Paulo Saldiva, médico patologista e professor da USP, concedeu entrevista nesta terça-feira, 26, para o programa Café da Manhã, da TV Cultura Litoral. Saldiva ressaltou a importância da água e sabão para prevenir o novo coronavírus.

"A boa água e sabão é importante no combate a Covid-19. Lavar as mãos, e bem. Não é que o álcool em gel seja muito superior, na verdade a efetividade dele é igual a da água e sabão. Quando o cirurgião vai operar, ele utiliza água e sabão para higienizar as mãos".

Apesar de indicar a água e sabão como uma das principais ferramentas de higienização, Saldiva também destaca o uso do álcool em gel e a etiqueta de prevenção pessoal que o cidadão deve adotar para prevenir a contração do novo coronavírus.

"A vantagem do álcool em gel é que ele é portátil, você pode levar ele na bolsa, no carro e se higienizar. Mas a água e sabão são essenciais. Esse vírus ele também tem uma outra característica um pouco diferente, ele pode persistir em superfícies livres por mais tempo. Então, lave o rosto com água e sabão, as mão, mais ou menos até o ombro, e também entre os dedos. E claro, evitar levar os dedos aos olhos".