MAIS ESSA

“Superfungo” é nova ameaça para a saúde pública no Brasil

Anvisa confirmou surto de Candida auris em hospital de Recife

Da redação
13/01/2022 às 14:18.
Atualizado em 13/01/2022 às 15:11
Candida auris é resistente a medicamentos e desinfetantes hospitalares (Reprodução/ SCIENCE PHOTO LIBRARY)

Candida auris é resistente a medicamentos e desinfetantes hospitalares (Reprodução/ SCIENCE PHOTO LIBRARY)

Se já não bastasse o estrago que o novo coronavírus e suas variantes vem causando ao mundo nestes últimos dois anos, um fungo agora acende um alerta na saúde pública brasileira. Um fungo não, um “superfungo”.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou nesta quarta-feira (12) um terceiro surto de Candida auris em um hospital público de Recife, em Pernambuco.

O Candida auris é conhecido como “superfungo” e é resistente a medicamentos. Ele também causa infecções hospitalares e, por tudo isso, é considerado uma ameaça para a saúde pública. 

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/CostaNortesonoticias4

& receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Apesar de apenas um paciente ter recebido a confirmação de infecção pelo superfungo e outro estar ainda em análise na mesma unidade de saúde, a Anvisa considera que o Brasil vive um surto de Candida auris.

Para a Anvisa, a definição epidemiológica de surto abrange não apenas uma grande quantidade de casos de doenças contagiosas ou de ordem sanitária, mas também o surgimento de um microrganismo novo na epidemiologia de um país ou até de um serviço de saúde – mesmo se for apenas um caso.

A infecção causada pelo Candida auris pode levar à morte. Pacientes imunodeprimidos ou que possuem comorbidades são os mais propensos a quadros mais graves causados pelo superfungo.

O superfungo também é resistente a produtos desinfetantes usados em hospitais, o que aumenta o risco para quem está internado em unidades de terapia intensiva (UTIs), com o uso de cateteres e sondas. 

A Anvisa informou que foram tomadas as medidas necessárias para conter a disseminação do Candida auris no hospital de Recife.

 ***Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Norte ➥ https://bit.ly/newslettercostanorte & leia sua dose diária de informação direto no e-mail

O Sistema Costa Norte de Comunicação atua no litoral paulista há mais de vinte anos levando informação a toda a população com seriedade e imparcialidade

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@costanorte.com.br

Comercial e parcerias:

contato@costanorte.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Sistema Costa Norte de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por