Negócios

Eventos de inovação e tecnologia aquecem mercado de viagens

Nos últimos meses, eventos de tecnologia no Brasil e na Europa atraíram empresas de viagens e destinos turísticos em busca de inovação

DINO
Publicado em 24/01/2022, às 17h52 - Atualizado às 17h59

FacebookTwitterWhatsApp
Inovação no turismo aquece mercado - Divulgação / Rio Innovation Week
Inovação no turismo aquece mercado - Divulgação / Rio Innovation Week

Depois de um longo tempo de demanda condita, a retomada do turismo já apresentou sinais promissores, inclusive com ocupação de novos postos de trabalho. A projeção no aumento de vagas de emprego e contratação de mais de 478 mil trabalhadores entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022, segundo dados publicados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), é um outro sinal importante.

Um momento de retomada otimista para uma área que foi totalmente prejudicada nos últimos tempos, mas percebe o mercado atual mais suscetível para ir nesses encontros. "Com a paralisação que atingiu 97% do setor em 2020, cerca de 350 mil eventos foram cancelados e o ramo deixou de faturar, ao menos, R$ 90 bilhões", afirmou Doreni Caramori Júnior à Agência Brasil. Caramori é o atual presidente da Associação Brasileira de Promotores de Eventos - Abrape, setor que representa 4,32% do PIB brasileiro.

Com a volta dos eventos corporativos, inovação e tecnologia aplicadas ao turismo se tornaram temas presentes nos maiores encontros do mundo que abordam esses temas.

Um desses casos aconteceu do outro lado do Oceano Atlântico. Startups, palestrantes e muitos criativos aproveitaram o momento de retomada e flexibilização para ocupar o Parque das Nações, em Portugal, durante o Web Summit Lisboa. 

O evento de tecnologia, que é anual, teve uma edição cancelada por conta da pandemia. Neste último ano, o evento trouxe inovação para diferentes áreas e recebeu mais de 40 mil visitantes, conforme o último relatório divulgado. O Web Summit, inclusive, tem pretensões futuras para desembarcar no Rio de Janeiro em 2023, conforme matéria publicada no Diário do Rio. 

No Rio de Janeiro, dos dias 13 ao dia 16 de janeiro, ocorreu mais um evento de tecnologia que movimentou a capital fluminense. O Rio Innovation Week centralizou diversos empresários e investidores de inovação e também trouxe esses assuntos em pauta. 

O evento separou para o setor de viagens um dos maiores espaços da estrutura sediada no Jockey Club. A área chamada Turistech Zone concentrou mais de 60 startups da indústria de viagens. Entre os visitantes que prestigiaram o evento, destinos turísticos aproveitaram a oportunidade para buscar por inovação.

Durante o Rio Innovation Week, diferentes palestrantes também citaram sobre como utilizar a inovação tecnológica para melhorar os processos de empresas e atrair turistas do Brasil e do exterior. 

A transformação do mercado de viagens

Entre os expositores que trouxeram inovação ao mercado de viagens, uma marca brasileira apresentou soluções de data marketing, análise de dados e consolidação de destinos para os visitantes locais.

“Um dos nossos projetos gerou mais de 76 milhões de páginas visualizadas, criando um banco de dados imenso que nos permite entender o comportamento dos turistas e impactar eles durante toda a jornada de compra”, conforme informado por Gustavo Albano, sócio da MediaTouris, durante reunião na Rio Innovation Week.

Este foi o segundo evento da empresa após o início das restrições sanitárias que paralisou o setor de eventos, segundo o sócio da companhia, eles pretendem retornar a agenda de ações presenciais. A travel tech é proprietária de marcas como o Guia Viajar Melhor, Guia dos Hotéis e a plataforma de viagens em inglês recém-lançada, Flights & Trip. 

Marcas como Localiza, Costa Cruzeiros, LATAM Airlines, LATAM Pass, Airbnb, Chile Travel e Allianz Travel também já adotaram essas soluções de marketing e utilizam das estratégias online, usando análise de dados para desenhar ações segmentadas. 

A retomada do turismo promete seguir o mesmo ritmo visto nesses últimos eventos de tecnologia, trazendo novas alternativas de negócios e soluções para empresas e consumidores do mercado de viagens.

Website: https://mediatouris.com/

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!