A região da Bacia do Catiapoã, em São Vicente, está, desde o dia 8, com intensa movimentação de máquinas e caminhões nas vias públicas. A área também foi tomada por mais de 100 operários, queestão trabalhando nas obras que vão minimizar os impactos causados por alagamentos, em épocas de chuvas fortes e marés altas. As melhorias vão beneficiar os bairros Catiapoã, Jóquei Clube, Cidade Náutica, Parque São Vicente e outras áreas próximas.

Participe dos nossos grupos ℹ https://chat.whatsapp.com/D90x1udyGXz81Qzyiy55jS  🕵‍♂Informe-se, denuncie!

Executado pela Solovia Engenharia e Construções, o projeto prevê a drenagem das Bacias do Catiapoã, compreendendo os canais da Avenida Alcides de Araújo e Sá Catarina de Moraes. Com ordem de serviço assinada no dia 5, o investimento é de pouco mais de R$ 13,9 milhões, liberados para a Prefeitura de São Vicente, por meio do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal (CEF).

Na quarta-feira, 24, o prefeito de São Vicente, Pedro Gouvêa, visitou o canteiro de obras e acompanhou o primeiro passo da obra, com a desobstrução dos canais da Avenida Alcides de Araújo e do Sá Catarina de Moraes. “Essa é mais uma obra que foi possível graças ao trabalho sério que vem sendo feito e que nos permitiu vencer todos os desafios, inclusive garantindo à Cidade a possibilidade de ter crédito para a execução de grandes projetos. Com parcerias, entre as quais com a Câmara Municipal, estamos cumprindo os compromissos assumidos”, destacou.

O diretor-técnico da Solovia Engenharia e Construções, engenheiro Antonio Carlos Matioli, acompanhou a visita do prefeito e, segundo ele, a previsão de conclusão da obra é junho de 2021. “Nesta primeira etapa, estamos limpando e desobstruindo a área. Em seguida, os mil e quinhentos metros de canal receberão pré-moldados de concreto, que facilitarão o escoamento da água. O projeto está dividido em sete trechos, incluindo a Avenida Penedo, etambém terá obras de calçada e mureta”, destacou.

Mais obras - A Prefeitura também está executando as obras de reurbanização e recuperação do canal da Avenida Eduardo Souto e de reurbanização e recuperação do canal da Rua Wenceslau Brás, que também receberá recapeamento. Esse projeto é executado pela Starsan Construtora. O projeto faz parte do convênio assinado entre a Prefeitura de São Vicente e o Governo do Estado de São Paulo, com investimento de R$ 3.938.822,99.

“O conjunto das obras é fundamental para a região da Bacia do Catiapoã. Quando todos os projetos estiverem executados, será possível minimizar significativamente os impactos causados pelas chuvas e pela maré alta nessa região de São Vicente”, comentou Orlando César Magalhães, diretor-técnico da Starsan Construtora, no dia 5, durante a assinatura da ordem de serviço para a execução do projeto.

Vistoria- Também na quarta-feira, o prefeito Pedro Gouvêa conferiu os serviços que estão sendo executados no Canal do Pompeba, que passa por desobstrução e ampliação do leito, entre as margens da Avenida Marechal Juarez Távora e da Avenida Penedo. A ação, que está em fase inicial, vai garantir o melhor curso e a criação de um bolsão, que escoará o acúmulo da água da chuva para o mar.

Executado com recursos próprios do Município, o serviço inclui abertura de passagem e implantação de tubulação apropriada para o escoamento da água, limpeza geral da área e poda de árvores.