EM ITANHAÉM

Lobo-marinho é resgatado em praia do litoral sul de SP

Animal estava debilitado e com uma lesão no olho direito. Ele foi resgatado por uma equipe do Instituto Biopesca

Da redação
Publicado em 22/06/2022, às 08h58 - Atualizado às 10h47

FacebookTwitterWhatsApp
Lobo-marinho foi encontrado na praia de Bopiranga, em Itanhaém, na última segunda-feira (20) Lobo-marinho é resgatado em praia do litoral sul de SP Imagens do lobo-marinho resgatado em Itanhaém - Reprodução/Instituto Biopesca
Lobo-marinho foi encontrado na praia de Bopiranga, em Itanhaém, na última segunda-feira (20) Lobo-marinho é resgatado em praia do litoral sul de SP Imagens do lobo-marinho resgatado em Itanhaém - Reprodução/Instituto Biopesca

Um lobo-marinho-sul-americano (Arctocephalus australis) foi resgatado por uma equipe do Instituto Biopesca na manhã da última segunda-feira (20), na praia do Bopiranga, em Itanhaém, no litoral sul de São Paulo.

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp  ➥  https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

O animal foi o primeiro da espécie resgatado pelo Biopesca neste ano. De acordo com o instituto, ele foi encontrado por um funcionário do serviço municipal de limpeza, que acionou o Biopesca.

O lobo-marinho resgatado é um indivíduo jovem, magro e debilitado, por conta da longa viagem migratória. Ele também apresentava uma lesão no olho direito.

O animal recebeu cuidados veterinários por parte da equipe do Biopesca e passou ainda por avaliação física e análises clínicas. Na segunda-feira mesmo, foi encaminhado para reabilitação, até que tenha condições de voltar para o mar.

Gosta dos bichinhos? A gente também. Saiba mais sobre as espécies na nossa seção Mundo Animal

Ainda segundo o Biopesca, essa espécie de lobo-marinho possui distribuição geográfica no continente sul-americano desde o Rio de Janeiro (Oceano Atlântico) até a Península de Paracas (No Peru, oceano Pacífico). Ocorre também nas Ilhas Malvinas. Logo que desmamam, eles começam a migração sozinhos para buscar alimento, saindo das colônias reprodutivas e indo para outras regiões próximas, comportamento que continuará por toda sua vida adulta.

Muitas vezes, os lobos-marinhos param nas praias apenas para descansar da longa viagem e, depois de recuperados, voltam para o mar a fim de continuar seu percurso. Em outras ocasiões, estão machucados e precisam de cuidados, a exemplo desse que foi resgatado pelo Instituto Biopesca.

Na praia, a orientação é que as pessoas não se aproximem dos lobos-marinhos para que eles possam descansar sem serem incomodados. Caso eles se sintam importunados e voltem ao mar antes de recuperarem as energias, a sua chance de sobrevivência diminui.

Leia os destaques jornalísticos do dia  ➥ https://bit.ly/CNgooglenoticias

Quem encontrar mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos, debilitados ou mortos, na faixa litorânea entre Peruíbe e Praia Grande, deve entrar em contato com o Instituto Biopesca, pelos telefones 0800 642 3341 (horário comercial) ou (13) 99601-2570 (WhatsApp e chamada a cobrar).

*Com informações de Instituto Biopesca

Leia também: Peixe-elefante é encontrado em praia do litoral de SP

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!