ACIDENTE AERONÁUTICO

Avião com 55 passageiros colide durante manobra em SP | FOTOS

Avião da Gol chegava do Rio de Janeiro com 55 passageiros quando colidiu em uma outra aeronave da Azul durante taxiamento no interior de SP

Lenildo Silva
Publicado em 30/04/2022, às 16h41 - Atualizado às 17h19

FacebookTwitterWhatsApp
durante o procedimento de táxi, a ponta da asa da aeronave atingiu acidentalmente a ponta da cauda de um avião da Azul ACIDENTE AERONÁUTICO - Reprodução Aeroin
durante o procedimento de táxi, a ponta da asa da aeronave atingiu acidentalmente a ponta da cauda de um avião da Azul ACIDENTE AERONÁUTICO - Reprodução Aeroin

Um grave incidente deixou passageiros e tripulação assustados durante a noite desta sexta-feira (29) no aeroporto de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo. Dois aviões colidiram no solo durante o taxiamento de uma aeronave da companhia aérea Gol.

O caso envolveu o Boeing 737-800 da Gol, de marca PR-GUQ, havia 56 passageiros a bordo, e o Embraer E195 E1 da companhia aérea Azul, registrado como PR-AYN. O Boeing chegava ao interior de São Paulo vindo do Rio de Janeiro; apesar do susto, felizmente não houve feridos.

Avião da Gol chegava do Rio de Janeiro com 55 passageiros quando colidiu em uma outra aeronave da Azul durante taxiamento no interior de SP ACIDENTE AERONÁUTICO (Reprodução Aeroin)

Ao aterrissar em solo paulista foi iniciado o procedimento de taxiamento, que é movimentar uma aeronave no solo, rolando para estacionar ou para se dirigir a uma pista de decolagem, o avião da Gol arrancou um pedaço da cauda do avião da Azul, assim como uma parte do Winglet do avião da Gol.  O Embraer da Azul estava parado numa posição de estacionamento.

durante o procedimento de táxi, a ponta da asa da aeronave atingiu acidentalmente a ponta da cauda de um avião da Azul ACIDENTE AERONÁUTICO (Reprodução Aeroin)

As imagens, que circulam nas redes sociais, mostram vários ângulos e os graves danos causados às aeronaves, que permanecem no solo e estão sendo avaliadas por técnicos das empresas.

Avião com 55 passageiros colide durante manobra em SP ACIDENTE AERONÁUTICO (Reprodução Aeroin)

O que disse a Gol

A assessoria da companhia aérea informou à imprensa, neste sábado (30), que durante o procedimento de táxi, a ponta da asa da aeronave atingiu acidentalmente a ponta da cauda de um avião da Azul.

“Os passageiros da GOL desembarcaram em Segurança e a aeronave foi disponibilizada para engenharia e manutenção para avaliação e reparo”, informou a Gol.

O que disse a Azul

Já a Azul disse por meio de nota que a parte traseira da fuselagem foi danificada. “A Azul destaca que não houve feridos e que a aeronave da empresa estava vazia e parada em pernoite. O avião foi colocado à disposição da equipe de manutenção para os reparos necessários”, afirma o comunicado.

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, administradora do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), também se pronunciou e por meio de nota detalhou o acidente.

“A colisão ocorreu às 21h29 do dia 29 de abril quando a aeronave da GOL com 56 passageiros (Boeing 737-800 procedente do Aeroporto Santos Dumont – RJ) havia acabado de pousar. A aeronave fazia o taxiamento para se deslocar para o estacionamento, quando se chocou com a parte traseira da aeronave Embraer 195, da Azul, sem passageiros e estacionada no pátio”, disse a concessionária.

As duas aeronaves já foram liberadas para manutenção por suas respectivas companhias aéreas e o acidente será investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) do Comando da Aeronáutica.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!