PROJETO VERÃO

São Vicente recebe oficina preparatória para a Operação Chuvas de Verão

Treinamento será multidisciplinar, com palestras ministradas pela Defesa Civil do Estado

Da redação
21/10/2021 às 08:40.
Atualizado em 21/10/2021 às 09:32
 (Pixabay)

(Pixabay)

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) iniciou as oficinas preparatórias para a Operação Chuvas de Verão (OPOV 2021/2022) no Estado de São Paulo, incluindo os nove municípios da Baixada Santista (REDEC I-2).

Em São Vicente, o curso será realizado nesta sexta-feira (22), nas dependências do Hotel Chácara do Mosteiro, na rua Luís Vaz de Camões, 109, Gonzaguinha.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApphttp://bit.ly/costanortenews2 e receba matérias exclusivas. Não fique desinformado! 📲

As oficinas estão sendo realizadas na modalidade de Ensino a Distância (EaD), para os conteúdos teóricos, e na presencial, para as aulas práticas de vistoria de campo.

Essa ação tem como objetivo proporcionar, aos agentes e gestores estaduais e municipais de Proteção e Defesa Civil, conhecimentos para atuação efetiva e sistêmica durante o período de chuvas de verão, com vistas à redução dos riscos de desastres.

O treinamento será multidisciplinar, com palestras ministradas pela Defesa Civil do Estado, Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo e Climatempo (Somar Meteorologia).

A modalidade em EaD é aberta ao público em geral, para que além dos profissionais, a sociedade também possa se adquirir conhecimentos de percepção de risco e para a construção de comunidades e cidades mais resilientes. A inscrição pode ser realizada do site da Defesa Civil.

Já a modalidade presencial será realizada para os agentes de Proteção e Defesa Civil dos nove municípios da Baixada Santista.

PPDC

O Plano Preventivo de Defesa Civil específico para escorregamentos nas encostas da Serra do Mar no Estado de São Paulo, tem por objetivo principal evitar a ocorrência de mortes, com a remoção preventiva e temporária da população que ocupa as áreas de risco, antes que os escorregamentos atinjam suas moradias.

Implantado em 1988, o PPDC entra em operação anualmente, de 1º de dezembro a 31 de março, na chamada Operação Verão.

Coordenado pela Defesa Civil Estadual, com apoio técnico do Instituto Geológico, foi implantado em 175 municípios do Estado, envolvendo ações de monitoramento dos índices pluviométricos, da previsão meteorológica, vistorias de campo e atendimentos emergenciais.

Durante os meses de abril a novembro, são realizadas atividades preparatórias como cursos, treinamentos, publicações cadastros de eventos, estudos técnicos específicos e também atendimentos em áreas de risco.

O PPDC baseia-se na possibilidade de se prever movimentos gravitacionais de massa, escorregamento de solo, rolamento ou desplacamento de rocha e corridas de massa, visando antecipar as ações de minimização das conseqüências, acompanhado os índices pluviométricos, a previsão meteorológica ou observando em campo qualquer indício de movimentação nas áreas de risco mapeadas.

O Sistema Costa Norte de Comunicação atua no litoral paulista há mais de vinte anos levando informação a toda a população com seriedade e imparcialidade

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@costanorte.com.br

Comercial e parcerias:

contato@costanorte.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Sistema Costa Norte de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por