País está em uma segunda onda da epidemia que está chegando ao fim; em 2021 cerca de 3,5 milhões de animais foram sacrificados
Em 2021, autoridades exigiram a morte de todas as aves de granjas, inclusive as saudáveis, como forma de prevenção (Divulgação)
Autoridades francesas afirmaram nesta segunda-feira (12) que o país abateu 16 milhões de aves de cativeiro desde o início da atual epidemia de gripe aviária que se instalou no país.
De acordo com informações do país, desde o primeiro caso detectado ao norte da França em novembro do ano passado, o vírus se propagou em 1.363 granjas, onde autoridades determinaram sacrifício de todas as aves, inclusive as saudáveis como forma de prevenção.
Em 2021, o país registrou quase 500 focos e cerca de 3,5 milhões de animais foram sacrificados, na ocasião, especialmente patos.
Leia mais: “Ponte dos Barreiros atingiu a marca de 77% das obras concluídas”, diz prefeito de São Vicente
Essa é a primeira vez que aves selvagens contaminaram granjas ao retorno dos países do sul, o que não é usual, e diante disso, provocou uma segunda onda da epidemia que está chegando ao fim.
O Estado precisa pagar indenizações aos criadores das aves por animais abatidos e perdas associadas. Os donos ainda têm prejuízos com a suspensão da exportação e produção.
O Portal Costa Norte é um dos veículos de comunicação do Sistema Costa Norte de Comunicação, empresa que atua no litoral paulista há mais de trinta anos levando informação a toda a população com seriedade e imparcialidade.
Reclamações ou sugestões:
redacao@costanorte.com.brComercial e parcerias:
contato@costanorte.com.brAo navegar neste site você concorda com a nossa Política de Privacidade e uso de cookies para melhorar a sua experiência.