Um dia após confirmação de doping, atleta concede entrevista exclusiva | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Um dia após confirmação de doping, atleta concede entrevista exclusiva

Juliano Justo/Agência Brasil
07 de maio de 2020 às 08:00

Um dia após receber a notificação oficial por parte do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês) de suspensão de 12 meses, por violar a regra antidopagem durante os Jogos Parapan-Americanos de Lima no ano passado, a nadadora Patrícia Pereira falou com exclusividade com a Agência Brasil. No resultado do exame de urina, realizado no último dia 21 de agosto, foram encontradas  hidroclorotiazida e metabólito, e SARM LGD-4033 (Ligandrol) e metabólito, que constam na lista de substâncias proibidas da Agência Mundial Antidopagem (Wada, sigla em inglês). A punição nesse caso, conforme a regulamentação, vai de um a quatro anos, mas a brasileira recebeu a pena mínima por ter provado que não teve culpa e assumido que foi negligente.  

O que você pode falar sobre a ingestão dessas substâncias que apareceram nos exames?

Patrícia: Gostaria de reforçar que não agi de má fé e isso foi comprovado pelas autoridades responsáveis. Admito a negligência e reforço que sempre estive à disposição das autoridades antidopagem. Sou atleta paralímpica desde 2009 e na minha carreira meu histórico em testes antidopagem demonstram meu comprometimento. Por isso, de boa-fé, acato a suspensão esportiva e voltarei a praticar o esporte que amo a partir de agosto deste ano.


Participe dos nossos grupos  http://bit.ly/CNAGORA8  🕵‍♂Informe-se, denuncie!


Existe algo mais a ser feito para buscar uma alteração na punição? Alegando que você não teve culpa, existe uma chance de alcançar a absolvição?

Patrícia: Eu aceito a advertência. Acredito que as autoridades tomaram a decisão correta depois da análise do caso. O maior tempo de suspensão seria de quatro anos, fui suspensa por um ano porque ficou provado que não fiz o uso intencional das substâncias.  No começo é claro que ficamos com os nervos à flor da pele, mas isso já está no passado. Quero sempre olhar para o futuro e dar o melhor de mim nas piscinas. A sensação é de que ainda posso dar muito mais para o meu país e posso representar o Brasil da melhor forma, vou atrás disso. 

Depois do Parapan, você não competiu mais. Os dias têm sido só de treinamento?

Patrícia: Eu continuei fazendo treinos em casa, mas longe das piscinas. Estou tentando me manter ativa com alguns exercícios em casa e fazendo o máximo que posso para voltar bem aos treinos.

O adiamento dos Jogos Paralímpicos de Tóquio acabou trazendo uma nova perspectiva para você resolver essa questão do doping e participar lá no Japão?

Patrícia: A postergação dos Jogos foi necessária devido à situação que infelizmente o mundo vive. Para qualquer atleta os Jogos Paralímpicos são um sonho. Eu já tive a felicidade de participar de um quando conquistei a prata na Rio 2016, e agora farei o meu melhor para voltar a participar de um evento com tanta magnitude quanto esse. Meu objetivo é mais uma medalha paralímpica no currículo e estou muito feliz por voltar a treinar em agosto, e poder ter essa chance novamente. Tenho que pensar competição por competição até chegar lá. Um passo de cada vez. A natação é um esporte de dedicação e isso eu tenho de sobra. Serão dias intensos até Tóquio 2021, mas estou preparada.

Entenda o caso 

As substâncias hidroclorotiazida e SARM LGD-4033 (Ligandrol) detectadas pela Wada no exame de urina da nadadora constam da lista de subtâncias proibidas nas classes S5 (Diuréticos e agentes mascaradores) e S1.2 (outros agentes anabólicos) respectivamente.

Hésojy Gley, médico-chefe e coordenador da equipe antidopagem do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) esclareceu à Agência Brasil quais são os efeitos dessas substâncias no organismo.

“A Hidroclorotiazida é um diurético que tem o uso para pressão alta, hipertensão e algumas raras condições metabólicas. Mas, no mundo da suplementação, acaba sendo usada para mascarar situações, ou para a perda de peso. É proibida desde os primórdios e é bem conhecida no meio esportivo. E a SARM LGD-4033 (Ligandrol) já é bem mais nova. Em muitos casos, essa droga não aparece nos rótulos dos suplementos. O nome é a sigla em inglês para um modulador que age diretamente no receptor hidrogênio. É seletivo para esse receptor. Ou seja, onde o hormônio análogo à testosterona - ou a própria testosterona - atua na célula, essa substância vai lá e age. A "vantagem" da SARM é que ela é seletiva. Ela vai no receptor celular e dá o sinal para que ele faça a função de aumento de síntese de proteínas, o que a gente chama de anabolismo e, teoricamente, tem menos chance de apresentar efeitos colaterais que seriam a virilização e o acúmulo de gordura ruim nas mulheres. Mas, apesar de parecer ter menos efeitos colaterais, ela é bem mais cancerígena do que as outras testosteronas", alerta o médico.

Os suplementos utilizados pela nadadora foram analisados em um laboratório credenciado pela Wada, e dois deles foram definidos como contaminados com essas substâncias. Dessa forma, pelo nível reduzido de culpa da esportista pela violação e com base nessa contaminação dos suplementos, o IPC e a atleta concordaram com a sanção de 12 meses. Lembrando que, na regulamentação da Wada, a suspensão nesse tipo de caso pode ser de um a quatro anos. O processo, como todos os demais envolvendo o IPC, seguiu em sigilo até a conclusão dos trabalhos. Dessa forma, a nadadora está liberada para voltar a competir a partir do dia 20 de agosto deste ano. 

Medalhas

Com a punição, Patrícia Pereira também perdeu as duas medalhas conquistadas em Lima (Peru), a prata nos 50m livre e o bronze nos 100m livre da classe S5. Nos 50m, a argentina Ana Noriega deve herdar a prata, e o bronze ficará com a outra brasileira Esthefany de Oliveira. Na prova dos 100m, Esthefany, que originalmente chegou em quarto lugar, ficará com o bronze. Assim, o Brasil mantém a sua campanha histórica que totalizou 308 medalhas, um recorde em todas edições de Jogos Parapan-Americanos.

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 27 a 2 de junho

  • Coroa - 27 a 2 de junho

    COROA - (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) A semana pede mais equilíbrio nas questões financeiras, mais força  e dedicação nas questões profissionais enfim é hora de focar mais em seus objetivos, se desprender dos seus medos e encarar uma nova jornada com mais coragem arriscando um pouco mais. No amor a semana é bem tensa e será preciso manter a calma ao conversar, saber que nem sempre você tem razão e passar por cima de certas situações que possam vir a causar o término do seu relacionamento.

  • Candeias - 27 a 2 de junho

    CANDEIAS -  (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) Momento de recomeço, fase de paz interior enfim você busca uma nova jornada muito mais positiva, fugindo assim de situações que até a pouco tempo te atrapalhavam e muito. Você quer uma vida nova e a partir dessa semana vai mudar o que for preciso em seus caminhos, você reflete sobre tudo o que está por vir porém já tomou a decisão de arriscar, só está esperando uma resposta que durante os dias da semana com certeza aparecerá.

  • Roda - 27 a 2 de junho

    RODA - (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Uma fase de luz e conhecimento, momento de recomeços e muita paz espiritual. Você se desapega de preocupações banais, vai ao encontro da evolução e quer mais equilíbrio em todos os sentidos, sente que está na hora de rever seus conceitos e desapegar de situações que na verdade só trouxeram dores de cabeça. Este é o seu momento, é hora de viver a sua vida, curtir o seu romance e se desapegar de preocupações familiares.

  • Sino - 27 a 2 de junho

    SINO - (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Mude o que for preciso, mas saiba verificar cada fato, entenda que tudo o que você precisa é ser coerente diante das situações, muitas vezes você  tem razão  mas devido às explosões e falta de paciência você acaba mudando tudo e infelizmente acaba desfavorecendo a sua palavra. No amor é hora de tomar decisões sérias em seus caminhos, sair de cima do muro que tanto atrapalha a sua vida e seguir com fé e boas decisões.

  • Moedas - 27 a 2 de junho

    MOEDAS - (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) A sabedoria do tempo resolve tudo inclusive as questões mais difíceis, durante a semana você terá boas respostas relacionadas a isso, e terá a certeza de que está bem perto de resolver tudo de maneira positiva. Bom momento de luz e alegrias , você se sente mais forte diante das boas decisões e se sente mais firme nas questões pessoais. No amor é questão de paciência e fé,a pessoa amada terá muitos motivos para te elogiar.

  • Adaga - 27 a 2 de junho

    ADAGA - (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO)  A semana traz muito raciocínio lógico e você consegue dar a volta por cima diante de todas as questões. Chegou a hora de avaliar tudo de maneira positiva, colocar em ordem seus pensamentos e sentimentos e focar mais em seus objetivos. Momento de renovação, de fé e boas energias, fim de uma fase de indecisões, você toma a iniciativa diante dos fatos e vai ao encontro da luz desejada para os seus caminhos.

  • Ferradura - 27 a 2 de junho

    FERRADURA - (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Muitas vezes você perde grandes oportunidades pela sua teimosia, acaba deixando de lado aquilo que muito te interessa só por manhas pessoais que não te levam a lugar algum, é preciso raciocinar sobre a sua vida e suas decisões, você sempre acaba tendo certas dores de cabeça por ser tão desorganizado(a) e por não ter coragem de tomar a iniciativa. Seja forte, a semana pede isso de você, vai em frente com as suas boas decisões.

  • Taça - 27 a 2 de junho

    TAÇA - (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) A semana traz ações, você vai ao encontro de respostas positivas que fazem mais sentido em sua vida, transforma os seus caminhos de maneira positiva, segue com fé e entusiasmo diante de tudo e acredita no seu potencial. No amor saiba entender os fatos e siga com fé essa nova jornada, mesmo estando com certas dúvidas o que tem de ser e o que tiver de acontecer vai acontecer não adianta tentar supor nem tomar providências sem saber ao certo no que vai dar.

  • Capela - 27 a 2 de junho

    CAPELA - (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Tudo o que você precisa na verdade é saber lidar com todas as situações, mudar aquilo que tanto te incomoda de maneira positiva e buscar a paz acima de tudo mantendo assim o equilíbrio para os seus dias. Infelizmente muitas vezes você toma atitudes impensadas e comete grandes erros irreparáveis, mas sempre está disposto a mudar e corrigir os fatos, isso favorece os seus dias, te traz mais conforto diante das situações.

  • Punhal - 27 a 2 de junho

    PUNHAL - (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Fase de buscas, momento de reflexões sobre tudo enfim você quer mudar o que for preciso mas ainda não sabe por onde começar. As questões ficam mais claras pra você, mesmo não concordando com muitas a sua decisão será seguir em frente, pois o que deseja mesmo é progresso e fim de situações que não te trazem proveito algum. No amor depois de uma conversa franca tudo fica bem e se você souber manter essa energia da paz isso vai durar muito tempo.

  • Estrela - 27 a 2 de junho

    ESTRELA - (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Momento de renovação, de bons sentimentos, de pensamentos fortes e decisivos, muitas questões sendo resolvidas quer sejam familiares, trabalhistas e até mesmo amorosas, a semana traz muitas respostas pra você. Chegou a hora de focar melhor em seus objetivos, fazer a escolha certa e tomar as atitudes mais adequadas. No amor seja coerente, entenda a pessoa amada e fuja de desconfianças que só atrapalham o seu romance.

  • Machado - 27 a 2 de junho

    MACHADO - (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) A semana oportuna, a hora da reviravolta, o momento de recomeçar enfim depois de muitos imprevistos ao seu redor chegou a resposta para muitas das suas questões porém cabe à você tomar a decisão ideal, a que te trará a verdadeira paz e também o equilíbrio necessário para os seus dias. Respostas amorosas e financeiras surgem juntas te trazendo a alegria e também fortalecendo o seu astral. Momento de muita dedicação à sua fé, isso te fortalece e muito!