VÍRUS DETECTADO

França sacrifica 16 milhões de aves desde o início da atual epidemia de gripe aviária

País está em uma segunda onda da epidemia que está chegando ao fim; em 2021 cerca de 3,5 milhões de animais foram sacrificados

Da redação
Publicado em 02/05/2022, às 20h02 - Atualizado às 20h06

FacebookTwitterWhatsApp
Em 2021, autoridades exigiram a morte de todas as aves de granjas, inclusive as saudáveis, como forma de prevenção Gripe aviária Ave nas mãos de sacrificadores - Divulgação
Em 2021, autoridades exigiram a morte de todas as aves de granjas, inclusive as saudáveis, como forma de prevenção Gripe aviária Ave nas mãos de sacrificadores - Divulgação

Autoridades francesas afirmaram nesta segunda-feira (12) que o país abateu 16 milhões de aves de cativeiro desde o início da atual epidemia de gripe aviária que se instalou no país.

De acordo com informações do país, desde o primeiro caso detectado ao norte da França em novembro do ano passado, o vírus se propagou em 1.363 granjas, onde autoridades determinaram sacrifício de todas as aves, inclusive as saudáveis como forma de prevenção.

Em 2021, o país registrou quase 500 focos e cerca de 3,5 milhões de animais foram sacrificados, na ocasião, especialmente patos.

Leia mais: “Ponte dos Barreiros atingiu a marca de 77% das obras concluídas”, diz prefeito de São Vicente

Essa é a primeira vez que aves selvagens contaminaram granjas ao retorno dos países do sul, o que não é usual, e diante disso, provocou uma segunda onda da epidemia que está chegando ao fim.

O Estado precisa pagar indenizações aos criadores das aves por animais abatidos e perdas associadas. Os donos ainda têm prejuízos com a suspensão da exportação e produção.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!