Pesquisa usa o futebol como estímulo para resgatar memórias em casos de Alzheimer | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Pesquisa usa o futebol como estímulo para resgatar memórias em casos de Alzheimer

Gonçalo Junior/ Agência Estado
10 de fevereiro de 2020 às 07:50

Depois de um dia normal de trabalho na distribuidora de autopeças Furacão, em março de 2014, o representante comercial Luis Gonzaga acordou assustado no meio da noite. Na saída do banheiro, ele teve um apagão. Não dizia coisa com coisa, mãos trêmulas. Hospital. Internação. Angústia. Vários exames descartaram câncer, meningite, AVC e problemas cardíacos. O diagnóstico definitivo foi Alzheimer, doença neurodegenerativa crônica e forma mais comum da demência. Seu sintoma mais frequente é a perda de memória de curto prazo.


Participe dos nossos grupos ℹ bit.ly/CNAGORA5 🕵‍♂Informe-se, denuncie!



Com medicação e apoio da família, Luis conseguiu reaprender a ler e a escrever depois de alguns meses. A fisioterapia ajudou na retomada dos movimentos, mas ele usa a cadeira de rodas, algo comum nesses casos. Depois de seis anos, o torcedor do São Paulo, de 78 anos, encontrou no futebol uma nova forma de resgatar suas memórias.

Luis é um dos pacientes da pesquisa "Revivendo Memórias". Por meio de uma parceria entre o Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e o Museu do Futebol, médicos e pesquisadores levam um grupo pequeno de portadores de Alzheimer e outros problemas cognitivos e de memória para uma visita ao museu.

Acolhidos pelo Núcleo Educativo, os pacientes são estimulados por fotografias, áudios, imagens antigas, réplicas de troféus e vídeos que retratam o mundo do futebol, das artes e do entretenimento.

Diante das figuras, eles vão se lembrando do que viveram e interagindo com os outros pacientes. O encontro conta com a presença de familiares e cuidadores. Expressões importantes mencionadas pelos pesquisadores são qualidade de vida, estimulação cognitiva e reinserção social. Na linguagem do dia a dia, esses conceitos podem ser traduzidos por paixão, carinho, atenção, cuidado e pausa na solidão. "A ideia é usar a paixão pelo futebol, música e cinema, por exemplo, para ajudar pacientes com problemas cognitivos e de memória. A intenção é que o paciente se reconecte com o passado e reviva memórias especiais", explicou o pesquisador Carlos Chechetti, idealizador e responsável pelo projeto. "Pacientes com Alzheimer acabam sendo isolados da sociedade. Esse projeto também é uma tentativa de reinserção social".

O neurologista Leonel Takada explica que a intenção da pesquisa é estimular as memórias afetivas. "Existe um tipo de memória relacionado às emoções. Nós temos mais facilidade para guardar memórias com valor emocional. Esse projeto usa os interesses de cada pessoa para estimular a memória e as funções cognitivas de maneira geral", explica o especialista do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Ricardo Nitrini, neurologista e coordenador do mesmo grupo da USP, explica que "a dificuldade principal da doença de Alzheimer não é propriamente a memória no sentido pleno, mas sim a dificuldade de memorização. O indivíduo tem dificuldade de guardar fatos novos. Aquelas informações retidas tempos atrás estão, de certo modo, conservadas até as fases avançadas da doença".

No último sábado, o Estado acompanhou uma visita da família do seu Luis ao Museu do Futebol, juntamente com a equipe do projeto Na biblioteca, a funcionária pública aposentada Josi Duarte Binda, a filha mais velha, mostra algumas fotografias para o pai Marcelo Continelli, assistente de Coordenação do Núcleo Educativo do Museu do Futebol, também interage com o são-paulino A filha pergunta se o pai curte a fotografia de Neymar. Seu Luis responde firme "não". Gargalhadas na biblioteca. Ele curtiu a foto de Garrincha e ficou indiferente para o retrato de Sócrates.

"O processo de seleção de material focou em revistas que trouxessem muitas fotos, por isso a opção pela Manchete e O Cruzeiro. Além de fotos e reportagens, propagandas também poderiam ser usadas naquela ativação de lembranças", explicou Ademir Takara, bibliotecário do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB).

Dona Josi afirma que os resultados da visita são positivos. Seu Luis entendeu qual seria o passeio daquele dia e fez questão de vestir uma camisa do São Paulo. "Fiquei surpresa com as lembranças que ele teve depois da primeira sessão. Acho importante essa interação. As pessoas têm medo de sair de casa, mas é importante", disse. "A partir das motivações do futebol, ele relembrou coisas de jovem".

Com o auxílio da neta, Marjory Duarte Binda, seu Luis percorre as salas coloridas do museu e para diante dos monitores para (re)viver o passado. Ele não se incomoda com o barulho, algo raro para os portadores da doença. O ex-vendedor ouve as explicações dos educadores diante de um painel de bolas e chuteiras e faz uma cara boa. Seu time oficial é o São Paulo, mas o Juventus é o do coração. Com a progressão da doença, as visitas às arenas, antes comuns, ficaram mais raras. "Ele gostava muito de ir ao estádio", comentou a neta com a camisa do Moleque Travesso.

Mesmo depois de cinco meses desde a última visita ao museu, Elza Furlan, diagnosticada com Alzheimer há três anos, ainda se recorda do que viveu lá. "Minha mãe sempre gostou muito de futebol. Ela falou por uns quatro dias sobre o encontro e sempre pergunta quando vamos voltar. Eles vão criando vínculos de amizade com os outros", disse a professora Elisa Affonso Furlan, filha da dona Elza.

Ela não participou do encontro de sábado por causa de problemas médicos. Elisa conta que a doença é formada por fases distintas, altos e baixos. "Para a minha mãe, é bom sair de casa. O shopping tem muita luz e barulho. Quando estão lá, eles se entendem. O futebol envolve todo mundo".

Em 2019, foram realizados três sessões experimentais do projeto. A intenção era definir o tamanho dos grupos - os menores funcionam melhor. Para atender mais pacientes e oferecer maior número de sessões, o projeto busca parceiros, da iniciativa pública ou privada. A intenção é beneficiar pacientes de baixa renda, que têm pouco acesso a atividades complementares ao tratamento, e alcançar outros pontos do País. "Hoje, nós atendemos pacientes do Hospital das Clínicas. Nossa intenção é expandir, sonhando alto, para o Brasil todo", afirmou Chechetti.

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 21 a 27 de fevereiro

  • Coroa - 21 a 27 de fevereiro

    COROA_ Os dias que se seguem serão mais positivos, onde você conseguirá resolver tudo de maneira tranquila, até mesmo questões familiares serão resolvidas da melhor maneira possível. Você terá bons motivos para seguir em frente com seus projetos, pois novos apoios surgem em seus caminhos. Com o passar dos dias tudo pode ser diferente, basta focar mais nos seus objetivos maiores e se desprender de questões banais que em nada acrescentam.

  • Candeias - 21 a 27 de fevereiro

    CANDEIAS_ Os dias prometem ser melhores, a semana trará importantes respostas principalmente em questões amorosas onde você acabou tendo grandes indecisões em seus caminhos. Mas você precisa agir de acordo com a sua intuição, às vezes é necessário mudar, livrar-se de teimosias que acabam impedindo a sua felicidade. Decida-se, vá ao encontro daquilo que te faz feliz, por que teimar com situações desagradáveis, você merece o que há de melhor.

  • Roda - 21 a 27 de fevereiro

    RODA_ Mudanças em seus caminhos, fase meio complicada em questões profissionais, é preciso ter calma para não julgar precipitadamente as situações. Apesar de a semana não ser muito favorável em questões trabalhistas, no amor tudo acontece de maneira positiva e você consegue equilibrar o seu astral. Em questões familiares não adianta tentar resolver tudo de uma vez, deixe o tempo agir ele sempre traz a melhor resposta. Bom momento para cuidar da sua saúde.

  • Sino - 21 a 27 de fevereiro

    SINO_ Momento de luz e alegrias, fase de paz e bons presságios onde você começa a valorizar mais a pessoa amada, se desprende dos seus medos e busca a paz acima de tudo. A semana será voltada ao seu relacionamento, muita dedicação fará com que tudo volte ao normal. Às vezes é preciso ceder diante de certas situações para que tudo fique bem, não é perder mas sim agir com inteligência diante de um problema que encontra dificuldades de ser resolvido.

  • Moedas - 21 a 27 de fevereiro

    SINO_ Momento de luz e alegrias, fase de paz e bons presságios onde você começa a valorizar mais a pessoa amada, se desprende dos seus medos e busca a paz acima de tudo. A semana será voltada ao seu relacionamento, muita dedicação fará com que tudo volte ao normal. Às vezes é preciso ceder diante de certas situações para que tudo fique bem, não é perder mas sim agir com inteligência diante de um problema que encontra dificuldades de ser resolvido.

  • Adaga - 21 a 27 de fevereiro

    ADAGA_ Fase de paz e boas respostas, até mesmo questões amorosas mal resolvidas começam a ter melhores resultados, mas você está buscando algo mais significativo para os seus caminhos, portanto a pessoa amada vai precisar ser muito convincente para mudar a sua opinião. Em questões profissionais tudo acontece de maneira positiva e você tranquiliza o seu coração, semana favorável também para possíveis investimentos e também para transações financeiras.

  • Ferradura - 21 a 27 de fevereiro

    FERRADURA_ Você sente a necessidade de cuidar-se mais, tanto de maneira física como espiritual. A semana pode te trazer algumas dúvidas, principalmente em questões profissionais que ainda não foram resolvidos todos os assuntos, mas você terá o controle da situação depois de esclarecer certas pendências. No amor você precisa ser mais atenciosa(o) , saber entender a pessoa amada e não fazer julgamentos precipitados.

  • Taça - 21 a 27 de fevereiro

    TAÇA_ Os dias que se seguem serão mais tranquilos em questões profissionais, novas respostas trazem mais equilíbrio para os seus caminhos. Você está atento(a) a novas oportunidades e a semana será bem agitada , mas é preciso controlar a ansiedade para não estragar tudo. Fase positiva para o amor onde os desentendimentos se dissipam e as boas respostas surgem trazendo a luz e a paz desejada. Boa fase em questões familiares.

  • Capela - 21 a 27 de fevereiro

    CAPELA_ Uma nova luz levanta o seu astral, novas respostas tranquilizam o seu coração e você consegue mudar o que for preciso. No amor tudo fica bem depois de uma conversa franca, e os dias prometem ser melhores também em questões profissionais onde você obtém melhores respostas . Chegou a hora de realizar seus planos, fugir do comodismo e arriscar um pouco mais, pois o momento pede atitudes certas para que tudo fique melhor.

  • Punhal - 21 a 27 de fevereiro

    PUNHAL_ Apesar de certas situações ainda não terem muito sentido os dias que estão pela frente trarão melhores respostas. O seu coração enfrenta uma grande dúvida, mas tudo acontecerá de maneira positiva e você colocará fim a certas preocupações. Os dias são de muita energia positiva, de força e respostas, portanto não estranhe certas mudanças de planos no setor trabalhista e financeiro, tudo faz parte de uma nova fase mais segura.

  • Estrela - 21 a 27 de fevereiro

    ESTRELA_ Você está numa fase de raciocínio lógico, está pesando os prós e os contras de tudo, resolveu colocar a sua vida em ordem e começou a se desprender de todas as negatividades que estavam ao seu redor. Esta será uma semana voltada a  cuidados espirituais pois você sente a necessidade de voltar-se mais à sua fé. Chegou a hora de colocar fim em situações mal resolvidas e seguir novos caminhos com amor, fé e equilíbrio, apostando mais em seu potencial.

  • Machado - 21 a 27 de fevereiro

    MACHADO_ O seu coração enfrenta uma grande dúvida, você não sabe se permanece da maneira como está ou se coloca um fim em tudo, mas o destino se encarrega de trazer a resposta para os seus caminhos. Em questões profissionais uma nova resposta surge e você segue com mais entusiasmo e fé. Os dias serão de respostas positivas, mesmo que algumas questões estejam mal resolvidas de acordo com o seu ponto de vista, pois muitas vezes só é preciso ver melhor e deixar o ciúme de lado.