Mãe e filha, ambas atletas, festejam o Dia das Mães em Portugal | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Mãe e filha, ambas atletas, festejam o Dia das Mães em Portugal

Juliano Justo/Agência Brasil
10 de maio de 2020 às 11:27

Este domingo, 10, é uma data especial para a imensa maioria das famílias brasileiras. É o dia de homenagear as mães. Mas, é claro que, pela importância do momento, os festejos não vão ficar restritos ao nosso país. Por exemplo, em Portugal, mesmo com a data já tendo sido comemorada na semana passada, conforme o calendário local, vai ter uma família brasileira fazendo festa. Na cidade de Cintra, a aproximadamente 40 quilômetros da capital Lisboa, os irmãos Lethícia e Lucas Lacerda vão homenagear mais uma vez a mãe Jane Karla. 

"Já ficamos bem juntinhos o dia todo na semana passada. Mas também vamos comemorar neste domingo. O bom é que podemos abraçar a minha mãe duas vezes", comemora Lethícia. Nem mesmo a pandemia do novo coronavírus (covid-19) vai prejudicar o momento de afeto da família. "O máximo que podemos dar nessa situação é muito carinho e amor para ela. Vamos aproveitar para uma sessão de pipoca aqui em casa e fazer também algo bem gostoso para comermos e aproveitarmos o dia em família ", planeja a mesatenista (confira o histórico dela logo abaixo). 

Na Europa há dois anos, a família mantém a união. "Quando vim para Portugal, eles vieram comigo. Não conseguiria ficar aqui sem eles. A família é tudo de mais precioso que Deus me deu. Quase sempre festejamos o dia das mães juntos por aqui. Só não acontece quando estamos em competições. A Lethícia, desde muito pequena, adora fazer surpresas para mim, com desenhos e presentinhos. Já recebi até café na cama. Tudo muito fofinho. Ela é sempre muito carinhosa e amorosa comigo ", diz a orgulhosa mãe Jane Karla, atleta do tiro com arco em cadeira de rodas (veja trajetória abaixo).

Mãe coruja e atleta

O sexto lugar conquistado no Mundial da Holanda ano passado colocou Jane Karla na quarta edição dos Jogos Paralímpicos de Tóquio (Japão). Nas Olimpíadas de Pequim (2008) e de Londres (2012), Jane Karla  participou como mesatenista. Já na Rio 2016, ela disputou a modalidade Tiro com Arco.  

Além da mudança do calendário da Paralimpíada, a pandemia de covid-19 causou o cancelamento de três campeonatos previstos para esse ano, que seriam no  México, nos Estados Unidos e na República Tcheca. Mas isso não tirou a motivação de Jane Karla, de 44 anos. "A parada foi por uma causa muito maior. Proteger as pessoas. Estou tentando fazer o meu melhor para seguir treinando dentro das minhas possibilidades. A minha sala virou o nosso CT”, comenta a goiana, que teve poliomielite na infância. A doença comprometeu seu equilíbrio do corpo ao andar e afetou a força dos membros da atleta.

Mesmo com o adiamento dos Jogos, o técnico Henrique Junqueira, da seleção brasileira da modalidade, acredita que brasileira pode fazer bonito em 2021. "A maioria dos atletas está na mesma situação que a Jane, treinando tiros na distância de cinco metros dentro de casa. Tivemos alguns prejuízos financeiros. A passagem já estava toda comprada para o México. Mas, na parte técnica, ela foi a primeira atleta do país no olímpico e no paralímpico a liderar o ranking mundial em 2019. É claro que ela tem capacidade de chegar lá de novo. É o nosso sonho".

Não é otimismo exagerado. Entre 2019 e 2020, Jane Karla quebrou três vezes o recorde mundial da prova. A última foi em Nimes (França), quando fez 582 dos 600 pontos possíveis. E, é claro que a esperança dos bons resultados segue alta.  

Filha mesatenista

Lethícia Lacerda tem apenas 17 anos e o esporte correndo nas veias. Filha de Jane Karla, bicampeã parapan-americana no tênis de mesa em 2007 e 2011, além de medalhista de ouro no tiro com arco nos Jogos de Toronto, em 2015. "Ela me dá muita motivação. Principalmente, porque ela já participou disso tudo e é uma coisa que ela gosta muito. Acho que esse amor passou de mãe para filha".

Desde muito jovem, a garota acompanha a mãe nas competições. "Não tinha como tomar outro caminho".O único obstáculo que ela precisava transpor para começar a praticar tênis de mesa era chegar à altura da mesa. E isso aconteceu ainda aos sete anos de idade. "Desde muito nova, ela já queria jogar. E, quando conseguiu alcançar a mesa, o meu esposo começou a treiná-la". lembra Jane.

O padastro Joachin Gogel, ex-técnico da seleção alemã de tênis de mesa, foi o professor da garota desde as primeiras raquetadas. Dos sete aos 12 anos, a jovem nascida em Goiânia (GO) participou de competições convencionais até que as dores no quadril começarem a lhe incomodar. "Os médicos não têm um diagnóstico certo, mas é uma deficiência congênita vinda do meu pai. Tenho desgaste no quadril e inflamação nas juntas, limitações para agachar, correr e pular. E a tendência é piorar ao longo dos anos. Mas, por não termos um diagnóstico correto, não sabemos se tem algum tratamento. Os médicos acreditam que é espondilite. Sinto ainda muitas dores. Meus joelhos incham demais, só que não consigo ficar parada. Aos poucos estou aprendendo a lidar com a dor", revela Lethícia, que no paradesporto participa das competições entre as atletas das classes 8 e 10.

O principal sonho da jovem é estrear nos Jogos Paralímpicos já no ano que vem em Tóquio (Japão). E a realização desse sonho está mais próxima do que nunca. O caminho rumo ao Oriente começou no ano passado em Lima (Peru). Nos Jogos Parapan-Americanos, a jovem faturou a medalha de bronze, mesmo sendo a caçula da delegação brasileira. "Foi incrível. Além de ter a emoção da medalha e de participar dos jogos, ainda aproveitei muito a comida local e as atividades da Vila Parapan-americana. Joguei muito videogame", se diverte ao lembrar. 

Depois disso, ela seguiu participando das etapas do circuito até o Mundial da Polônia, último torneio antes da pandemia de covid-19. Na última atualização do ranking, a brasileira lidera a lista das Américas da classe oito (as classes de 1 a 5 são para cadeirantes; de 6 a 10, para andantes. E, quanto maior for o número da classe, menor é o grau da deficiência). "Já estou quase lá. É só ter paciência e esperar a liberação da lista para a vaga ser minha" diz confiante. A orgulhosa mãe, que também está garantida em Tóquio (veja abaixo), festeja a excelente fase da filha. "Será lindo estarmos juntas lá em Tóquio ".

Agora, durante a pandemia, o desafio é adaptar a rotina de treinamentos. "Ficou um pouco difícil montarmos uma mesa aqui em casa porque o espaço é pequeno. Mas, a Lethícia não descuida da parte física. E eu estou em um cantinho aqui na sala de casa treinando também, bem perto dela" conta a mãe Jane Karla. "Assim que tudo voltar ao normal, não vou mais sair da mesa", promete  Lethícia.

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 21 a 27 de maio

  • Coroa - 21 a 27 de maio

    COROA - (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Vibrações positivas para o amor, uma nova fase de luz e compreensão enfim você se adapta mais às questões pessoais, entende todas as situações e busca a paz interior. Mude o que for preciso porém não perca o foco dos seus objetivos, a semana tende a ser positiva também nas questões profissionais. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, ter e mente em ordem é fundamental neste momento de mudanças repentinas.

  • Candeias - 21 a 27 de maio

    CANDEIAS -  (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) É preciso parar de fantasiar certas situações, acordar para os bons momentos de luz e seguir com fé e entusiasmo, deixar de lado certas manhas pessoais, encarar de frente as questões e resolver de vez pois o tempo é precioso demais neste momento atual. No amor tudo tende a acontecer de uma maneira mais branda, seja apenas um pouco mais gentil e tudo volta ao normal, saber ouvir também é uma virtude.

  • Roda - 21 a 27 de maio

    RODA - (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Vibrações positivas para o amor, uma nova fase de luz e bons presságios, você se sente bem depois de uma resposta favorável e segue com bons planos para a sua vida amorosa. Bom momento em questões familiares enfim a compreensão reina e tudo fica em paz. Essa será uma semana dedicada ao lado profissional, a busca pelo progresso é intensa e as boas respostas surgem devido ao seu empenho, até mesmo questões familiares ganham um novo sentido.

  • Sino - 21 a 27 de maio

    SINO - (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Busque a sua paz interior, deixe de lado os seus medos e tente resolver de maneira positiva certas questões. A semana pede atitudes de sua parte, vá ao encontro da luz pessoal, siga a sua intuição os dias pedem mais atrevimento então encare as situações com otimismo, garra e muita fé! No amor o seu coração ainda carrega algumas dúvidas, seja mais firme em seus atos, decida de vez que caminho deseja seguir e se desprenda de tudo  que atrapalha a sua vida.

  • Moedas - 21 a 27 de maio

    MOEDAS -  (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) É preciso se desapegar de certos pensamentos e sentimentos, focar em seus objetivos e fugir de situações desagradáveis, busque a paz interior algo ainda te incomoda de uma certa maneira, não se deixe levar pelo medo entenda os fatos e vire a página, crie uma nova história muito mais positiva e deixe ir, o tempo se encarrega de trazer novas respostas desde que você aprenda a desapegar daquilo que não te traz resposta alguma.

  • Adaga - 21 a 27 de maio

    ADAGA - (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) A capacidade de dar a volta por cima, a força interior que muda tudo de maneira positiva, a semana será marcada por situações agradáveis que elevam o seu astral. Bom momento para novos aprendizados e para os estudos, as boas oportunidades financeiras e trabalhistas também surgem em seus caminhos. No amor você consegue dar a volta por cima e resolve tudo de maneira positiva, a pessoa amada se apega mais à você

  • Ferradura - 21 a 27 de maio

    FERRADURA - (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) A palavra da semana é capacidade! Você verá a capacidade que tem depois de passar por uma determinada situação. A força interior transforma os seus caminhos e você se dedica mais aos seus objetivos maiores. Bons planos, boas realizações enfim você desperta para o que realmente te traz bons resultados, deixa de lado os medos e segue em frente decidindo os seus caminhos com muita luz e energia positiva.

  • Taça - 21 a 27 de maio

    TAÇA - (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) Realize os seus bons planos, faça valer todas as situações e não se prenda ao medo, os dias que se seguem serão meio complicados porém a sua força interior e a sua verdade serão libertadoras neste momento. Confie na sua intuição e siga em frente , você tem a capacidade de dar a volta por cima e estes momentos são fortes e significativos em sua vida. No amor e em outras questões pessoais tudo tende a melhorar dentro de alguns dias.

  • Capela - 21 a 27 de maio

    CAPELA - (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Resoluções, mudanças e boas respostas marcam a sua semana. Chegou a hora de reavaliar seus planos trabalhistas e não se desesperar diante das situações. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, encontrar a paz interior e deixar de lado certos assuntos desagradáveis. Muitas vezes você bate de frente com questões que não valem à pena, o momento requer mais maturidade e raciocínio lógico diante das situações.

  • Punhal - 21 a 27 de maio

    PUNHAL - (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Momentos de luz e realizações, enfim você consegue respirar de maneira aliviada depois de um período de muitas batalhas. A semana tende a ser mais otimista e com novas realizações, bons projetos profissionais enfim este é o momento de organizar-se mais , seguir com entusiasmo e foco pois as boas oportunidades voltam a surgir em seus caminhos. No amor tende entender as crises da pessoa amada e não revide qualquer situação desagradável.

  • Estrela - 21 a 27 de maio

    ESTRELA - (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Fase de renovação , de fé e entusiasmo, a semana tende a ser agitada devido aos seus bons planos, apesar de ainda estar em certas crises amorosas você tende a pensar numa resolução para tal questão. O seu coração carrega algumas dúvidas com respeito ao amor, porém esses dias serão decisivos pois o destino se encarrega de trazer resoluções. Confie no seu potencial e não se deixe levar pelo desânimo, tudo pode mudar repentinamente.

  • Machado - 21 a 27 de maio

    MACHADO - (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Força e entusiasmo, as novas respostas surgem em seus caminhos e a paz interior volta a reinar em sua mente e em seu coração. Uma nova resposta amorosa traz a paz desejada, você fica bem depois de esclarecer os assuntos mal resolvidos. Mesmo estando com muitas ocupações conseguirá encontrar tempo para se divertir e relaxar um pouco, e merecidamente o destino te traz duas importantes respostas que favorecerão o seu astral