Covid-19 leva Covas à segunda 'quarentena' | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Covid-19 leva Covas à segunda 'quarentena'

Pedro Venceslau/Agência Estado
21 de março de 2020 às 18:18

Quase cinco meses depois de receber o diagnóstico de câncer no trato digestivo, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), havia sido liberado pelos médicos para retomar, nesta sexta-feira, 20, a agenda de inaugurações e eventos públicos. A pandemia do novo coronavírus, no entanto, lhe impôs uma nova "quarentena", e o prefeito teve de determinar o fechamento do comércio na capital e aplicar regras severas de circulação de pessoas na cidade.

As medidas frustraram os planos de seu entorno, que esperava torná-lo mais conhecido da população com vistas à disputa pela reeleição em outubro. Com a nova "quarentena", Covas literalmente se mudou para a Prefeitura e levou para o gabinete a cama que estava no quarto do seu apartamento na Barra Funda, na zona oeste.

Frequentador de academia, Covas também foi liberado para retomar a rotina de exercícios, mas, por falta de tempo, não levou equipamentos para se exercitar no local de trabalho. Havia a opção de usar a academia dos servidores, mas ele não achou conveniente.

"No fim de semana vou fazer uma caminhada no 13.º andar (do prédio da Prefeitura)", disse o prefeito ao Estado em seu quarto-gabinete, no 5.º andar do Edifício Matarazzo, no centro. A reportagem acompanhou Covas ao longo do dia em que, pela primeira vez nos últimos meses, participou de agenda pública.

A cama foi instalada ao lado da mesa de trabalho. Há também uma televisão sobre uma mesa repleta de objetos com motivos religiosos. "Até a semana passada eu estava assistindo à série O Alienista, da Netflix, mas agora meu único lazer tem sido fazer lição de matemática com o Tomás", afirmou Covas, referindo-se ao filho de 14 anos. "Recebo mensagens dizendo para trabalhar e ficar em casa cuidando da saúde. Quero até esclarecer que nada que tenho feito é escondido dos meus médicos. Ocupar a cabeça é parte do tratamento", disse.

Ao lado do quarto-gabinete há um banheiro com chuveiro e uma cama de solteiro. O ambiente já existia antes da crise do coronavírus, mas era pouco usado por ele. Quem mais fazia uso do local, segundo servidores, era o então prefeito José Serra (PSDB), que cultiva o hábito de trabalhar de madrugada.

"Essa semana eu ia começar a voltar a frequentar eventos públicos. Os médicos tinham me liberado porque estou com a imunidade normal. Com o fim da quimioterapia e o início da imunoterapia, não estou mais imunodepressivo. Não estou mais no grupo de alta vulnerabilidade do coronavírus", relatou o prefeito.

A conversa continuou no carro no trajeto até Parelheiros, na zona sul, onde Covas foi vistoriar a entrega de novos leitos de UTI no hospital municipal do bairro e anunciar que o Estádio do Pacaembu e o sambódromo do Anhembi serão usados como "hospitais" para infectados pelo coronavírus. "Orientação da vigilância sanitária baseada em estatística da OMS é restringir em 60% a circulação de pessoas", disse o tucano, sentado no banco da frente do carro oficial.

Eleições

Covas desconversou sobre a escolha do seu candidato a vice. "Datena é uma possibilidade. Seria um prazer poder contar alguém com tamanho prestígio como vice. Mas, como ele, tem outros nomes Não fechamos a porta para ninguém", disse o prefeito sobre o apresentador de TV José Luiz Datena.

Nos bastidores, aliados de Covas relatam que conversas caminham bem com o partido Republicanos, que poderia indicar o deputado Celso Russomanno como vice, mas não descartam uma chapa "pura" do PSDB com a senadora Mara Gabrilli.

"Temos conversado com vários partidos. Não é momento de fechar nome de vice, mas de fazer acordo partidário. A partir de abril vamos focar na escolha de vice. Tem partidos que nem escolheram seu candidato a prefeito. Não há necessidade de correr contra o tempo."

No momento em que alas do PSDB questionam a liderança do governador João Doria na legenda e o nome do governador gaúcho, Eduardo Leite, passa a ser cogitado como presidenciável, Covas não hesita. "Eu vejo hoje a candidatura natural do governador João Doria à Presidência. É o meu candidato."

Sobre especulações de que o PSDB teria um "plano B" na disputa na capital em função de seu tratamento de saúde, Covas disse que isso "faz parte de quem vive política". "Enquanto os médicos disserem que posso tocar minha vida, vou tocando. Se em algum momento os médicos apontarem para outra direção, aí a gente vai tratar isso com a maior transparência possível."

Ao avaliar o cenário político, Covas não poupou críticas ao presidente Jair Bolsonaro, mas elogiou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. "Faço um agradecimento ao ministro Mandetta. Estamos dobrando número de leitos de UTI. Mas Bolsonaro, em vez de dialogar com o Congresso, estimula pessoas a irem às ruas pedindo o fechamento da Casa. Isso faz com que tenha mais dificuldade de aprovação das reformas." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Comentarios

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo cigano - de 1 a 8 de abril

  • Coroa - 1 a 8 de abril

    COROA_ Fase de reorganização pessoal, você busca uma nova resposta diante de um determinado assunto, vai atrás dos seus objetivos com força e determinação. Apesar de certos problemas particulares tudo tende a se resolver com o passar dos dias, o mais importante é manter o foco dos seus projetos e não se deixar levar pelos imprevistos e por questões banais. No amor a semana promete ser positiva e de também de momentos felizes ao lado da pessoa amada.

  • Candeias - 1 a 8 de abril

    CANDEIAS_ Momento onde você se dedica a cuidados pessoais, tanto em questões de saúde como em questões espirituais. Depois de analisar a sua vida ao todo você consegue tomar importantes decisões que realmente farão a diferença em seus caminhos. No amor o segredo é ter muita paciência e saber lidar com o temperamento da pessoa amada, você sabe como colocar fim a certas situações desagradáveis e com certeza vai conseguir transformar os momentos ruins em dias melhores.

  • Roda - 1 a 8 de abril

    RODA_ Vibrações positivas para o amor, uma fase de luz e bons presságios onde você consegue manter a paz acima de tudo. Semana favorável para a reflexão onde você consegue organizar a sua vida pessoal e a sua vida profissional, os dias que se seguem trarão as respostas ideais para o trabalho, algo que estava te atrapalhando já não te incomodará mais e você segue com mais alegria e entusiasmo, apostando mais na sua criatividade.

  • Sino - 1 a 8 de abril

    SINO_ Algumas indecisões acabam surgindo em seus caminhos, esta é uma fase de mudanças onde tudo pode acontecer de uma maneira diferente da qual você planejou, este não é um bom momento para encarar certas situações desagradáveis, vá em busca de dias melhores e deixe de lado certas situações que não te favoreceram em nada. Chegou a hora de mudar para melhor, e a oportunidade surgirá em seus caminhos dentro em breve transformando os seus dias.

  • Moedas - 1 a 8 de abril

    MOEDAS_ Dias de respostas positivas onde você consegue colocar tudo no lugar, chegou a hora de analisar todas as questões, colocar em ordem seus pensamentos e sentimentos, alcançar maiores níveis profissionais pois a sua alma pede progresso neste período e você segue com garra e determinação em busca de respostas favoráveis. No amor você tranquiliza o seu coração e segue com mais alegria e otimismo na certeza de que tudo ficará bem daqui pra frente.

  • Adaga - 1 a 8 de abril

    ADAGA_ Chegou a hora de arriscar mais, de ir ao encontro de respostas positivas que trarão a paz ideal para os seus caminhos. Com o passar dos dias tudo tende a acontecer de uma maneira diferente, você começa a organizar a sua vida e foge do comodismo indo ao encontro de respostas favoráveis em todos os sentidos. Na busca de dias melhores você se depara com situações que te favorecem e com propostas quase que irrecusáveis, porém a decisão fica em suas mãos.

  • Ferradura - 1 a 8 de abril

    FERRADURA_ Você busca a paz interior, está atravessando uma fase bem delicada onde a sua vontade é jogar tudo para  alto e seguir uma nova vida. Com o passar dos dias tudo tende a ser melhor pois o raciocínio lógico fará com que você desperte para a realidade mostrando que há novas oportunidades sempre, e que nem tudo está perdido diante das situações e a semana trará uma importante resposta que fará você acreditar mais na sua força pessoal.

  • Taça - 1 a 8 de abril

    TAÇA_ Uma nova fase onde você se dedica mais às questões profissionais, tenta manter o equilíbrio em todos os sentidos e vai em busca de novidades que mudarão a sua rotina. Os dias que se seguem trarão boas oportunidades em seus caminhos e também uma surpresa amorosa que vai mexer e muito com você. Em questões familiares não se preocupe tanto, tudo tem o tempo certo para acontecer e você vai conseguir ajudar da maneira que você deseja.

  • Capela - 1 a 8 de abril

    CAPELA_ Dias de respostas positivas que farão mais sentido em seus caminhos, uma fase de alegria e otimismo diante das situações. No amor uma nova resposta equilibra o seu astral e você segue uma fase mais tranquila ao lado da pessoa amada. Um pequeno imprevisto trabalhista pode surgir mas você conseguirá colocar tudo no lugar em breve, apenas não se deixe levar por questões banais que possam atrapalhar o bom andamento de seus planos.

  • Punhal - 1 a 8 de abril

    PUNHAL_ A semana promete ser positiva em questões profissionais, período onde você se destaca pela sua dedicação e também por ter pulso firme diante das questões. No amor a semana vai ser bem agitada e você terá alguns desentendimentos com a pessoa amada, mas com o passar dos dias vocês conseguem chegar a um acordo, mas tente conversar antes de tomar conclusões precipitadas para não causar maiores transtornos.

  • Estrela - 1 a 8 de abril

    ESTRELA_ Fase complicada onde você decide mudar algumas questões pessoais, vai em busca de dias melhores e tenta manter a calma diante de certas situações. No amor a semana será meio complicada é preciso ter cuidado para não jogar tudo pro alto. Em questões profissionais você aposta em sua capacidade e arrisca um pouco mais diante das situações, e apesar de certos confrontos com supostos concorrentes tudo tende a acontecer de maneira positiva.

  • Machado - 1 a 8 de abril

    MACHADO_ Você atravessa uma fase bem delicada em questões amorosas, será preciso manter a calma para não ofender a pessoa amada, pois seu limite de paciência se esgotou diante de certas situações, chegou a hora de mudar e apesar de estar atravessando uma fase de indecisões o progresso trabalhista está batendo à sua porta e é preciso aproveitar todas as oportunidades que surgirem mantendo o foco dos seus objetivos.