FESTIVAL INDÍGENA UNIÃO DOS POVOS

Festival de povos indígenas espera reunir 13 etnias em Mogi das Cruzes (SP)

De 16 a 19 de junho, cidade sedia segunda edição do maior encontro entre povos originários fora do território indígena

Da redação
Publicado em 03/06/2022, às 15h37 - Atualizado às 16h03

FacebookTwitterWhatsApp
Apresentação da Luta Corporal “Huka Huka” entre os povos Mehinako e Kuikuro durante o 1º Festival Indígena União dos Povos Festival de povos indígenas espera reunir 13 etnias em Mogi das Cruzes - Imagem: Reprodução / Festival Indígena União dos Povos@Instagram
Apresentação da Luta Corporal “Huka Huka” entre os povos Mehinako e Kuikuro durante o 1º Festival Indígena União dos Povos Festival de povos indígenas espera reunir 13 etnias em Mogi das Cruzes - Imagem: Reprodução / Festival Indígena União dos Povos@Instagram

Mogi das Cruzes, na região metropolitana de São Paulo, recebe, de 16 a 19 deste mês, a 2ª edição do Festival Indígena União dos Povos, o Fiup, maior encontro entre os povos originários fora do território indígena.

Inspirado nos festivais das aldeias tradicionais, a expectativa do Fiup é uma imersão tanto na cultura quanto nas demandas contemporâneas de maior relevo entre os povos originários.  

“Buscamos dar visibilidade às causas sociais e culturais indígenas, além de propor uma articulação com pensadores, cientistas, antropólogos, artistas e participantes”,  afirma a organização do festival que deve reunir cerca de 13 etnias.

Nos quatro dias do festival, no Acampamento Terra do Saber, estão programadas rodas de conversas, apresentações culturais das etnias, cantos, danças, pintura corporal, exposição e venda de arte indígena, além de cerimônias com plantas medicinais da floresta. As atividades, afirma a organização, são protagonizadas pelos povos indígenas.

"O evento tem perspectiva centrada na espiritualidade, filosofia e estrutura política das etnias envolvidas, reafirmando a importância do incentivo à tradição, à educação, à cultura, à segurança alimentar, à saúde, à ciência e ao saber ancestral”, afirma a organização. 

Segundo eles, o festival terá a presença de mais de 25 lideranças indígenas. Um ingresso, que vai custear exames de covid-19 em todos os dias de festival, além de refeições tradicionais e acomodações, é cobrado dos participantes. Crianças e adolescentes pagam um valor menor.

Para informações sobre como participar, acesse aqui os canais oficiais do festival.

Principais temas do Festival

- Mulheres Originárias: ancestralidade, movimento e re-existência

- Espiritualidade, Identidade e Tradição : cinema, literatura e música

- Etnicidade: territórios, fronteiras e mudanças climáticas

- Interatividade entre mundos: impactos na sociedade e caminhos para manter a resistência cultural

- Comida ancestral e segurança alimentar

Acampamento Terra do Saber

Estrada Kem Saito, SP-098, 7 - Km 66

Mogi das Cruzes, SP

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!