As cidades da Baixada Santista (Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos, São Vicente) devem manter as praias intensamente restritas ou até fechadas mesmo após o lockdown que se encerra neste domingo (4).  

Dentre as nove cidades da Baixada Santista, apenas Cubatão não tem praias em seu território. Desde o início da pandemia, as praias, espaços que atraem grandes concentrações públicas das cidades e de fora delas, têm gerado controvérsias e aglomerações sistemáticas. 

A medida certa de restrições nas gigantescas faixas de areia da Região (apenas praia Grande tem 22 km de praias) tem sido buscada pelas prefeituras. Apesar do fim do lockdown, o espírito das gestões municipais é de que o pior ainda não passou e de que o momento exige cautela. 

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/NoticiasLitoral2 E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Com isso, quatro cidades já confirmaram que o fim do lockdown não muda nada nas praias, por enquanto. As prefeituras de Praia Grande, Guarujá, São Vicente e Bertioga anunciaram que as praias permanecem fechadas mesmo após o fim do confinamento. Menos de 10% dos leitos covid da Região estão livres.

A partir desta segunda-feira (5), a Baixada Santista retorna à fase emergencial do Plano São Paulo de contenção da covid-19, que prossegue válido até o próximo domingo (11).  O governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), avalia não renovar a Fase Emergencial prevista para durar até o próximo dia 11. 

O Centro de Contingência da covid 19, porém, pede cautela para não espalhar um clima de ‘pior já passou’ entre a população, o que, definitivamente, não é o caso.

A atual fase emergencial entrou em vigor em 15 de março, inicialmente até 31 de março. No dia 26 de março, foi prorrogada até 11 de abril.

Praias seguem fechadas em Praia Grande

A prefeitura de Praia Grande afirmou neste domingo que mesmo após o município passar para a fase emergencial do Plano SP, a faixa de areia, o calçadão da orla e todos os parques e espaços públicos continuarão fechados, inclusive para prática de atividade física.

Em Praia Grande, a faixa de areia e o calçadão da orla também estão bloqueados e a GCM realiza a fiscalização diária.  A prefeitura também vai manter as ações de fiscalização e orientação nas entradas da cidade após o lockdown.

Praias de Bertioga, São Vicente e Guarujá também seguem fechadas

As praias de Bertioga, São Vicente e do Guarujá também vão continuar fechadas, de acordo com comunicados das respectivas prefeituras, também deste domingo.

“Com o fim do lockdown e o retorno à fase anterior, o acesso à faixa arenosa, bem como calçadão, para qualquer finalidade deve permanecer proibido nos próximos dias”, anunciou a prefeitura do Guarujá.

“As praias continuarão interditadas”, anunciou São Vicente. “A Secretaria de Segurança e Cidadania de Bertioga informa que as praias seguem fechadas no Município”, anunciou a gestão municipal de Bertioga.

 Avanço da Covid-19 na Baixada Santista pede cautela

De acordo com dados do Centro de Contingência  covid deste domingo (4), a taxa de ocupação de leitos na Região continua em níveis alarmantes, em 90,39%. De acordo com o último boletim das prefeituras, a Baixada Santista contabiliza 114.698 confirmações e 3.828 mortes causadas pela doença.

De sexta para sábado foram registrados 523 novos casos e 4 óbitos em decorrência da doença.