Criada há 8 dias, comissão católica do RS recebe 6 denúncias de abuso e assédio | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Criada há 8 dias, comissão católica do RS recebe 6 denúncias de abuso e assédio

Laura Gross/ Agência Estado
06 de março de 2020 às 12:47

Pioneira no Brasil, a Comissão Arquidiocesana Especial de Promoção e Tutela de Crianças da Arquidiocese de Porto Alegre recebeu seis denúncias desde o seu lançamento oficial, em 26 de fevereiro passado.


Participe dos nossos grupos ℹ https://bit.ly/2wamGr9 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


O grupo de trabalho tem o objetivo de investigar casos de abuso e assédio sexual cometidos por integrantes da Igreja Católica. Ele segue determinação do Papa Francisco, de que todas as dioceses do mundo tomem medidas para receber denúncias de supostos crimes sexuais até junho deste ano.

De acordo com a irmã Maria Denise Mendes Ternes, secretária e psicóloga da comissão, é possível ver uma confiança da comunidade. "Se pararmos para analisar, temos aproximadamente seis pessoas que nos ligaram para relatar os casos delas. Pode parecer pouco, mas se contarmos os dias oficiais de trabalho são apenas oito. É quase uma denúncia por dia".

O grupo de trabalho foi formado ainda em agosto do ano passado e tem participação de uma delegada da Polícia Federal, uma psicopedagoga, uma médica psiquiatra, do arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, e do padre Fabiano Schwanck Colares

Depois das primeiras análises, foi criado um regulamento interno sobre como conduzir o caso desde a denúncia até o tratamento da vítima e do suspeito, que pode incluir, além de padres e religiosos, todas as lideranças leigas que trabalham com as crianças e os adolescentes. A comissão abrange paróquias de 29 municípios gaúchos.

"A comissão vai trabalhar em dois âmbitos igualmente importantes: o primeiro deles se responsabilizará por acolher denúncias, investigar, executar a sentença e dar acompanhamento às vítimas. O segundo será de trabalhar a prevenção por meio de um material pedagógico para mostrar aos padres e leigos o trabalho seguro e correto com crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis".

Além disso, cartazes serão distribuídos entre as 158 paróquias da arquidiocese de trarão mensagens sobre abusos. "Você Sabia? Nessas relações, muitas vezes, o abusador manipula emocionalmente a vítima que nem sequer percebe, o que pode levar ao silêncio por sensação de culpa. Essa culpa pode se manifestar em comportamentos graves no futuro como a autoflagelação e até tentativas de suicídio", diz um dos materiais elaborados.

A irmã Maria Denise explica que os denunciados podem ser punidos, mas que, dentro da igreja, não existe prisão. Por isso, podem ser afastados das atividades, por exemplo, ou trocados de paróquia. As seis denúncias que chegaram à comissão não foram protocoladas junto ao Ministério Público ou informadas à Polícia Civil, pois seriam "um desabafo maior por parte dos denunciantes".

A irmã explica que a maioria ligou para conversar, desabafar e relatar o que por anos havia sido escondido. "Vários deles disseram que não tinham contado para ninguém ainda o que havia acontecido, seja por medo ou vergonha, e, por meio do nosso canal, eles se sentiram mais seguros. Nós ainda não demos sequência ao processo pois eles precisam se comprometer a vir até a arquidiocese ou fazer um documento assinado para comprovação das informações e a maioria, por enquanto, mora longe de Porto Alegre".

As denúncias serão apuradas por processos administrativos independente do processo judicial para agilizar a apuração dos casos. O objetivo é que em, no máximo, 90 dias, a partir do momento da denúncia, o caso seja concluído. Assim que concluída a apuração, ela será enviada a um grupo criado no Vaticano para tratar deste assunto.

A comissão recebeu também uma denúncia que se enquadraria em assédio, porém o denunciado é um padre que já faleceu. Neste caso, conforme explica a secretária e psicóloga do comitê, o trabalho precisa ser maior no âmbito psicológico.

"Nós acolhemos, conversamos, chamamos para conversas, mantemos uma ajuda psicológica e psiquiátrica se os médicos acharem necessário, mas não podemos seguir com o processo, pois não temos como dar a chance do outro lado se pronunciar e ter direito de resposta".

Uma vez por mês, os integrantes da comissão se reunirão com o arcebispo D. Jaime Spengler para conversar e apresentar os trabalhos que foram realizados, as denúncias recebidas e os processos junto ao Ministério Público. O coordenador da Comissão, padre Fabiano Schwanck Colares, comentou sobre a importância da criação de um grupo que trabalhe e trate sobre assuntos ainda considerados como tabu dentro da sociedade religiosa.

"Nós temos a expectativa de conseguir chegar até as pessoas que, de alguma maneira, foram machucadas por algum membro da Igreja, e é importante que eles saibam que nós estaremos abertos para ajudar e sanar essa ferida por meio de uma escuta, da nossa compreensão, e se comprovado, poder oferecer-lhes uma reparação. Importante tratarmos de assuntos que eram difíceis de serem falados, pois os denunciantes acreditam, muitas vezes, que a culpa é deles".

Para o padre, a criação de uma via administrativa direta com o Vaticano facilita os trabalhos. "O pontífice ordenou que seja resolvido em até 90 dias, isso mostra que esse canal direto é fundamental para que tenhamos agilidade, e a parceria com o poder público também facilita este trabalho".

"Não é um assunto que qualquer pessoa gostaria e trabalharia tranquilamente, pois vamos ouvir relatos muito pesados e muito complexos. Mas estarei aberto e todos os outros membros da comissão também. Todos são pessoas preparadas e é possível que o denunciante escolha com quem deseja falar, caso tenha vergonha que seja com um padre, por exemplo".

Conforme a delegada Shana Luft Hartz, do Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis, é muito importante que todas as pessoas e grupos e instituições tenham o interesse de participar de ações que a Polícia Civil (PC) já combate há algum tempo.

"Nós trabalhamos para que as pessoas, principalmente crianças e adolescentes, se sintam à vontade para falar e denunciar qualquer tipo de abuso e assédio, isso sempre foi feito pela PC, mas quando há a criação de uma comissão é importante, ainda mais nesse caso que é específico para a Igreja Católica".

Shana explica que, até o momento, a polícia não acompanha de perto as denúncias, pois uma nova delegacia ainda a ser criada deve ficar responsável pelos casos.

Os canais de comunicação de denúncias (não são aceitas anônimas) são: [email protected] e (51) 99733-4957 (ligações e mensagem de texto).

Comentarios

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 8 a 15 de abril

  • Coroa - 8 a 15 de abril

    COROA_ Momento de fé e sabedoria, depois de muitas lutas o destino te favorece com respostas positivas que mudam o seu astral, chegou a hora de estabilizar os seus caminhos, fugir de situações que podem atrapalhar os seus bons planos. Acredite na sua capacidade e siga em frente, o momento pede mais atrevimento de sua parte, as boas respostas sempre surgem depois que você toma atitudes que realmente fazem a  diferença.

  • Candeias - 8 a 15 de abril

    CANDEIAS_ Momento favorável para o amor, uma fase de luz e alegrias onde tudo começa a acontecer de maneira positiva, você precisa agir com mais clareza diante das situações, ser mais transparente com a pessoa amada e verá que não há tantos problemas em seu relacionamento. Em questões profissionais em breve novas respostas tranquilizam o seu coração, principalmente em situações financeiras onde você consegue dar a volta por cima.

  • Roda - 8 a 15 de abril

    RODA_ Semana de força, de motivação e otimismo, você consegue dar a volta por cima diante das situações, busca o foco dos seus objetivos e vai em frente rumo aos seus bons projetos. O momento pede para que você tenha calma com as questões familiares e não se deixe levar por falatórios que podem vir a te prejudicar. Controle os seus instintos e busque a paz acima de tudo, a sua maior força está na capacidade de apaziguar tudo.

  • Sino - 8 a 15 de abril

    SINO_Vibrações positivas para o amor, fase de renovação e fé, você consegue se entender com a pessoa amada e foge de situações desagradáveis, tenta manter a paz diante de muitos assuntos e se equilibra diante das questões. Os dias que se seguem trarão as respostas ideais que farão mais sentido em seus caminhos, busque a paz interior e faça valer os seus bons planos. Confie na sua capacidade e siga em frente com seus objetivos maiores.

  • Moedas - 8 a 15 de abril

    MOEDAS_ Muitas das questões ao seu redor acabam te confundindo mas o melhor está por vir e as respostas farão mais sentido em breve, onde você vai conseguir realizar os seus objetivos. No amor uma nova resposta surge em seus caminhos e tudo fica mais agradável, e com o passar dos dias você se sente melhor ao lado da pessoa amada, se sente mais confiante e também percebe a necessidade de dar mais atenção à pessoa amada.

  • Adaga - 8 a 15 de abril

    ADAGA_ A capacidade de dar a volta por cima, realizar os seus objetivos com força e determinação. Você consegue resolver certas situações de maneira positiva, busca a paz para os seus caminhos e muda tudo o que for preciso. Momento oportuno onde tudo acontece de maneira tranquila, vá ao encontro da luz e da paz, faça com que tudo aconteça de maneira favorável e nunca se prenda a nada, busque a paz acima de tudo e faça acontecer de maneira positiva seus caminhos.

  • Ferradura - 8 a 15 de abril

    FERRADURA_ Momento de renovação e fé, você se sente bem depois de desabafar seus reais sentimentos, está disposto(a) a mudar os seus caminhos de maneira positiva, se desprende dos seus medos e encara as realidades. A semana pede mais atitude de sua parte, se realmente deseja uma determinada mudança é necessário fazê-la acontecer em seus caminhos portanto busque a paz antes que tudo venha a ser diferente em seus caminhos.

  • Taça - 8 a 15 de abril

    TAÇA_ Momento de renovação e otimismo, fase de conquistas e bons aprendizados, esqueça o passado e busque respostas no presente, equilibre-se e não se deixe levar por pequenos imprevistos que possam te trazer um certo mal-estar. Você precisa encarar de frente as situações e virar páginas, saber que tudo muda com o decorrer do tempo e mesmo estando diante de certas situações tudo pode ser diferente, basta você saber lidar com os assuntos.

  • Capela - 8 a 15 de abril

    CAPELA_ Momento de motivação e luz, fase de respostas onde tudo pode acontecer de maneira positiva. Você vai enfrentar diversas situações porém com o passar dos dias tudo pode ser diferente em seus caminhos. Você vai mudar o que for preciso porém os dias que se seguem farão com que você se sinta melhor. No amor nem sempre as coisas acontecem como você deseja, porém não perca a esperança pois tudo pode mudar.

  • Punhal - 8 a 15 de abril

    PUNHAL_ Fase de renovação, de fé e entusiasmo, a semana promete ser de resoluções e muitas alegrias, fim da dúvida que tanto atrapalhou os seus caminhos. Chegou a hora de levar em frente todos os seus projetos, encarar as situações e mudar o que for preciso. O seu coração ainda carrega algumas dúvidas, mas a razão trará a paz para os seus caminhos. No amor deixe o tempo agir, ele sempre te traz a melhor resposta.

  • Estrela - 8 a 15 de abril

    ESTRELA_ Momento de equilíbrio e força, fase de fé e altruísmo, você se equilibra diante das situações e dá a volta por cima nos seus projetos pessoais. Tente manter a paz ao lidar com assuntos amorosos, devido a muitas questões pode ser que você se encontre cansado(a) e pode ter atitudes inesperadas com a pessoa amada. Com o passar dos dias tudo pode ficar bem, apenas tenha calma e saiba lidar com as questões de maneira positiva.

  • Machado - 8 a 15 de abril

    MACHADO_ Momento de luz e alegrias, fase de paz e entendimento, você se depara com situações agradáveis e isso fortalece o seu astral. Fase de dedicação e novos aprendizados, você se volta aos estudos e quer evolução em seus caminhos, encontra a paz para os seus dias deixando de lado tudo o que for prejudicial, que atrapalha os seus bons planos. A sua dedicação é muita e isso te traz respostas pra lá de esclarecedoras.