inquerito

Instaurado inquérito para acompanhar pedido de tombamento da Chácara das Jaboticabeiras

MPSP
Publicado em 26/10/2021, às 13h31 - Atualizado às 13h32

FacebookTwitterWhatsApp
Reprodução - Reprodução
Reprodução - Reprodução

Por recomendação do MPSP, foi suspensa a votação sobre o tombamento da área da Vila Mariana conhecida como Chácara das Jaboticabeiras, na capital. O assunto foi discutido durante reunião realizada nesta segunda-feira (25/10) pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp). 

Formada pelo quadrilátero delimitado pela avenida Conselheiro Rodrigues Alves e pelas ruas Domingos de Morais, Joaquim Távora e Humberto 1º, a Chácara das Jaboticabeiras teve origem a partir de um loteamento de 1925, e o tombamento é reivindicado por moradores. No local, onde uma empresa pretende construir um edifício de grandes proporções, fica a nascente do córrego Guariba, responsável pelo fornecimento de água para o lago do Parque Ibirapuera. 

Ainda nesta segunda-feira, a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente da Capital instaurou inquérito pedindo ao Conpresp uma série de esclarecimentos, envolvendo, por exemplo, estudos completos da volumetria das edificações de forma a demonstrar eventuais impactos urbanísticos e paisagísticos no conjunto urbanístico do local. Ainda no âmbito do procedimento, o promotor Carlos Henrique Prestes Camargo requereu a continuidade das discussões técnicas sobre as restrições que devem ser aplicadas no caso de tombamento da Chácara das Jaboticabeiras, até consenso com relação à efetiva proteção da área.

Fonte: MPSP

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!