de RP da O-RAN ALLIANCE

Zbynek Dalecky

pr@o-ran.org

O-RAN ALLIANCE e.V.

Buschkauler Weg 27

53347 Alfter/Alemanha Fonte: BUSINESS WIRE

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

O Portal Costa Norte é um dos veículos de comunicação do Sistema Costa Norte de Comunicação, empresa que atua no litoral paulista há mais de vinte e oito anos levando informação a toda a população com seriedade e imparcialidade.

Sistema Costa Norte de Comunicação© Copyright 2022Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte de Comunicação.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por