Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo®. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

 

São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.​

Em 2016, a campanha garantiu espaços inéditos na imprensa e firmou muitas parcerias. Entre as ações estão a iluminação de monumentos históricos, como o Cristo Redentor, e espaços públicos e privados no Brasil inteiro. Centenas de pessoas participaram de caminhadas e ações para a conscientização sobre este importante tema.

CVV

O CVV é uma das ONGs mais antigas do país. Fundado em São Paulo em 1962, atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio pelo telefone 188, e também por chat, e-mail e pessoalmente.

Principais sinais de depressão:

- tristeza profunda;

- distúrbios do sono;

- pensamentos negativos;

- desinteresse e apatia;

- baixa autoestima;

- desleixo com a aparência;

- dores físicas;

- rejeição;

- irritabilidade;

- choro frequente;

- falta de vontade de fazer atividades simples;

- mudanças comportamentais bruscas;

- rejeição a determinados assuntos.