Os supermercados da Baixada Santista, que está em lockdown desde o dia 23 de março, se manterão abertos durante o feriado da Sexta-Feira Santa, comemorado em 2 de abril neste ano. As restrições do lockdown impõem que os supermercados, embora sejam considerados serviços essenciais, fechem aos sábados e domingos e atuem apenas com delivery.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/costanortenews2 E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Com a restrição aos fins de semana, a população da região passou a questionar se os supermercados fechariam também aos feriados. O fechamento foi negado, conforme a publicação de decretos nos municípios. 

A medida (lockdown) na Baixada Santista segue até o próximo domingo, 4 de abril. No entanto, a partir de segunda-feira (5), a região volta à fase emergencial do Plano São Paulo, vigente em todo o estado no momento e prevista até o dia 11 abril, quando haverá uma nova reclassificação por parte do governo do estado. Nesta fase, apenas serviços essenciais seguirão em funcionamento, podendo abrir aos fins de semana até às 20 horas, e a circulação de pessoas volta a ser permitida.

Confira a decisão das prefeituras de cada cidade sobre supermercados no feriado:

Santos: Funcionam normalmente. A restrição é apenas no sábado e domingo.

Guarujá: A prefeitura de Guarujá informa que as regras do decreto municipal 14.214 não sofreu alterações e continua vigente até 4 de abril.

Bertioga: Estabelecimentos como mercados, açougue, mercearia e peixaria devem abrir de segunda a sexta-feira das 6 às 20 horas; e aos finais de semana apenas funcionar por delivery das 9 às 17 horas. Devem observar as regras de controle de ocupação, aferição de temperatura e higiene.

São Vicente: A prefeitura de São Vicente informa que para os supermercados valem as mesmas medidas emergenciais anunciadas pelo decreto 5495-A. "Nas quintas e sextas-feiras, os mercados, por exemplo, funcionam normalmente, fechando somente no fim de semana".

Mongaguá: Seguindo o decreto municipal n° 7.257, os comércios essenciais só podem funcionar de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h. Nos finais de semana, apenas o sistema delivery é permitido.

Cubatão: De acordo com a Secretaria Municipal de Finanças, os supermercados funcionarão até 20h nesta sexta-feira de feriado. 

Itanhaém: A prefeitura de Itanhaém afirmou que os supermercados ficarão fechados no fim de semana. 

Praia Grande: Não respondeu aos questionamentos da redação, mas o decreto nº 7206, de 22 de março de 2021, estabelece que hipermercados, supermercados, mercados, mercearias, açougues, peixarias e quitandas abram para atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h. Portanto, devem abrir os comércios na sexta-feira.

Peruíbe: Também não respondeu aos questionamentos da redação. No entanto, o decreto nº 5.155, de 22 de março de 2021, estabelece que supermercados, mercados, padarias, mercearias, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros e quitandas funcionem para atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h.