CRIME AMBIENTAL

Homem captura toninha encalhada, embrulha em cobertor e leva para casa

Animal ameaçado de extinção estava vivo e emaranhado em rede de pesca em praia da Argentina

Lenildo SIlva
Publicado em 14/05/2022, às 12h36 - Atualizado às 13h44

FacebookTwitterWhatsApp
A espécie Pontoporia blainvillei está na lista vermelha de risco de extinção da União Internacional para a Conservação da Natureza Toninha no litoral - Fonte: IUCN
A espécie Pontoporia blainvillei está na lista vermelha de risco de extinção da União Internacional para a Conservação da Natureza Toninha no litoral - Fonte: IUCN

Uma toninha (Pontoporia blainvillei), considerada espécie em extinção, foi encontrada encalhada e agonizando em uma praia da Argentina. O que chamou a atenção dos banhistas foi que um homem foi flagrado manuseando o animal e o levando para casa embrulhado em um cobertor.

O caso foi registrado no início desta semana no Mar del Tuyú, na província de Buenos Aires, o vídeo gerou revolta de internautas e autoridades locais, que repudiaram as cenas lamentáveis.

Leia os destaques jornalísticos do dia https://bit.ly/CNgooglenoticias

No vídeo, é possível ver o homem acompanhado por duas crianças removendo as redes de pesca envolta no animal, que estava vivo e agonizando na faixa de areia, em um outro momento do vídeo ele enrola a toninha em um cobertor e sai da praia tranquilamente com ela nos ombros.

A gravação foi compartilhada pela Fundação Fauna Argentina no Instagram. “Repudiamos este tipo de ato! Essa pessoa pegou uma toninha franciscana, golfinhos costeiros que estão protegidos, e levou o espécime. A pessoa que filmou tal ato já apresentou a reclamação. Vamos torcer para que a Justiça faça algo e que essa pessoa explique o ato abominável”, diz a entidade ambiental na rede social.

Vieja o vídeo

Por que corre risco de extinção?

A espécie Pontoporia blainvillei está na lista vermelha de risco de extinção da União Internacional para a Conservação da Natureza (International Union for Conservation of Nature). 

A toninha é uma espécie de águas rasas, sendo encontrada em profundidades de até 50 metros, entre o Espírito Santo, no Brasil, e o Golfo San Matias, na Argentina. Na Baía Babitonga, no norte de Santa Catarina, vive a única população residente em um estuário, essa especificidade torna o local um laboratório a céu aberto.

A espécie Pontoporia blainvillei está na lista vermelha de risco de extinção da União Internacional para a Conservação da Natureza Toninha no litoral (Fonte: IUCN)

Essa espécie está cada vez mais ameaçada de extinção devido à prática de pesca com a utilização de redes de emalhe, como mostram estudos sobre esses golfinhos que já vêm sendo realizados há mais de 20 anos. 

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

Essa grande captura ocorre devido ao longo tempo que leva a prática da pesca de emalhe (de 12 a 14 horas) e, também, pelas extensas redes utilizadas, que podem chegar até 30 quilômetros de comprimento.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!