EMOCIONANTE

Filhote de jaguatirica é resgatado por barco-escola no litoral sul de SP | VÍDEO

Animalzinho estava tentando atravessar o canal do Mar Pequeno, em Ilha Comprida, e recebeu uma inesperada ajuda

Da redação
Publicado em 30/06/2022, às 14h11 - Atualizado às 16h01

FacebookTwitterWhatsApp
Filhote de jaguatirica não recusou a oferta de ajuda do piloteiro do barco-escola de Ilha Comprida Filhote de jaguatirica é resgatado por barco-escola no litoral sul de SP| VÍDEO Imagens mostram filhote de jaguatirica tentando atravessar canal e depois sen - Reprodução/Facebook "Cidade de Ilha Comprida"
Filhote de jaguatirica não recusou a oferta de ajuda do piloteiro do barco-escola de Ilha Comprida Filhote de jaguatirica é resgatado por barco-escola no litoral sul de SP| VÍDEO Imagens mostram filhote de jaguatirica tentando atravessar canal e depois sen - Reprodução/Facebook "Cidade de Ilha Comprida"

As crianças e o piloteiro de um barco-escola da cidade de Ilha Comprida, no litoral sul de São Paulo, vivenciaram uma experiência única e emocionante para qualquer um que tivesse a mesma oportunidade. Na manhã de terça-feira (28), eles avistaram um filhote de jaguatirica nadando no canal do Mar Pequeno, que separa Ilha Comprida do continente.

Segundo a página “Cidade de Ilha Comprida”, no Facebook, a embarcação fazia o trajeto entre o Boqueirão Sul e Pedrinhas, quando o filhotinho foi avistado. Percebendo que o animal já estava exausto e tinha muitas dificuldades em terminar o trajeto, o piloteiro deu a volta com o barco e lançou um remo para que a jaguatirica se agarrasse.

𝗙𝗶𝗾𝘂𝗲 𝗯𝗲𝗺 𝗶𝗻𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝗱𝗼, 𝗳𝗮𝗰̧𝗮 𝗽𝗮𝗿𝘁𝗲 𝗱𝗼 𝗻𝗼𝘀𝘀𝗼 𝗴𝗿𝘂𝗽𝗼 𝗻𝗼 𝗪𝗵𝗮𝘁𝘀𝗔𝗽𝗽 ➥ https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

O pequeno felino entendeu de pronto a oferta de ajuda e se agarrou ao remo, para felicidade da criançada a bordo. Assista ao momento do resgate:

Ainda de acordo com a página, o piloteiro, de nome Jean,  ficou na dúvida se não seria um filhote de onça pintada, pois as duas espécies são bem semelhantes quando filhotes. O filhotinho foi solto em terra firme, às margens do rio Boguaçu, na direção em que nadava antes de ser resgatado. 

 “Ela estava nadando desesperada. Foi muito bom resgatá-la com a ajuda das crianças, que ajudaram a segurar o remo”, disse Jean, que também enfatizou que não houve qualquer risco para as crianças. 

Gosta dos bichinhos? A gente também. Saiba mais sobre as espécies na nossa seção Mundo Animal

 O Sargento Augusto, da Polícia Ambiental, afirmou que, pelo fato do animal não apresentar ferimentos, o procedimento do piloteiro foi correto. “A região é o habitat natural da espécie e, como não estava ferido, devolvê-lo no mesmo sentido de direção foi importante”, afirmou. Em razão da ocorrência, a Polícia Ambiental fará monitoramento embarcado nas margens do rio para verificar algum movimento diferente na área. Qualquer nova informação deve ser comunicada à polícia pelo telefone (13) 3848 9130.

Também segundo a “Cidade de Ilha Comprida”, a diretora do Departamento de Educação do município, Valéria Pontes, destacou a experiência ímpar das crianças, a sensibilidade e o respeito pela natureza do piloteiro Jean e a união de todos no salvamento.

O presidente da SOS Pinguim da Ilha Comprida, Cristian Negrão, também parabenizou todos pela ação em prol dos animais e da Natureza :“O piloteiro e as crianças adotaram uma atitude maravilhosa. Com certeza, a mãe a deve ter reencontrado, mas iremos acompanhar o caso e agir, se houver alguma movimentação diferente na área”, afirmou.

Ficou constatado, pela análise das imagens feita pela Fundação Florestal, que realmente se tratava de um filhote de jaguatirica, devido aos desenhos da pelagem do felino e dos dois riscos característicos no topo da cabeça do animal.

Leia também: Sacola com filhotes de cachorro é abandonada em banheiro de estação de trem de SP

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!