Hospital Bertioga promove projeto antiestresse para colaboradores | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Hospital Bertioga promove projeto antiestresse para colaboradores

Eleni Nogueira
12 de junho de 2020 às 10:36
Divulgação/INTS

Divulgação/INTS

Divulgação/INTS

Estar frente a frente com pacientes, lidar com vidas, doenças, e até a morte, desencadeia uma série de emoções nos profissionais de saúde, dentre elas ansiedade e estresse.  Nos últimos meses, esta soma de fatores tem sido com uma carga muito maior, em decorrência da pandemia de covid-19, exigindo atenção e cuidado com o ambiente hospitalar. Em Bertioga, o Hospital Municipal, gerido pelo INTS (Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde) tem encontrado maneiras de lidar com o problema.   


Esta semana, a equipe de psicologia e assistência social desenvolveu um projeto utilizando a técnica mindfulness, que ajuda a treinar a atenção e colabora para a qualidade de vida. Afinal, a equipe precisa estar bem tanto fisicamente, quanto psicologicamente.  


Os colaboradores aprovaram a iniciativa e dentre os depoimentos, todos disseram ter se sentido aliviado e leve. Um deles citou: “Senti todo meu corpo e no momento que comecei a respirar senti onde tinha tensão”. Outro revelou: “Tive um problema em meu pulmão há algumas semanas e com a respiração consegui sentir onde o problema apareceu”.

 

Dicas para meditar

A equipe do INTS destaca a importância da autorreflexão, ou seja, antes de começar a meditação pergunte-se: qual é a sua motivação? O que você deseja alcançar? Não é necessário falar em voz alta, mas concentre-se, pois o ideal não é ter uma expectativa especifica, mas a pratica. No momento que encerrar a meditação pense (de maneira mais ou menos consciente): "pronto, acabei. Já posso voltar à vida normal”.


A maneira mais simples para meditar é sentado em uma cadeira. Escolha uma cadeira normal para que seu assento seja plano e com postura ereta, o encosto deve ser reto e ela não deve ter braços. O ideal é não apoiar as costas, pois as mesmas se curvarão, mas as manter erguidas, sem tocar o encosto, e de maneira relaxada, sem retesar excessivamente o corpo. Mas, se achar mais confortável apoiar as costas no encosto da cadeira, sem problemas, o importante é praticar.


Apoie plenamente os pés ao chão de forma separada, se for possível. O queixo deve ficar levemente para baixo, buscando uma posição neutra do pescoço. As mãos, com as palmas relaxadas, podem ficar apoiadas sobre as coxas.


Em todas as posturas, na fase inicial recomenda-se manter os olhos fechados (sem pressionar as pálpebras) para não se distrair com a visão. Entretanto, os olhos podem ficar semiabertos com o passar do tempo ou se houver muita sonolência.

 

 Benefícios

Auxilia o foco e a concentração;

Diminui ansiedade e o estresse;

Trabalha o autoconhecimento;

Desenvolve a inteligência emocional;

Combate os pensamentos negativos e diminui o seu efeito;

Melhora a qualidade do sono;

Potencializa a capacidade de memória e a criatividade;

Auxilia no autocontrole mental e emocional;

Aumenta a produtividade em atividades rotineiras;

Potencializa os relacionamentos pessoais.

 

 

Comentarios

Conteúdo de responsabilidade do anúnciante

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 30 de julho a 6 de agosto

  • COROA - 30 de julho a 6 de agosto

     (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Fase de revoluções onde você vira o jogo e busca respostas de uma maneira mais agressiva, é preciso ter cautela com as palavras para não ter problemas maiores. Cuidado para não confundir o seu relacionamento amoroso com suas questões profissionais. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, buscando o equilíbrio para lidar com algumas questões particulares. Questões familiares são melhores resolvidas depois de uma conversa amiga.

  • CANDEIAS - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) O momento não te favorece muito, porém tudo pode mudar dentro de um determinado tempo, basta você saber lidar com todas as situações e não se precipitar diante dos fatos. Cuide-se mais em questões profissionais, fuja do comodismo e arrisque um pouco mais, as questões que te rondam podem não estar favoráveis mas isso não quer dizer que você não tenha a capacidade para dar a volta por cima. Saiba lidar com todas as situações.

  • RODA - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Fase de renovação, de entusiasmo e muita fé, você se depara com boas respostas porém os dias esclarecem os assuntos e você passa a se preocupar menos, tudo começa a fazer mais sentido enfim até mesmo há uma melhora nas questões de saúde. O momento é de bons pensamentos, bons sentimentos enfim aquela nuvem de preocupações familiares começa a se dissipar e os dias ficam melhores, mais oportunos.

  • SINO - 30 de julho a 6 de agosto

     (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO)  Momento de renovação, de fé e entusiasmo, você volta a agir diante das situações, consegue mudar o que for preciso e vai um pouco mais além daquilo que você precisa. As mudanças favorecem o seu astral, mas você precisa resolver certos assuntos pendentes, encarar de frente certas situações que acabaram te trazendo uma certa dor de cabeça. No amor tente entender a pessoa amada, muitas vezes voc~e age com grosseria sem necessidade.

  • MOEDAS - 30 de julho a 6 de agosto

     (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) Você tende a mudar a sua maneira de agir nas questões profissionais, está mais tranquilo(a) diante dos assuntos financeiros porém ainda enfrenta certas dificuldades em particular. Controle-se diante dos fatos, busque a paz acima de tudo, deixe o tempo agir e liberte-se do passado vivendo uma vida mais equilibrada no presente. No amor tudo tende a ficar bem dentro de alguns dias, os relacionamentos começam a acontecer de maneira positiva.

  • ADAGA - 30 de julho a 6 de agosto

    ( 23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) Fase de fé e determinação, momento de luz e boas energias astrais, você busca novidades para os seus caminhos, está decidido(a) a inverter as situações e seguir uma nova jornada muito mais positiva. Garra e determinação não vão faltar neste momento de mudanças radicais e sentimentos fortes e intensos, será preciso fôlego para seguir com seus bons planos. No amor será preciso tomar cuidado com as palavras pois sem querer você pode ofender a pessoa amada.

  • FERRADURA - 30 de julho a 6 de agosto

    (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Dias de luz e alegrias, momento de boas realizações e novidades que mudam o seu astral, é hora de agir diante das questões, favorecer a sua vida de maneira positiva. Concentre-se mais em seus objetivos, busque a paz espiritual para os seus caminhos, não se deixe levar pelos imprevistos que rondam a sua vida. Esqueça o passado e viva o presente, corra atrás dos seus objetivos com mais intensidade e muita fé.

  • TAÇA - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) Será preciso muito equilíbrio e muita compreensão de sua parte para virar o jogo diante das questões, não se deixe levar pelos fatos, faça o que for preciso para vencer seus obstáculos, deixe pra lá tudo aquilo que só atrapalha os seus caminhos, vá viver as suas oportunidades de maneira positiva sem se deixar levar pelos acontecimentos. Mudanças em sua maneira de pensar e de agir, reviravoltas favoráveis que trazem a ti uma alegria a mais para continuar, para criar uma nova história.

  • CAPELA - 30 de julho a 6 de agosto

     (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Você decide seguir com mais fé e entusiasmo, porém ainda enfrenta certas situações de maneira firme e decidida, sabe que está enfrentando grandes batalhas porém ainda mantém o foco dos seus objetivos. Mudanças costumam acontecer em seus caminhos para que você aprenda a se desapegar de situações nada favoráveis. Tente manter o foco dos seus objetivos e se liberte de tudo aquilo que de uma certa maneira te perturba.

  • PUNHAL - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL)  Momento de reorganizar seus planos buscando o equilíbrio diante de todos os assuntos.No amor tente ser compreensivo(a) para não resultar num término desnecessário. Tudo tem o tempo certo para acontecer portanto não insista em algo que ainda está longe de te dar uma resposta positiva, você pode estar perdendo tempo e outras boas oportunidades que com certeza te trarão melhores respostas profissionais e financeiras.

  • ESTRELA - 30 de julho a 6 de agosto

     (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO)  Fase de amor e fé, momento de boas realizações e de novidades que esclarecem os seus ideais, é hora de seguir em frente, aceitar os fatos e virar o jogo com mais entusiasmo e alegria, embora ainda existam certas questões a serem resolvidas você segue a sua intuição e as respostas surgem de maneira satisfatória em seus caminhos. Na busca de dias melhores tudo começa a acontecer de maneira positiva, você se liberta dos seus medos e encara uma nova jornada.

  • MACHADO - 30 de julho a 6 de agosto

     ( 22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Boas vibrações, maravilhosas respostas, momento de luz e alegrias, fase de paz, de união e reviravoltas favoráveis em seus caminhos. Mudanças necessárias e oportunas surgem e você se depara com situações agradáveis que incentivam os seus bons projetos. Cuide-se bem sempre e não se deixe levar pelos imprevistos ao seu redor, continue focado(a) em seus objetivos pois você já sentiu que tudo tende a dar certo. No amor novas respostas surgem porém seu foco é outro nos dias de hoje.