Uruguai fecha fronteiras com a Argentina | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Uruguai fecha fronteiras com a Argentina

Marieta Cazarré/Agência Brasil
17 de março de 2020 às 15:00

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, determinou o fechamento de todas as fronteiras, terrestre, fluvial e aérea, com a Argentina a partir da 0h de hoje, 17. Os cidadãos uruguaios e os estrangeiros residentes no país poderão entrar no país. Também está autorizada a entrada de mercadorias e ajuda humanitária. O país tem hoje 29 casos de infectados pelo novo coronavírus.

A decisão foi tomada após uma videoconferência realizada ontem e que contou com a participação dos presidentes do Brasil, Argentina, Paraguai, Chile, Equador, Colômbia, Peru, Bolívia e Uruguai.

Os postos de fronteira terrestre entre Brasil e Uruguai também foram fechados. Eles estão nas cidades brasileiras de Santana do Livramento (fronteira com Rivera, no Uruguai), Quaraí (com Artigas), Jaguarão (com Rio Branco), Barra do Quaraí (com Bella Unión), Chuí (com Chuy) e Aceguá (com Aceguá).

Lacalle Pou afirmou que conversou com o ministro da Defesa do Brasil, Fernando Azevedo e Silva, na tentativa de estabelecer algum controle nas fronteiras entre os dois países, por se tratar de fronteira seca. As fronteiras secas são aquelas onde não há um rio, lago ou oceano dividindo os dois países, apenas uma divisão simbólica no território.

Outra decisão anunciada por Lacalle Pou foi a suspensão dos voos provenientes da Europa a partir da próxima sexta-feira, 20. O retorno de milhares de uruguaios está sendo analisado pelo Ministério das Relações Exteriores, que está em contato com as embaixadas para colaborar com o regresso dos cidadãos.

O presidente do Uruguai ressaltou ainda a importância de os idosos maiores de 65 anos permanecerem isolados em casa para evitar o contágio pelo Covid - 19. O Uruguai é o país mais envelhecido da América Latina, segundo relatório elaborado pelo Banco Mundial (BM) e pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) no ano de 2016.

O Uruguai, que registrou o primeiro caso de coronavírus na última sexta-feira, agora já é o terceiro país se considerados os casos de infectados em relação ao tamanho da população. Com 29 casos confirmados e uma população de 3,5 milhões de habitantes, o país tem um caso a cada 119 mil habitantes. Apenas Chile e Guiana têm, relativamente, mais casos.

O ministro da Saúde Pública do Uruguai, Daniel Salinas, afirmou que já são 29 casos confirmados da doença e que outras suspeitas estão aguardando o resultado dos exames, que são realizados pelo Laboratório de Virologia de Saúde Pública. Ainda de acordo com o ministro, todas as pessoas infectadas estão com quadros estáveis, a maioria cumprindo a quarentena domiciliar.

Salinas afirmou que o teste para detecção da doença no país leva cerca de seis horas para dar o resultado, podendo demorar mais por conta dos procedimentos de coleta da amostra, chegada ao laboratório e as etapas subsequentes, que culminam em um processo de validação.

De acordo com o ministro, em Montevidéu, há três instituições privadas que importaram equipamentos e kits de diagnóstico, e que realizam as análises de acordo com o estabelecido pelas autoridades da Administração Estadual de Serviços de Saúde. No momento, não existe esse serviço no norte do país, portanto as amostras são enviadas refrigeradas para a capital.

Comentarios

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 8 a 15 de abril

  • Coroa - 8 a 15 de abril

    COROA_ Momento de fé e sabedoria, depois de muitas lutas o destino te favorece com respostas positivas que mudam o seu astral, chegou a hora de estabilizar os seus caminhos, fugir de situações que podem atrapalhar os seus bons planos. Acredite na sua capacidade e siga em frente, o momento pede mais atrevimento de sua parte, as boas respostas sempre surgem depois que você toma atitudes que realmente fazem a  diferença.

  • Candeias - 8 a 15 de abril

    CANDEIAS_ Momento favorável para o amor, uma fase de luz e alegrias onde tudo começa a acontecer de maneira positiva, você precisa agir com mais clareza diante das situações, ser mais transparente com a pessoa amada e verá que não há tantos problemas em seu relacionamento. Em questões profissionais em breve novas respostas tranquilizam o seu coração, principalmente em situações financeiras onde você consegue dar a volta por cima.

  • Roda - 8 a 15 de abril

    RODA_ Semana de força, de motivação e otimismo, você consegue dar a volta por cima diante das situações, busca o foco dos seus objetivos e vai em frente rumo aos seus bons projetos. O momento pede para que você tenha calma com as questões familiares e não se deixe levar por falatórios que podem vir a te prejudicar. Controle os seus instintos e busque a paz acima de tudo, a sua maior força está na capacidade de apaziguar tudo.

  • Sino - 8 a 15 de abril

    SINO_Vibrações positivas para o amor, fase de renovação e fé, você consegue se entender com a pessoa amada e foge de situações desagradáveis, tenta manter a paz diante de muitos assuntos e se equilibra diante das questões. Os dias que se seguem trarão as respostas ideais que farão mais sentido em seus caminhos, busque a paz interior e faça valer os seus bons planos. Confie na sua capacidade e siga em frente com seus objetivos maiores.

  • Moedas - 8 a 15 de abril

    MOEDAS_ Muitas das questões ao seu redor acabam te confundindo mas o melhor está por vir e as respostas farão mais sentido em breve, onde você vai conseguir realizar os seus objetivos. No amor uma nova resposta surge em seus caminhos e tudo fica mais agradável, e com o passar dos dias você se sente melhor ao lado da pessoa amada, se sente mais confiante e também percebe a necessidade de dar mais atenção à pessoa amada.

  • Adaga - 8 a 15 de abril

    ADAGA_ A capacidade de dar a volta por cima, realizar os seus objetivos com força e determinação. Você consegue resolver certas situações de maneira positiva, busca a paz para os seus caminhos e muda tudo o que for preciso. Momento oportuno onde tudo acontece de maneira tranquila, vá ao encontro da luz e da paz, faça com que tudo aconteça de maneira favorável e nunca se prenda a nada, busque a paz acima de tudo e faça acontecer de maneira positiva seus caminhos.

  • Ferradura - 8 a 15 de abril

    FERRADURA_ Momento de renovação e fé, você se sente bem depois de desabafar seus reais sentimentos, está disposto(a) a mudar os seus caminhos de maneira positiva, se desprende dos seus medos e encara as realidades. A semana pede mais atitude de sua parte, se realmente deseja uma determinada mudança é necessário fazê-la acontecer em seus caminhos portanto busque a paz antes que tudo venha a ser diferente em seus caminhos.

  • Taça - 8 a 15 de abril

    TAÇA_ Momento de renovação e otimismo, fase de conquistas e bons aprendizados, esqueça o passado e busque respostas no presente, equilibre-se e não se deixe levar por pequenos imprevistos que possam te trazer um certo mal-estar. Você precisa encarar de frente as situações e virar páginas, saber que tudo muda com o decorrer do tempo e mesmo estando diante de certas situações tudo pode ser diferente, basta você saber lidar com os assuntos.

  • Capela - 8 a 15 de abril

    CAPELA_ Momento de motivação e luz, fase de respostas onde tudo pode acontecer de maneira positiva. Você vai enfrentar diversas situações porém com o passar dos dias tudo pode ser diferente em seus caminhos. Você vai mudar o que for preciso porém os dias que se seguem farão com que você se sinta melhor. No amor nem sempre as coisas acontecem como você deseja, porém não perca a esperança pois tudo pode mudar.

  • Punhal - 8 a 15 de abril

    PUNHAL_ Fase de renovação, de fé e entusiasmo, a semana promete ser de resoluções e muitas alegrias, fim da dúvida que tanto atrapalhou os seus caminhos. Chegou a hora de levar em frente todos os seus projetos, encarar as situações e mudar o que for preciso. O seu coração ainda carrega algumas dúvidas, mas a razão trará a paz para os seus caminhos. No amor deixe o tempo agir, ele sempre te traz a melhor resposta.

  • Estrela - 8 a 15 de abril

    ESTRELA_ Momento de equilíbrio e força, fase de fé e altruísmo, você se equilibra diante das situações e dá a volta por cima nos seus projetos pessoais. Tente manter a paz ao lidar com assuntos amorosos, devido a muitas questões pode ser que você se encontre cansado(a) e pode ter atitudes inesperadas com a pessoa amada. Com o passar dos dias tudo pode ficar bem, apenas tenha calma e saiba lidar com as questões de maneira positiva.

  • Machado - 8 a 15 de abril

    MACHADO_ Momento de luz e alegrias, fase de paz e entendimento, você se depara com situações agradáveis e isso fortalece o seu astral. Fase de dedicação e novos aprendizados, você se volta aos estudos e quer evolução em seus caminhos, encontra a paz para os seus dias deixando de lado tudo o que for prejudicial, que atrapalha os seus bons planos. A sua dedicação é muita e isso te traz respostas pra lá de esclarecedoras.