Morre jornalista esportivo Newton Zarani | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Morre jornalista esportivo Newton Zarani

Rafael Monteiro/Agência Brasil
11 de maio de 2020 às 16:22

O jornalista Newton Zarani faleceu nesta segunda, 11, aos 93 anos, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), em um hospital no Méier, zona norte do Rio de Janeiro. Ele marcou história no Jornal dos Sports, no qual trabalhou durante 40 anos, cobrindo diversos esportes como hipismo, remo, natação, futebol de campo, de praia e de salão (a sua maior paixão).

Além reportar a modalidade nas páginas rosas do Jornal dos Sports, Zarani foi o primeiro atleta federado da história e também prestou serviços como treinador. Mas ele foi além, pois em 1954 fundou, junto com um grupo de amigos, a Federação Carioca de Futsal, a primeira registrada em todo o mundo. Por isso ficou conhecido como o fundador do futebol de salão.

Em dezembro do ano passado, a Associação dos Cronistas do Estado do Rio de Janeiro (ACERJ) homenageou com uma placa todos os profissionais associados há mais de 30 anos, e Zarani estava no grupo. O presidente da ACERJ, Eraldo Leite, falou sobre o jornalista: “O Zarani é uma destas pessoas que se transformam em ícones, aquelas figuras que representam uma classe, uma categoria, uma entidade. Ele era assim, um ícone da crônica esportiva. Nos baseávemos nas coisas que ele fazia para fazer igual ou parecido. Desde os tempos do Jornal dos Sports, gostávamos de ler os textos do Zarani, seu conhecimento, o seu amor pelo futebol e pela imprensa. Vai deixar uma grande lacuna, aqueles espaços que não podem ser preenchidos. Nós temos por ele um grande respeito e carinho, inclusive porque não se deixou ser vencido pela idade e, até os 82 anos, insistiu em jogar futebol. Um abraço à família e que Deus o receba de braços abertos no céu”.

O jornalista Silvio Barsetti também reconhece Zarani como um grande influenciador da classe: “Ele deixa um legado muito importante, porque ele teve influência direta em pelo menos duas gerações de jornalistas esportivos. Ele se destacava pela rigidez no trabalho, pontualidade e também pela generosidade. Fica a saudade e a imagem sempre carinhosa do Newton Zarani”.

Já o apresentador do programa No Mundo da Bola da TV Brasil, Sergio Du Bocage, relembra de um conselho da época em que trabalharam juntos: “Cheguei ao Jornal dos Sports em 1981, e um dos primeiros jornalistas com quem fiz amizade foi o Zarani. Newton Calomino Zarani, para ser mais exato. Não demorou para que um dia me chamasse no canto, para me dar um conselho que nunca esqueci: 'Se quiser crescer nessa profissão, escreva sobre futebol. Esporte amador aqui no Brasil não dá futuro'. Que curioso. Consciente do espaço que o Jornal dos Sports dava a cada modalidade, nem assim deixou de fazer reportagens de futebol de salão e basquete, as duas paixões que tinha, nessa ordem. Zarani não merece apenas uma homenagem, mas sim ser lembrado para sempre, pelo tanto que fez pelos esportes e pelo jornalismo esportivo brasileiro”.

O jornalista era fanático torcedor do América, clube que defendeu como atleta e técnico. O ex-jogador do clube, Edu Coimbra, lembra do último encontro com o amigo: “Estamos muito tristes, o grande incentivador do futebol de salão no Rio de Janeiro, talvez no Brasil. A minha convivência foi muito grande, até familiar. Por diversas vezes tive a oportunidade de almoçar e jantar com esta família. Tenho na minha cabeça que o último encontro, a última saída que ele teve, foi justamente vindo aqui para Quintino Bocaiúva, no segundo encontro dos ex-jogadores do América. Ele ficou muito feliz e foi homenageado por todos nós, pelo baluarte que ele foi para o América Futebol Clube”.

O ex-árbitro de futebol de campo e futsal Daniel Pomeroy recordou a influência relevante que o americano teve na sua carreira: “Sou muito grato a ele por ter escrito um comentário da primeira final que arbitrei no futebol de campo em 1991, no Fla x Flu no Maracanã. Sua crítica à minha atuação foi extremamente construtiva e delineava sobre meu estilo de arbitragem. No futsal, foi a primeira pessoa a me indicar, a pedido da Federação Candanga, que solicitou a indicação de um árbitro do Rio de Janeiro para dirigir uma final do Campeonato Brasiliense de futsal. Depois disso passei ser mais conhecido em 1976 na arbitragem a nível nacional”.

Com trabalhos poliesportivos, Zarani também teve relevância no basquete cobrindo o Mundial de 1990, na Argentina, como destaca o presidente da Confederação de Brasileira de Basquete (CBB), Gerasime Grego Bozikis: “Perdemos o Zarani, grande amigo e jornalista especializado no basquete. Tive a oportunidade de conviver com ele por muitos anos na Federação de Basquete do Estado do Rio de Janeiro (FBERJ). Tínhamos uma coluna no Jornal dos Sports, escrita por ele toda semana, noticiando o basquete de base. Também tive a oportunidade de estar com ele no Mundial de 1990. Passamos 15 dias maravilhosos juntos. A vida é assim, todos um dia iremos. Quero mandar as condolências e os meus sentimentos à família”.

Newton Zarani deixa a esposa Maria Lúcia e três filhos: Charles, Ives e Michelle.

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano de 4 a 10 de junho

  • Coroa - 4 a 10 de junho

    COROA -  (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Semana de muita correria, reuniões trabalhistas , acertos financeiros enfim chegou  a hora de correr atrás de seus objetivos com mais seriedade e fé. Bom momento para cuidar um pouco mais de você, da sua saúde física e espiritual.  Algumas questões familiares ainda precisam ser melhores resolvidas, mas tudo tende a ficar melhor depois de uma conversa franca sobre o assunto. No amor é hora de esclarecer as dúvidas e colocar fim em encrencas desnecessárias.

  • Candeias - 4 a 10 de junho

    CANDEIAS - (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) Uma nova fase de luz e raciocínio lógico, você se desprende de situações desfavoráveis e segue mais confiante em questões profissionais. Esta será uma boa semana para negócios , você conseguirá resolver questões de maneira mais positiva. Pequenas crises amorosas podem surgir, mas com o passar dos dias tudo se resolve de maneira mais positiva. Você se afastou um pouco de sua fé, é hora de encontra-la novamente dentro de você.

  • Roda - 4 a 10 de junho

    RODA - (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Os dias que se seguem serão de luz e desapego, momento onde literalmente você chuta o balde diante das questões, se desprende das negatividades e encontra a paz ideal para os seus caminhos. Chegou a hora de evoluir, de buscar novas respostas profissionais, de manter o foco dos seus objetivos e esquecer de questões banais que só atrapalham o seu crescimento. No amor tudo segue tranquilo, você consegue resolver tudo de maneira positiva.

  • Sino - 4 a 10 de junho

    SINO - (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Em busca de dias melhores você segue na esperança de resolver certos assuntos, tenta entender a pessoa amada mas enfrenta algumas dificuldades em aceitar certas situações. Com o passar dos dias tudo tende a acontecer de maneira mais positiva, apesar da semana trazer certos desafios também te trará muita fé e confiança para os seus dias, onde você vai conseguir resolver assuntos profissionais com mais facilidade além de resolver importantes assuntos particulares.

  • Moedas - 4 a 10 de junho

    MOEDAS - (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) Momento de raciocínio lógico, uma fase de paz e tranquilidade onde você consegue resolver certos assuntos particulares. Chegou a hora de resolver as questões que te preocupa, ir ao encontro de soluções que farão mais sentido para a sua vida. No amor o segredo é não fantasiar tanto , não se entregar ao desespero e ao medo de perder pois muitas vezes você esquece de viver os bons momentos da relação e se entrega às desconfianças.

  • Adaga - 4 a 10 de junho

    ADAGA -  (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) Uma nova luz em questões amorosas, fase de positividade e fé onde você encontra respostas mais favoráveis em seus caminhos. Em questões profissionais os dias que se seguem serão melhores, mais equilibrados em todos os sentidos, você encontra respostas que tranquilizarão o seu coração. As questões familiares que te rondam terão melhores soluções dentro em breve onde você vai conseguir tranquilizar o seu coração.

  • Ferradura - 4 a 10 de junho

    FERRADURA - (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Fase de luz e alegrias, momento onde você consegue se libertar de questões que antes te preocupavam e muito, agora chegou a hora de realizar os seus objetivos com mais seriedade, dar a volta por cima e colocar ordem em questões pessoais. No amor os dias que se seguem te trarão melhores respostas e você se dedicará mais à pessoa amada. Momento de luz, de cuidados espirituais onde a fé renasce dentro de você.

  • Taça - 4 a 10 de junho

    TAÇA -  (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO)  Dias de alegrias e paz, momento de reorganização pessoal, novas respostas trazem o equilíbrio ideal para os seus caminhos. Você busca uma nova luz profissional, tenta manter o equilíbrio em todos os sentidos, vai ao encontro de dias melhores e volta a apostar em seu potencial. No amor uma surpresa te trará mais alegrias nesta semana, algo que você já tinha dado por perdido em sua vida ganha uma nova resposta.

  • Capela - 4 a 10 de junho

    CAPELA - (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Momento de luz, fase de paz e equilíbrio onde você se desprende de certos medos e vai em busca de novidades que farão mais sentido em seus caminhos. No amor uma nova resposta traz a paz ideal para o seu coração, depois de uma fase de muitas lutas chegou a hora de se entregar mais, de deixar tudo acontecer , e a semana te favorece neste sentido onde você ganha a certeza de que tudo acontecerá de maneira positiva.

  • Punhal - 4 a 10 de junho

    PUNHAL - (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Você consegue dar a volta por cima diante de uma importante questão, livra-se das preocupações que antes te tiravam o sono, a semana promete ser proveitosa em todos os sentidos. Chegou a hora de evoluir seus projetos, seguir mais confiante diante das questões , respostas financeiras chegarão esta semana e te ajudará a seguir mais confiante. No amor deixe o tempo agir, ele trará a melhor resposta para o seu relacionamento.

  • Estrela - 4 a 10 de junho

    ESTRELA - 22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Uma fase de luz e raciocínio lógico, chegou o momento de buscar a paz interior, resolver todas as questões de maneira positiva. No amor não se deixe levar pelo ciúme, muitas vezes as questões que te rondam podem ser melhores resolvidas mas é preciso acordar para a realidade, não fantasiar tanto as situações. Chegou a hora de buscar a paz interior, deixar o tempo resolver tudo e seguir mais confiante em seus melhores planos.

  • Machado - 4 a 10 de junho

    MACHADO - (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Fase de luz e positividade, momento onde você se dedica mais às questões pessoais, se desprende de certos medos que antes atrapalhavam os seus caminhos, segue em frente mais confiante e com mais determinação. No amor o jogo vira, antes você corria atrás agora a pessoa amada é quem sentirá e muito a sua falta, isso te fará bem e você vai alcançar o equilíbrio que tanto deseja em todos os sentidos.Bom momento para dedicar-se mais às questões profissionais.