Morre Luiz Carlos Pereira de Almeida, diretor superintende da Sobloco Construtora | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Morre Luiz Carlos Pereira de Almeida, diretor superintende da Sobloco Construtora

Matheus Alves
07 de maio de 2020 às 14:18

O diretor superintende da Sobloco Construtora, Luiz Carlos Pereira de Almeida, faleceu na manhã desta quarta-feira, 6. Ainda não há informações sobre a causa da morte. O sepultamento será amanhã, quinta-feira, 7, no cemitério do Morumbi. Mas não haverá cerimônia, em decorrência da covid-19. Manifestações de pesar podem ser enviadas para [email protected]


Paulistano e engenheiro civil formado pela Escola Politécnica de São Paulo, Luiz Carlos Pereira de Almeida é considerado brilhante em sua área, tendo recebido incontáveis homenagens ao longo da vida. Era conselheiro nato do Secovi-SP (Sindicato da Habitação de São Paulo) e foi presidente da Fiabci-Brasil (Federação Internacional Imobiliária) de 1995 a 1997 e de 2006 a 2010. Em 1991, como diretor de relações internacionais da Fiabci Mundial, criou uma das principais premiações mundiais do setor imobiliário, o Prix d´Execellence (Prêmio de Excelência).


Fundou a Sobloco Construtora S/A em 1958, empresa que se destaca no campo do desenvolvimento urbano em todo o país. O planejamento sempre foi a base principal de seus empreendimentos, que vão além da construção civil e representam importante fator de desenvolvimento nas cidades onde estão inseridos.


Em Bertioga, a Riviera de São Lourenço é um grande exemplo desta fórmula e tem em sua entidade social, a Fundação 10 de Agosto, fundada em 1993, a realização de um de seus sonhos, o de igualar oportunidades. Em trecho de entrevista concedida em 2007, para a revista de aniversário da cidade, ele falou sobre a entidade: 


“A linha de atuação da 10 de agosto é de ensinar. Não é uma instituição de caridade para fazer doações. É uma entidade que dá ensino gratuito. Ela dá a vara para pescar, não dá o peixe. Temos mais de 20 cursos como alfabetização de adultos e vários tipos de cursos para melhorar o nível de cultura das pessoas, como música. Cursos profissionalizantes de jardinagem, limpeza de piscina, copeiro, arrumadeira e agora estamos iniciando os cursos de informática”.


A entidade sem fins lucrativos propicia educação e qualificação profissional à população da cidade de Bertioga. Mais de 22 mil pessoas já passaram pelos cursos gratuitos de música, artes manuais, aperfeiçoamento técnicos, capacitação profissional, além de excursões, encontros e vivências com profissionais qualificados.


A Riviera de São Lourenço começou a ser implantada em Bertioga em 1979. Nesta época, o então jovem engenheiro Paulo Roberto Maria Velzi foi contratado pela Sobloco. Ele trabalhou toda a vida no empreendimento e fala sobre a grande perda: "Trabalhei com o doutor Luiz Carlos por 42 anos e tenho tanta admiração por ele, como profissional e como ser humano, que o considero como meu ídolo e como farol profissional. Ele guiou toda a minha carreira e convivi com ele mais do que com meu próprio pai. O mundo perde um grande homem e a Riviera perde seu grande idealizador. Vai virar uma estrela de luz e o céu estará em festa para recebê-lo". 


Entrevista concedida em 2010

Em outra entrevista, também para a revista de aniversário da cidade, Luiz Carlos Pereira de Almeida  falou um pouco dos primeiros passos da Riviera de São Lourenço e sua visão do momento que Bertioga passava à época. Veja alguns trechos:


No final dos anos 1970 o senhor foi um pioneiro, ao aceitar o desafio de seus parceiros (Praias Paulista e Fazenda Acaraú) de desbravar Bertioga e construir o que veio a ser batizada pela Sobloco como Riviera de São Lourenço. Como foi esse processo?

Naquela ocasião o que se apresentava para mim era uma espécie de sonho, já que se tratava de projeções sujeitas a muitas condicionantes econômicas, técnicas, políticas, ambientais, e mercadológicas.


Quais foram os passos definitivos para alcançar esse patamar? E os principais parceiros?

Uma vez traçados os objetivos, a palavra dali para frente foi perseverança. O plano precisava estar lastreado no que deveria ser melhor para a sociedade, para se alcançar a melhor qualidade de vida com a tecnologia de ponta.

Parceiros com certeza viriam. Investimentos propriamente atraídos não iriam faltar! Não se tratava de planos de curto prazo e isto, como condicionante, tornava o sonho com cara de viável, de factível, de realizável.


Chegamos aos tempos da preocupação permanente com o meio ambiente, mas naquela época, não era bem assim. Como foi criar um projeto já com essa visão de futuro?

Naquela época a sinalização a respeito da atenção às questões ambientais já era clara. Só não via quem não estivesse acompanhando as manifestações constantes vindas dos países do primeiro mundo. O plano, antes de tudo, precisava se caracterizar pela forma com que iria tratar o meio ambiente. Não havia tratamento de esgotos no nosso litoral! Isto não poderia continuar. As praias de nosso Estado eram sempre vítimas de falta de água tratada! Isto precisava ser corrigido!

Os processos de drenagem nas ocupações ao longo de nossa Costa eram deficientes. Os processos da coleta de lixo e do destino do entulho precisavam ser mais atendidos! Tudo isto era preciso pesar no planejamento! E foi o que aconteceu.


O que o senhor ainda espera desse megaprojeto?

O processo de ocupação urbana se caracteriza especialmente pelo seu dinamismo, pela sua evolução, pela busca do aperfeiçoamento. A técnica evolui, as aspirações humanas evoluem, os hábitos mudam. Tudo isto nos impõem constante atenção e vigilância. Há sempre muito que fazer. Muito que melhorar!


O que a Riviera representa para a Sobloco?

A Sobloco tem a Riviera de São Lourenço como motivo de orgulho e de realização. Os desafios não cessam e a disposição para enfrentá-los cresce dia a dia.


Quantos empregos diretos a Riviera gera hoje em Bertioga? Existe uma previsão para quando ela estiver concluída? 

Sobre os empregos criados, estamos na casa das dezenas de milhares, se contarmos aqueles da construção civil. Outros empregos crescem muito, a medida do crescimento da Riviera. Tudo ainda vai crescer muito.


Bertioga possui 85% de seu território destinado à preservação permanente, o senhor vê isso como fator impeditivo do seu pleno desenvolvimento? Como conciliar esses dois termos na prática?

Bertioga tem tudo para se desenvolver e se consolidar como um grande destino turístico, de nível internacional. Sua proximidade com a capital e sua natureza exuberante conferem à cidade grande atrativo para investimentos.

Por outro lado, o município tem o desafio de compatibilizar o seu crescimento com todo o respeito às questões ambientais. O índice de 85% de preservação não é impeditivo ao crescimento da cidade, desde que haja incentivos e regras claras para quem for empreender no município, de forma a gerar receitas e empregos.


 A cidade chega aos seus 19 anos de emancipação político-administrativa, é tempo suficiente para se estruturar enquanto município?

Bertioga é um município novo, porém, com muita história. Nestes últimos 19 anos cresceu e conquistou muitas vitórias. Uma delas é o Selo Verde Azul, um importante certificado das preocupações ambientais da cidade.

O importante é não perder o foco do desenvolvimento sustentável, ou seja, o desenvolvimento econômico com respeito ao meio ambiente. Desenvolvimento é a melhora do nível do bem estar das pessoas - elevar os padrões de vida, melhorar a educação, a saúde e a igualdade de oportunidades.

Uma política absolutamente preservacionista não aponta para o desenvolvimento. Investir na educação ambiental, prover a cidade de todos os requisitos para a manutenção de suas riquezas naturais – saneamento básico, água e esgoto -, criar programas de redução de consumo e de gestão de resíduos são algumas das frentes de trabalho.


E para os jovens, se o senhor pudesse dar um conselho, uma orientação sobre o futuro no mercado de trabalho da região, qual seria?

Educação, retidão de princípios e muita persistência.


Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano de 4 a 10 de junho

  • Coroa - 4 a 10 de junho

    COROA -  (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Semana de muita correria, reuniões trabalhistas , acertos financeiros enfim chegou  a hora de correr atrás de seus objetivos com mais seriedade e fé. Bom momento para cuidar um pouco mais de você, da sua saúde física e espiritual.  Algumas questões familiares ainda precisam ser melhores resolvidas, mas tudo tende a ficar melhor depois de uma conversa franca sobre o assunto. No amor é hora de esclarecer as dúvidas e colocar fim em encrencas desnecessárias.

  • Candeias - 4 a 10 de junho

    CANDEIAS - (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) Uma nova fase de luz e raciocínio lógico, você se desprende de situações desfavoráveis e segue mais confiante em questões profissionais. Esta será uma boa semana para negócios , você conseguirá resolver questões de maneira mais positiva. Pequenas crises amorosas podem surgir, mas com o passar dos dias tudo se resolve de maneira mais positiva. Você se afastou um pouco de sua fé, é hora de encontra-la novamente dentro de você.

  • Roda - 4 a 10 de junho

    RODA - (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Os dias que se seguem serão de luz e desapego, momento onde literalmente você chuta o balde diante das questões, se desprende das negatividades e encontra a paz ideal para os seus caminhos. Chegou a hora de evoluir, de buscar novas respostas profissionais, de manter o foco dos seus objetivos e esquecer de questões banais que só atrapalham o seu crescimento. No amor tudo segue tranquilo, você consegue resolver tudo de maneira positiva.

  • Sino - 4 a 10 de junho

    SINO - (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Em busca de dias melhores você segue na esperança de resolver certos assuntos, tenta entender a pessoa amada mas enfrenta algumas dificuldades em aceitar certas situações. Com o passar dos dias tudo tende a acontecer de maneira mais positiva, apesar da semana trazer certos desafios também te trará muita fé e confiança para os seus dias, onde você vai conseguir resolver assuntos profissionais com mais facilidade além de resolver importantes assuntos particulares.

  • Moedas - 4 a 10 de junho

    MOEDAS - (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) Momento de raciocínio lógico, uma fase de paz e tranquilidade onde você consegue resolver certos assuntos particulares. Chegou a hora de resolver as questões que te preocupa, ir ao encontro de soluções que farão mais sentido para a sua vida. No amor o segredo é não fantasiar tanto , não se entregar ao desespero e ao medo de perder pois muitas vezes você esquece de viver os bons momentos da relação e se entrega às desconfianças.

  • Adaga - 4 a 10 de junho

    ADAGA -  (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) Uma nova luz em questões amorosas, fase de positividade e fé onde você encontra respostas mais favoráveis em seus caminhos. Em questões profissionais os dias que se seguem serão melhores, mais equilibrados em todos os sentidos, você encontra respostas que tranquilizarão o seu coração. As questões familiares que te rondam terão melhores soluções dentro em breve onde você vai conseguir tranquilizar o seu coração.

  • Ferradura - 4 a 10 de junho

    FERRADURA - (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Fase de luz e alegrias, momento onde você consegue se libertar de questões que antes te preocupavam e muito, agora chegou a hora de realizar os seus objetivos com mais seriedade, dar a volta por cima e colocar ordem em questões pessoais. No amor os dias que se seguem te trarão melhores respostas e você se dedicará mais à pessoa amada. Momento de luz, de cuidados espirituais onde a fé renasce dentro de você.

  • Taça - 4 a 10 de junho

    TAÇA -  (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO)  Dias de alegrias e paz, momento de reorganização pessoal, novas respostas trazem o equilíbrio ideal para os seus caminhos. Você busca uma nova luz profissional, tenta manter o equilíbrio em todos os sentidos, vai ao encontro de dias melhores e volta a apostar em seu potencial. No amor uma surpresa te trará mais alegrias nesta semana, algo que você já tinha dado por perdido em sua vida ganha uma nova resposta.

  • Capela - 4 a 10 de junho

    CAPELA - (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Momento de luz, fase de paz e equilíbrio onde você se desprende de certos medos e vai em busca de novidades que farão mais sentido em seus caminhos. No amor uma nova resposta traz a paz ideal para o seu coração, depois de uma fase de muitas lutas chegou a hora de se entregar mais, de deixar tudo acontecer , e a semana te favorece neste sentido onde você ganha a certeza de que tudo acontecerá de maneira positiva.

  • Punhal - 4 a 10 de junho

    PUNHAL - (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Você consegue dar a volta por cima diante de uma importante questão, livra-se das preocupações que antes te tiravam o sono, a semana promete ser proveitosa em todos os sentidos. Chegou a hora de evoluir seus projetos, seguir mais confiante diante das questões , respostas financeiras chegarão esta semana e te ajudará a seguir mais confiante. No amor deixe o tempo agir, ele trará a melhor resposta para o seu relacionamento.

  • Estrela - 4 a 10 de junho

    ESTRELA - 22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Uma fase de luz e raciocínio lógico, chegou o momento de buscar a paz interior, resolver todas as questões de maneira positiva. No amor não se deixe levar pelo ciúme, muitas vezes as questões que te rondam podem ser melhores resolvidas mas é preciso acordar para a realidade, não fantasiar tanto as situações. Chegou a hora de buscar a paz interior, deixar o tempo resolver tudo e seguir mais confiante em seus melhores planos.

  • Machado - 4 a 10 de junho

    MACHADO - (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Fase de luz e positividade, momento onde você se dedica mais às questões pessoais, se desprende de certos medos que antes atrapalhavam os seus caminhos, segue em frente mais confiante e com mais determinação. No amor o jogo vira, antes você corria atrás agora a pessoa amada é quem sentirá e muito a sua falta, isso te fará bem e você vai alcançar o equilíbrio que tanto deseja em todos os sentidos.Bom momento para dedicar-se mais às questões profissionais.