Por prefeitura, Datena ainda busca MDB e PSB | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Por prefeitura, Datena ainda busca MDB e PSB

Pedro Venceslau, Ricardo Galhardo e Vera Rosa/Agência Estado
07 de fevereiro de 2020 às 18:24

O apresentador de TV José Luiz Datena ainda não desistiu de concorrer à Prefeitura de São Paulo. Ele deve discutir o assunto com a cúpula do MDB no sábado, enquanto mantém conversas regulares com o PSB. Embora nunca tenha sido candidato, Datena foi citado nas últimas duas eleições como um possível nome nas urnas. "Está em aberto minha filiação a um partido", disse ele ao jornal O Estado de S. Paulo, assegurando que uma resposta sobre seu futuro político somente será dada em 15 de março.

Mesmo nos bastidores, Datena tem afirmado que não pretende ser o candidato oficial do Palácio do Planalto, apesar de apontado como o nome preferido do presidente Jair Bolsonaro para a eleição na capital paulista. As tratativas com o MDB vinham sendo conduzidas até aqui pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, que recebeu Bolsonaro em um almoço na segunda-feira. Ainda filiado ao MDB, o empresário é um dos organizadores do Aliança pelo Brasil, partido que Bolsonaro quer criar.

Agora, a operação para filiar Datena ao MDB será assumida pelo presidente nacional do partido, o deputado Baleia Rossi (SP). No Estado, a sigla é aliada do governador João Doria (PSDB), rival de Bolsonaro, e dirigentes paulistas dizem estar próximos de uma aliança com o prefeito Bruno Covas (PSDB), que disputará a reeleição. "Da parte do MDB da capital, nossa conversa com o Bruno está bem avançada. Só falta pegar na mão. O Datena nunca me telefonou", disse o vereador Ricardo Nunes, presidente do diretório do MDB da capital paulista.

O acordo com o MDB teria que envolver um pacto de não agressão com Doria e Covas, algo difícil de cumprir no calor de uma campanha eleitoral.

Outra possibilidade levantada pelo apresentador é formar uma dobradinha com o ex-governador Márcio França (PSB). "Datena seria muito bem-vindo no PSB", afirmou o deputado estadual Caio França (PSB), filho do ex-governador.

Ausência

Bolsonaro já manifestou publicamente a simpatia pelo apresentador. Ele precisa de um palanque forte em São Paulo, onde Doria já tem candidato.

Datena era esperado por Bolsonaro e Skaf no palanque da cerimônia de lançamento da pedra fundamental do primeiro Colégio Militar de São Paulo, que será construído em um terreno ao lado do Campo de Marte, zona norte da capital, na última segunda-feira. Datena também estava na lista de convidados do almoço, mas não compareceu. O presidente e o apresentador acabaram se encontrando rapidamente nos corredores da TV Bandeirantes antes do retorno da comitiva a Brasília. "E aí, Datena, pronto para a batalha?", brincou Bolsonaro, segundo presentes.

Eles não falaram sobre política. A ausência foi vista pelo entorno de Bolsonaro como um sinal de que, caso decida entrar no jogo, o apresentador será um candidato "independente".

Saúde

Na semana retrasada, o apresentador foi fazer um exame de rotina no Hospital Sírio Libanês e acabou passando por um procedimento de cateterismo. Questionado sobre o peso do cirurgia em sua decisão, ele disse que agora está mais forte, tanto que voltou ao seu programa de TV pouco tempo depois de deixar o hospital.

Políticos de São Paulo avaliam que, a cada dia, a construção da candidatura de Datena fica mais difícil, já que dirigentes partidários estão correndo para articular alianças. Partidos de médio porte, como o PSD, do ex-ministro Gilberto Kassab, já têm compromissos já assumidos com outros candidatos. Partidos pequenos podem até oferecer espaço, mas têm outros problemas. Eles não participam de debates, por exemplo.

Em 2016, Datena chegou a ser pré-candidato a prefeito de São Paulo pelo PP, mas desistiu de entrar no páreo por causa das denúncias de corrupção contra o partido na Lava Jato. Dois anos depois, em 2018, o apresentador estava filiado ao DEM e na última hora abriu mão de disputar uma vaga ao Senado. A volta ao partido não é considerada um caminho viável porque a legenda tem o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, e está ligada a Doria.

Mesmo que as negociações não avancem a tempo das eleições de 2020, o nome de Datena deve continuar aparecendo nas bolsas de apostas nos próximos anos. "Se o Luciano Huck pode ser candidato a presidente, por que eu não posso ser candidato a governador? Posso me filiar a um partido agora para disputar o Senado ou governo, mas a prefeitura não está descartada", disse ele. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 21 a 27 de fevereiro

  • Coroa - 21 a 27 de fevereiro

    COROA_ Os dias que se seguem serão mais positivos, onde você conseguirá resolver tudo de maneira tranquila, até mesmo questões familiares serão resolvidas da melhor maneira possível. Você terá bons motivos para seguir em frente com seus projetos, pois novos apoios surgem em seus caminhos. Com o passar dos dias tudo pode ser diferente, basta focar mais nos seus objetivos maiores e se desprender de questões banais que em nada acrescentam.

  • Candeias - 21 a 27 de fevereiro

    CANDEIAS_ Os dias prometem ser melhores, a semana trará importantes respostas principalmente em questões amorosas onde você acabou tendo grandes indecisões em seus caminhos. Mas você precisa agir de acordo com a sua intuição, às vezes é necessário mudar, livrar-se de teimosias que acabam impedindo a sua felicidade. Decida-se, vá ao encontro daquilo que te faz feliz, por que teimar com situações desagradáveis, você merece o que há de melhor.

  • Roda - 21 a 27 de fevereiro

    RODA_ Mudanças em seus caminhos, fase meio complicada em questões profissionais, é preciso ter calma para não julgar precipitadamente as situações. Apesar de a semana não ser muito favorável em questões trabalhistas, no amor tudo acontece de maneira positiva e você consegue equilibrar o seu astral. Em questões familiares não adianta tentar resolver tudo de uma vez, deixe o tempo agir ele sempre traz a melhor resposta. Bom momento para cuidar da sua saúde.

  • Sino - 21 a 27 de fevereiro

    SINO_ Momento de luz e alegrias, fase de paz e bons presságios onde você começa a valorizar mais a pessoa amada, se desprende dos seus medos e busca a paz acima de tudo. A semana será voltada ao seu relacionamento, muita dedicação fará com que tudo volte ao normal. Às vezes é preciso ceder diante de certas situações para que tudo fique bem, não é perder mas sim agir com inteligência diante de um problema que encontra dificuldades de ser resolvido.

  • Moedas - 21 a 27 de fevereiro

    SINO_ Momento de luz e alegrias, fase de paz e bons presságios onde você começa a valorizar mais a pessoa amada, se desprende dos seus medos e busca a paz acima de tudo. A semana será voltada ao seu relacionamento, muita dedicação fará com que tudo volte ao normal. Às vezes é preciso ceder diante de certas situações para que tudo fique bem, não é perder mas sim agir com inteligência diante de um problema que encontra dificuldades de ser resolvido.

  • Adaga - 21 a 27 de fevereiro

    ADAGA_ Fase de paz e boas respostas, até mesmo questões amorosas mal resolvidas começam a ter melhores resultados, mas você está buscando algo mais significativo para os seus caminhos, portanto a pessoa amada vai precisar ser muito convincente para mudar a sua opinião. Em questões profissionais tudo acontece de maneira positiva e você tranquiliza o seu coração, semana favorável também para possíveis investimentos e também para transações financeiras.

  • Ferradura - 21 a 27 de fevereiro

    FERRADURA_ Você sente a necessidade de cuidar-se mais, tanto de maneira física como espiritual. A semana pode te trazer algumas dúvidas, principalmente em questões profissionais que ainda não foram resolvidos todos os assuntos, mas você terá o controle da situação depois de esclarecer certas pendências. No amor você precisa ser mais atenciosa(o) , saber entender a pessoa amada e não fazer julgamentos precipitados.

  • Taça - 21 a 27 de fevereiro

    TAÇA_ Os dias que se seguem serão mais tranquilos em questões profissionais, novas respostas trazem mais equilíbrio para os seus caminhos. Você está atento(a) a novas oportunidades e a semana será bem agitada , mas é preciso controlar a ansiedade para não estragar tudo. Fase positiva para o amor onde os desentendimentos se dissipam e as boas respostas surgem trazendo a luz e a paz desejada. Boa fase em questões familiares.

  • Capela - 21 a 27 de fevereiro

    CAPELA_ Uma nova luz levanta o seu astral, novas respostas tranquilizam o seu coração e você consegue mudar o que for preciso. No amor tudo fica bem depois de uma conversa franca, e os dias prometem ser melhores também em questões profissionais onde você obtém melhores respostas . Chegou a hora de realizar seus planos, fugir do comodismo e arriscar um pouco mais, pois o momento pede atitudes certas para que tudo fique melhor.

  • Punhal - 21 a 27 de fevereiro

    PUNHAL_ Apesar de certas situações ainda não terem muito sentido os dias que estão pela frente trarão melhores respostas. O seu coração enfrenta uma grande dúvida, mas tudo acontecerá de maneira positiva e você colocará fim a certas preocupações. Os dias são de muita energia positiva, de força e respostas, portanto não estranhe certas mudanças de planos no setor trabalhista e financeiro, tudo faz parte de uma nova fase mais segura.

  • Estrela - 21 a 27 de fevereiro

    ESTRELA_ Você está numa fase de raciocínio lógico, está pesando os prós e os contras de tudo, resolveu colocar a sua vida em ordem e começou a se desprender de todas as negatividades que estavam ao seu redor. Esta será uma semana voltada a  cuidados espirituais pois você sente a necessidade de voltar-se mais à sua fé. Chegou a hora de colocar fim em situações mal resolvidas e seguir novos caminhos com amor, fé e equilíbrio, apostando mais em seu potencial.

  • Machado - 21 a 27 de fevereiro

    MACHADO_ O seu coração enfrenta uma grande dúvida, você não sabe se permanece da maneira como está ou se coloca um fim em tudo, mas o destino se encarrega de trazer a resposta para os seus caminhos. Em questões profissionais uma nova resposta surge e você segue com mais entusiasmo e fé. Os dias serão de respostas positivas, mesmo que algumas questões estejam mal resolvidas de acordo com o seu ponto de vista, pois muitas vezes só é preciso ver melhor e deixar o ciúme de lado.