DEDUROU

Dado secreto da Netflix Brasil é revelado por engano de órgão do governo

Cade divulgou documento sigiloso que contém número de assinantes da Netflix Brasil; número era tratado como “caixa preta” e guardado a sete chaves pela empresa de streaming

Da redação
Publicado em 13/10/2021, às 10h21 - Atualizado às 11h35

FacebookTwitterWhatsApp
Equívoco de órgão governamental revelou quantos assinantes tem a Netflix Dado secreto da Netflix Brasil é revelado por engano por órgão do governo Dado secreto da Netflix  Brasil é revelado por engano por órgão do governo - Imagem:  Olivier Douliery / AFP
Equívoco de órgão governamental revelou quantos assinantes tem a Netflix Dado secreto da Netflix Brasil é revelado por engano por órgão do governo Dado secreto da Netflix Brasil é revelado por engano por órgão do governo - Imagem: Olivier Douliery / AFP

Um erro do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), órgão do governo federal responsável por prevenir abusos de poder econômico, acabou por revelar uma informação guardada a sete chaves pela Netflix Brasil, da gigante do streaming mundial.

O Cade abriu ao público um processo judicial que deveria ser mantido em sigilo. No documento, constava um número tratado quase como uma caixa preta pela Netflix no Brasil: a quantidade de assinantes brasileiros da plataforma.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApphttp://bit.ly/CNlitoralconectadoE receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

De acordo com o processo sigiloso agora divulgado para quem quiser ver, no Brasil, a plataforma tem uma base de 19 milhões de clientes.   

O mais irônico é que a Netflix nem ao menos estava entre as partes do processo, cujo teor foi revelado na última segunda-feira (11). O documento é relativo a um alerta de possível monopólio contra a fusão entre WarnerMedia e Discovery por parte da Neo TV, uma associação representante de pequenas operadoras de TV paga do Brasil, que detém, juntas, 2,5% do mercado.

Em um trecho do processo, para sustentar o argumento de que serviços de streaming não podem ser classificados como TV Paga, a Neo anexou um arquivo em que a Netflix revela seu número secreto de 19 milhões de assinantes.

Os dados, sigilosos, eram exclusivos para análise do órgão federal. Em processos do tipo, as empresas que são intimadas a se manifestar enviam uma versão pública, para transparência, que pode ser divulgada, e uma com dados sensíveis, para acesso restrito das partes envolvidas e do Cade, que deve ser mantida em sigilo.

O órgão divulgou a versão sigilosa no lugar da pública. Como os números são relativos a janeiro deste ano, estima-se que a Netflix tenha conquistado mais um milhão de clientes de lá para cá.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!